TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura e biotecnologia

Tese: Agricultura e biotecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 5

Agropecuária e biotecnologia

O aumento da produção agropecuária no decorrer de muito tempo estava ligado diretamente à área cultivada ou expansão das fronteiras das mesmas. Isso quer dizer que nesse período, para aumentar a produção, era preciso abrir novas áreas de cultivo.

Pesquisadores verificando experimentos

No entanto, atualmente isso não é fundamentalmente necessário, pois para atingir um alto índice de produtividade depende de um conjunto de técnicas e conhecimentos oriundos de estudos e pesquisas direcionadas ao seguimento em questão.

Experimento de plantas em laboratório

O conjunto de tecnologias, conhecimentos e técnicas são denominados de biotecnologia. As biotecnologias são responsáveis por produzir elementos agrícolas ou pecuários capazes de gerar uma grande produtividade, como sementes imunes a pragas e adaptadas ao solo e clima, espécies novas de plantas entre outros.

Na pecuária, a biotecnologia é usada no desenvolvimento de medicação animal, melhoramento genético, alimentação balanceada, cruzamento de raças entre outros.

O aumento de produtividade oriunda desse tipo de técnicas e tecnologias não depende da expansão de novas áreas, pois essa é chamada de agropecuária de precisão ou intensiva, ou seja, grande produção em pequeno espaço físico.

Animal de genética apurada

A elevação da produtividade promove diminuição dos custos de produção e, automaticamente, gera lucratividade maior ao produtor.

Nos países desenvolvidos, a biotecnologia é parte integrante da agropecuária, assim conseguem alcançar elevados índices de produtividade. Nesse sentido, as pesquisas e estudos ligados à produção agropecuária no Brasil recentemente cresceu, principalmente nos últimos vinte anos, e a instituição responsável por elas é a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que conta com quarenta pontos de pesquisas dispersos no território nacional, nos quais cerca de dois mil pesquisadores atuam no melhoramento da produção agrícola e pecuária.

Por Eduardo de Freitas

Graduado em Geografia

Latifúndios e a luta pela terra .......

Introdução

Podemos definir reforma agrária como um sistema em que ocorre a divisão de terras, ou seja, propriedades particulares (latifúndios improdutivos) são compradas pelo governo a fim de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar. Dentro deste sistema, as famílias que recebem os lotes, ganham também condições para desenvolver o cultivo: sementes, implantação de irrigação e eletrificação, financiamentos, infra-estrutura, assistência social e consultoria. Tudo isso oferecido pelo governo.

Estrutura Fundiária ontem e hoje

A reforma agrária se faz necessária no Brasil, pois a estrutura fundiária em nosso país é muito injusta. Durante os dois primeiros séculos da colonização portuguesa, a metrópole dividiu e distribui as terras da colônia de forma injusta. No sistema de Capitanias Hereditárias, poucos donatários receberam faixas enormes de terra (pedaços comparados a alguns estados atuais) para explorar e colonizar. Desde então, o acesso a terra foi dificultado para grande parte dos brasileiros. O latifúndio (grande propriedade rural improdutivo) tornou-se padrão, gerando um sistema injusto de distribuição da terra. Para termos uma idéia desta desigualdade, basta observarmos o seguinte dado: quase metade das terras brasileiras está nas mãos de 1% da população.

Reforma Agrária na atualidade

Para corrigir esta distorção, nas últimas décadas vem sendo desenvolvido em nosso país o sistema de reforma agrária. Embora lento, já tem demonstrado bons resultados. Os trabalhadores rurais organizaram o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que pressiona o governo, através de manifestações e ocupações, para conseguir acelerar a reforma agrária e garantir o acesso à terra para milhares de trabalhadores rurais.

Cabe ao governo todo o processo de reforma agrária através de um órgão federal chamado INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Ao contrário do que muitos pensam, a reforma agrária é realizada em nosso país dentro das leis vigentes, respeitando a propriedade privada e os direitos constituídos. Não visa apenas distribuir terras, mas sim garantir, aos pequenos agricultores, condições de desenvolvimento agrário e produtividade, gerando renda e melhores condições de vidas para as famílias assentadas.

Impacto ambiental

Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.

O objetivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as conseqüências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos.

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um dos instrumentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com