TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura de Mogi das Cruzes

Por:   •  6/10/2022  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

Agricultura Mogi das Cruzes

Agricultura é responsável por cerca de 10% do PIB de Mogi das Cruzes e mais de 10 mil empregos diretores e indiretos, sendo um segmento fundamental de nossa economia, vem trabalhando para fomentar o desenvolvimento do setor por meio do Mogi é Agro. Mogi das Cruzes possuiu 26 mim hectares de produção agropecuária e mais de 2 mil produtores individuais, promovendo assim um potencial do agronegócio mogiano.

Principais Característica Agricultura de Mogi das Cruzes

A agricultura familiar, surgiu em meados 1960 se tornando hoje uns dos pontos mais forte da nossa região em termos de produção. Assim se fortalecendo por todos esses anos, hoje na cidade de Mogi das Cruzes, no setor agrícola, as produções de flores e de cogumelos são destaques, o município é considerado o maior produtor de orquídeas e hortênsias do Brasil, com faturamento estimado de R$ 100 milhões por ano, segundo dados da prefeitura. Já quanto ao cultivo de cogumelos, a cidade concentra 60% dos produtores de todo o País e produz por ano aproximadamente 4,7 mil toneladas do produto, com faturamento estimado de R$ 22 milhões.

O município busca consolidar -se como o mais importante polo tecnológico voltado para a produção de hortifrutigranjeiro e flores do país, contando com produção agrícolas de pequenos, médios, e grandes produtores.

Deve se destacar que a Agricultura Familiar nesta pandemia de Covid-19, com a prefeitura abasteceu a mesa de muitos moradores da cidade de Mogi das Cruzes e região, com kits de hortifrutigranjeiro, colaborando para uma boa alimentação em dias difíceis.

São inegáveis a importância que agricultura exerce perante a sociedade estimativas apontam que a agricultura familiar nacional é responsável de 70% de todo alimento consumido pelos brasileiros. Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, que 84,4% do total de propriedades rurais do país é familiar seus estabelecimentos ocupam apenas 24,3% da área dos estabelecimentos agropecuários brasileiros, e mesmo assim é responsável por 77% da população ocupada na agricultura, ou seja, responde no Brasil por quase 8 de cada 10 empregos no campo. Cada região do Brasil pois suas características, evidenciando em um País tão extenso suas disparidades e as necessidades de políticas públicas que favoreçam e sobretudo fortaleçam e sobretudo fortaleçam o segmento.

[pic 1]

                                   Mogi das Cruzes é considerada a maior produtora de orquídeas hortênsias do Brasil

[pic 2]

                                          Cooperativa SP Flores Mogi das Cruzes

REIS, Samira Daniele Gardziulis Maia. Políticas públicas para a agricultura familiar: o PNAE na região do Alto Tietê-SP. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo

AGRICULTURA e abastecimento. Almanaque Alto Tietê, Revista, ano 1999, p. 201, 10 ago. 1999.

MOGI das Cruzes: Produção Agrícola. In: Mogi das Cruzes: Produção Agrícola. Site. FecomercioSP, 2022. Disponível em: 2022. Acesso em: 19 maio 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (257 Kb)   docx (198.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com