TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronegócios: conceitos e dimensões

Projeto de pesquisa: Agronegócios: conceitos e dimensões. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.121 Palavras (21 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 21

1

Agronegócios: Conceitos eDimensões

••

1.1 AGRICULTURA E AGRONEGÓCIOS

No início das civilizações, os homens viviam em bandos, nômades de acordocom a disponibilidade de alimentos que a natureza espontaneamente lhes oferecia.Dependiam da coleta de alimentos silvestres, da caça e da pesca. Não havia cultivos,criações domésticas, armazenagem e tampouco trocas de mercadorias entre bandos.Assim, passavam por períodos de fartura ou de carestia. Em cada local em que um bando se instalava, a coleta, a caça e a pesca, fáceis no início, ficavam cada vez maisdifíceis e distantes, até um momento em que as dificuldades para a obtenção dealimentos se tornavam tão grandes que os obrigavam a mudar sempre de lugar, semfixação de longo prazo.Com o passar dos tempos, descobriram que as sementes das plantas, devi-damente lançadas ao solo, podiam germinar, crescer e frutificar e que animais podiamser domesticados e criados em cativeiro.

É

o começo da agropecuária e é também oinício da fixação do homem a lugares predefinidos.Durante milhares de anos, as atividades agropecuárias sobreviveram de formamuito extrativa, retirando o que a natureza espontaneamente lhes oferecia. Os avançostecnológicos eram muito lentos, até mesmo de técnicas muito simples, como asadubações com materiais orgânicos (esterco e outros compostos) e o preparo de solos.Com a fixação do homem à terra, formando comunidades, surgem orga-nizações as mais diferenciadas no que se refere ao modo de produção, tendendo

14

FUNDAMENTOS DE AGRONEGÓCIOS

à formação de propriedades diversificadas quanto à agricultura e à pecuária. Ostrabalhadores eram versáteis, aprendendo empiricamente e executando múltiplastarefas, de acordo com a época e a necessidade.Alguns fatores socioeconômicos históricos condicionaram por muito tempo as propriedades rurais, ou mesmo pequenas comunidades, a sobreviver praticamenteisoladas ou a ser auto-suficientes.Esses fatores foram basicamente a distribuição espacial da população, acarência de infra-estrutura, a pouca evolução da tecnologia de conservação de produtos e as dificuldades de comunicação. A população era predominantementerurícola, com mais de 80% do total de habitantes vivendo no meio rural. As estradas,quando existiam, eram muito precárias. Os meios de transporte eram muito escassos eos armazéns insuficientes. Os produtos obtidos tinham sua perecibilidade acelerada por insuficiência de técnicas de conservação. Os meio de comunicação eram muitolentos.As propriedades rurais eram muito diversificadas, com várias culturas ecriações diferentes, necessárias à sobrevivência de todos que ali viviam. Eram comunsas propriedades que integravam suas atividades primárias com atividades industriais(agroindustriais). No Brasil, por exemplo no Estado de Minas Gerais, cada propriedade rural podia produzir ao mesmo tempo: arroz, feijão, milho, algodão, café, cana-deaçúcar,fumo, mandioca, frutas, hortaliças e outras, além de criações de bovinos, ovinos,suínos, aves e eqüinos. E mais, nessas propriedades o algodão era tecido etransformado em confecções; o leite, beneficiado e transformado em queijos,requeijões e manteiga; da cana-de-açúcar faziam a rapadura, o melado (ou mel deengenho), o açúcar mascavo e a cachaça; da mandioca fabricavam a farinha, o polvilho e biscoitos diversos; o milho era usado diretamente como ração e/oudestinado ao moinho para transformação em fubá, que era usado para fabricação de produtos diversos; e assim por diante. Na Região Sul do país, o modelo de colôniastransformava cada uma delas em um complexo de atividades de produção e deconsumo, com pouca geração de excedentes e pouca entrada de outros produtos.Assim extraíam a madeira, tinham suas próprias serrarias e marcenarias, produziam os produtos de subsistência alimentar (arroz, trigo, milho, feijão e outros), inclusivealgumas transformações, e compravam poucos produtos. Nas fazendas de produção deaçúcar, durante o período de escravatura, o sustento dos trabalhadores era obtido em pequenas áreas, concedidas aos escravos para produção de alimentos.Esses acontecimentos não se referem a passados muito longínquos. Elesaconteceram até há menos de cinco décadas.Esse modelo geralmente continha uma atividade comercial (como fumo, trigo,açúcar ou outras), em escalas de produção diferenciadas, com objetivo de gerar receita para compra de alguns bens não produzidos no local, como sal, querosene parailuminação e outros produtos e para gerar riquezas para poucos.

AGRONEGÓCIOS: CONCEITOS E DIMENSÕES

15

As propriedades praticamente produziam e industrializavam tudo de quenecessitavam. Assim, eram quase auto-suficientes.Por isso, qualquer referência à

"agricultura"

relacionava-se a todo o conjuntode atividades desenvolvidas no meio rural, das mais simples às mais com?lexas, quasetodas dentro das próprias fazendas.Ainda é comum ser encontrada, em literatura e em citações, a divisão da economia emtrês setores: primário, secundário e terciário, incluindo no primeiro setor o conjunto detodas as atividades desenvolvidas no meio rural, inclusive as Jirroindustriais,denominando-as normalmente de AGRICULTURA.

1.2 CONCEITO DE AGRONEGÓCIO

A evolução da sócio-economia, sobretudo com os avanços tecnológicos, muoutotalmente a fisionomia das propriedades rurais, sobretudo nos últimos 50 anos. A população começou a sair do meio rural e dirigir-se para as cidades, passando, nesse período, de 20% para 70% a taxa de pessoas residentes no meio bano (caso do Brasil).

O

avanço tecnológico foi intenso, provocando saltos nos :ndices de produtividadeagropecuária. Com isso, menor número de pessoas cada dia é obrigado a sustentar mais gente.Assim, as propriedades rurais cada dia mais:

perdem sua auto-suficiência;

passam a depender sempre mais de insumos e serviços que não são seus;

especializam-se somente em determinadas atividades;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com