TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMC - UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Por:   •  22/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.996 Palavras (16 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 16

UMC - UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Avaliação Pós Ocupação

Artigo Praça

Mogi das Cruzes, SP

2018

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Avaliação Pós Ocupação

Artigo Praça

 

[pic 1]

Mogi das Cruzes, SP

2018

Resumo

Este artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa de desenvolvimento do parque da cidade de Mogi das cruzes. O objetivo deste artigo é propor um levantamento sobre parque, primeiro a ser dito é de como iniciou os parques, explicando o conceito no Egito e na china para entendermos como cada pais trata esse tema, dispondo informações de como surgiu, tanto em outros países como no brasil (sua história), focando no nosso tema que e parque novo da cidade de Mogi das cruzes, foi analisado, quanto tempo quem mora no centro leva de para chegar nele , o que contem no parque, horários de uso, porque a praça que tem na frente é utilizada menos, como foi criado, arquiteto responsável, sua localização, analise de campo, fazendo uma verificação do que e necessário melhorar no parque com opiniões de quem utiliza o local, conceituando o intuito dele ter sido construído na cidade e seu horário de funcionamento.

Participaram desse trabalho, três moradores próximos ao local, a partir das opiniões deles que foi visto como o parque também ajudou a população e incentivou a população a ter um local para poder se divertir tanto finais de semana, como dia de semana no período da tarde. Este trabalho apresente algumas informações do parque e tem o foco de mostrar que o parque trouxe melhoria na qualidade de vida dos moradores, buscando fazer justificativa de melhoras, qual objetivo, métodos e estratégias e os resultados finais.

Palavra-chave: melhoria de vida. Paisagismo. Parque. Esporte. Lazer.

Abstract

This article presents a clipping of the research project of development of the park of the city of Mogi das Cruzes. The purpose of this article is to propose a survey on park, first to be said is how it started the parks, explaining the concept in Egypt and china to understand how each country deals with this theme, providing information on how it arose, in other countries as well in Brazil (its history), focusing on our theme that is the new park of the city of Mogi das Cruzes, was analyzed, how long who lives in the center takes from to reach in it, what it contains in the park, times of use, because the square which is in front of it is used less, as it was created, responsible architect, its location, field analysis, doing a verification of what is necessary to improve in the park with opinions of who uses the place, conceptualizing the intention of him to have been built in the city and hours of operation.

Participated in this work, three residents near the site, from their opinions that was seen as the park also helped the population and encouraged the population to have a place to be able to have fun both weekends in the afternoon. This work presents some information about the park and has the focus of showing that the park brought improvement in the quality of life of the residents, seeking to justify improvement, which objective, methods and strategies and the final results.

Keyword: improvement of life. Landscaping. Park. Sport. Recreation.


  1. Introdução

O Objetivo deste trabalho e ressaltar as informações do Parque da cidade de Mogi das cruzes, trazendo junto como foi iniciado sua história, construção, localização, conceito, o que trouxe para cidade, justificativa, objetivo, problematização, melhoria, analisado as opiniões de quem mora no bairro e quanto tempo se leva para chegar ao parque para pessoas que mora em outro bairro como o “centro”.

O trabalho foi baseado por pesquisa ao local, sites, visando analisar cada detalhe do local, assim coletando tudo necessário para serem colocadas informações corretas.

O local existe há um ano e meio, o objetivo desta pesquisa foi coletar informações, não só sobre ele, mas também analisar sobre a cidade de Mogi das Cruzes, feito a pesquisa foi visualizado quão importante está sendo o parque, pois trouxe cultura e lazer, onde há dois anos não havia, só era concentrado o parque centenário.

O parque conta com espelho de água cercado por palmeiras, praça de integração entre crianças e idosos, com playground e Academia da Terceira Idade (ATI), bosque com espécies nativas da região do Alto Tietê, orquidário e jardim de flores, com variedades produzidas em Mogi das Cruzes, além de teatro de arena para atividades culturais de artistas da cidade.

O espaço tem também churrasqueiras, dois campos de futebol, society, pista de caminhada com 1.200 metros de extensão, duas quadras de tênis, quadra poliesportiva, duas quadras de vôlei de areia, três quadras de basquete (modalidade streetball) e pavilhão esportivo para atividade como tênis de mesa, xadrez e judô.

A utilização poderá ser feita mediante agendamento junto à administração do parque. "completa uma série de investimentos bem planejados que foram realizados pela Prefeitura nos últimos anos, desde a infraestrutura urbana, passando pela educação e saúde, até chegar na cultura e no esporte. Quinto parque municipal de Mogi das Cruzes.


  1. Parque

  1. Como surgiu os Primeiros Parques

Surgiu, em dois lugares: Egito e China. Na China surge com sentido religioso e filosófico, onde cada elemento tem seu significado próprio (simbologia). Já os jardins do Egito, que influenciaram todo o mundo ocidental, tinham, inicialmente, a função principal de amenizar o forte calor das residências.

É no final do século XVII com o aumento da insalubridade nas cidades europeias e com os primórdios da Revolução Industrial que surgiram filosofias favoráveis ao surgimento de novas relações da natureza com a sociedade, diminuindo o teor antropocêntrico dominante até aquele momento. Conforme Silva, “a cidade era o berço da poluição, do ar e sonora, e dos maus costumes, e o campo passou a ser um local desejado, uma vez que possuía ar fresco e tranquilidade. Por isso, há o surgimento da valorização do campo e das áreas verdes no urbano […]” (SILVA, 2003, p. 45). Essa procura pelo verde, intimamente relacionada com a presença das poluições urbanas levou a necessidade da conservação de elementos naturais dentro do espaço urbano, com a função de melhorar a qualidade de vida urbana. Já no decorrer do século XX novas funções são adicionadas às antigas surgindo novas denominações como Parque ecológico e Parque Temático. No Brasil os primeiros grandes parques foram construídos após a vinda da família real portuguesa, sendo inicialmente bastante elitizados. O estilo (estética, estrutura) brasileiro de criar parques foi influenciado por tendências do estilo norte americano e europeu, porém esteve ligado a necessidades diferentes. Enquanto que nos EUA e na Europa os parques surgem da urgência de se atender as necessidades da massa urbana das cidades do século XIX, no Brasil eles vieram a ser “figura complementar ao cenário das elites emergentes, que controlavam a Nação e procuravam construir uma configuração urbana compatível aos modelos ingleses e franceses”. Nas décadas de 1920 e 1930 ocorreu grande crescimento dos espaços urbanos e os parques passaram a ser mais democráticos, sendo frequentados por pessoas de diferentes classes sociais, além de apresentar um estilo mais nacionalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (892.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com