TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronomia

Trabalho Escolar: Agronomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  1.166 Visualizações

Página 1 de 3

MÉTODOS CIENTÍFICOS

O método é um processo para tratar um conjunto de problemas, sendo que cada problema requer um conjunto de métodos ou técnicas especiais.

O Método Cientifico pode ser caracterizado como um conjunto de seguimentos racionais permitindo alcançar os objetivos. Sendo a linha de raciocínio que o trabalho seguirá.

De acordo com Lakatos e Marconi (2010) os métodos que fornecem a bases lógica do método cientifico são: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético.

O presente trabalho apresentará os métodos científicos utilizados na formação da base lógica para a investigação científica.

MÉTODO INDUTIVO

O método indutivo é o método científico que obtém conclusões gerais a partir de premissas individuais. De acordo com Lakatos e Marconi (2010) trata-se do método científico mais usual, que se caracteriza por três etapas básicas: a observação dos fenômenos, descoberta da relação entre eles e por fim generalização da relação.

Após uma primeira observação, análise e classificação dos fatos, apresenta-se uma hipótese que soluciona o problema.

O raciocínio indutivo pode ser completo ou incompleto. Quanto maior a quantidade de informações, maior é a probabilidade. No entanto, a verdade das premissas não garante a verdade da conclusão.

Para Souza et al. (1976:64) apud Lakatos e Marconi (2010) a força indutiva dos argumentos por enumeração tem como justificativa os seguintes princípios:

a) Quanto maior a amostra, maior a força indutiva do argumento;

b) Quanto mais representativa a amostra, maior a força indutiva do argumento.

A amostra é a parte de fator mais importante, pois interfere na legitimidade da dedução:

a) Amostra insuficiente: quando a amostra de dados não é suficiente para a generalização.

b) Amostra tendenciosa: se baseia em uma amostra não representativa da população.

MÉTODO DEDUTIVO

O método cientifico dedutivo considera que a conclusão está implícita nas premissas, partindo de pontos que são denominados verdadeiros. Por consequência supõe-se que as conclusões seguem necessariamente as premissas: se o raciocínio dedutivo for válido e as premissas forem verdadeiras, a conclusão obviamente será verdadeira.

O método dedutivo entende os fatos observados, se baseando em leis gerais.A dedução é o processo mental contrário à indução.

De acordo com Salmon (1978:30-31), apud Lakatos e Marconi a duas características básicas no argumento dedutivo, que são:

DEDUTIVO:

I. Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com