TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronomia

Tese: Agronomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  Tese  •  3.102 Palavras (13 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 13

1. Quais os objetivos do beneficiamento das sementes?

Os objetivos são ter um padrão, ou seja, sementes homogêneas, livres de impurezas e outras sementes de plantas indesejadas.

2. Em que consiste o beneficiamento de sementes?

Todas as operações a que a semente é submetida, desde a sua recepção na unidade de beneficiamento de sementes (UBS) até a embalagem e distribuição.

3. Quais os principais itens que identifiquem um lote de sementes?

- Nome do produtor ou da gleba;

- Procedência;

- Número ou letra do lote;

- Quantidade;

- Data;

- Espécie e cultivar;

- Umidade;

- Pureza;

- Viabilidade.

4. Qual a importância dos dados que identifiquem um lote durante o beneficiamento?

a) quanto ao registro do produtor, sabe-se que a conduta do indivíduo interfere na avaliação da responsabilidade, capricho, idoneidade e tino comercial;

b) a procedência irá informar em que condições edafoeclimáticas a semente foi produzida;

c) o número do lote é, na realidade, o "batismo" da semente na UBS;

d) o registro da quantidade de semente lembra que a balança é o "caixa" da UBS, sendo igualmente importante perante o ICM, pois sobre a semente não incide imposto;

e) a data de recepção poderá informar quanto à ocorrência de chuva após as sementes terem atingido a maturação, e quanto à demora da secagem, entre outros fatores;

f) a indicação da espécie e cultivar contribui no sentido de evitar ou minimizar misturas varietais durante o manuseio das sementes na UBS;

g) o registro do teor de umidade informa sobre a necessidade de secagem, o potencial de armazenamento, a suscetibilidade à danificação mecânica e sobre o desconto.

h) a pureza física do lote informará quanto à perda no beneficiamento, às máquinas necessárias para a limpeza e quanto à contaminação por sementes de plantas daninhas nocivas ou de difícil separação. Para as grandes culturas, 98% é o mínimo de pureza aceito para comercialização;

i) a semente, para desempenhar sua função, necessita estar viável, portanto todos os mecanismos devem ser utilizados para evitar que lotes de sementes de baixa qualidade sejam recebidos na UBS. O teste de germinação é o mais utilizado para verificação da viabilidade da semente.

5. Qual a importância da amostragem durante o beneficiamento de sementes?

Através da amostragem se obtém uma pequena fração de sementes que irá representar o lote nos testes para avaliação da qualidade, determinação da umidade, pureza e viabilidade. Considerando que um lote de sementes, muitas vezes, ultrapassa 10t ou 200 sacos, a amostragem deve obedecer a certos critérios.

6. Por que realizar a pré-limpeza das sementes?

Após colhidas, as sementes podem chegar na UBS misturadas com materiais indesejáveis (material inerte, sementes de plantas daninhas, sementes de outras espécies, sementes de outras cultivares, sementes mal formadas e sementes fora de padrão). Há ocasiões em que a contaminação com os materiais indesejáveis é alta, sendo necessário um processo de pré-limpeza.

7. Quais as principais vantagens da pré-limpeza?

a) Facilidade de secagem - Na secagem artificial das sementes a remoção de sementes de plantas daninhas e de restos de culturas, irá acelerar a secagem e auxiliará no fluxo das sementes através do secador.

b) Redução de volume a armazenar - A remoção dos materiais mais grosseiros propiciará redução de área para o armazenamento das sementes antes do beneficiamento.

c) Facilidade de transporte por elevadores - Se a alimentação for com materiais de pouca mobilidade ou de diversos tamanhos, o transporte pelas caçambas será dificultado e as possibilidades de entupimento serão grandes.

d) Facilidade de operação das máquinas subsequentes - A remoção prévia do material de diferente tamanho tornará mais eficaz o trabalho das peneiras e do ar, pois possibilitará o uso de peneiras com perfurações de dimensões mais próximas às da semente e a regulagem do ar com mais precisão.

e) Melhores condições no armazenamento de fluxo - Sementes partidas e danificadas e restos de cultura fazem com que os processos metabólicos das sementes sejam acelerados, acarretando uma maior deterioração. Daí a importância da remoção desses materiais na pré-limpeza.

8. Qual o objetivo do desaristador e em que consiste?

Utilizado para sementes palhentas e aristadas com o objetivo de melhorar o fluxo das mesmas nas máquinas de limpeza. Consiste basicamente de um eixo com garfos que gira dentro de um cilindro com garfos fixos. As sementes ao passarem pelos garfos perdem as aristas, ou outras protuberâncias, melhorando seu fluxo e peso volumétrico.

9. Em que situações recomenda-se o uso da descascadora-escarificadora, cite exemplos.

Há ocasiões em que é necessário remover a casca da semente para facilitar ou propiciar a semeadura, enquanto, outras vezes, há necessidade de arranhar esta casca para possibilitar que as sementes, uma vez semeadas, possam embeber água e desencadear o processo de germinação. As operações de descascar e escarificar podem ser realizadas em separado ou combinadas, entretanto é mais comum a realização das duas juntas, utilizando-se para tal rolos e superfícies ásperas.

10. Quais as principais características que permitem a remoção dos materiais indesejáveis do meio do lote de sementes?

A remoção dos materiais indesejáveis do meio do lote de sementes só é possível se houver diferença física entre os componentes. As propriedades físicas, ora em uso, para a separação são largura, espessura, comprimento, peso forma, peso específico, textura superficial, cor, condutibilidade elétrica e afinidade por líquidos.

11. Quais as principais diferenças entre as peneiras utilizadas na limpeza de sementes?

Existem duas convenções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com