TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Critica

Por:   •  21/10/2019  •  Resenha  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

Aluna: Ana Carolina Bezerra

Disciplina: Estatística II

Título do artigo: Physical, physiological and anatomical changes in Erythrina speciosa Andrews seeds from different seasons related to the dormancy degree 

Publicação: MOLIZANE, D.M. et al. Physical, physiological and anatomical changes in Erythrina speciosa Andrews seeds from different seasons related to the dormancy degree. Journal of Seed Science, v. 40, n. 3, p. 331-341, 2018.

1. Tema de pesquisa

     Alterações físicas, fisiológicas e anatômicas em sementes de Erythrina speciosa Andrews coletados em diferentes épocas e sua relação com a dormência.

2. Pergunta de pesquisa

     A qualidade física e fisiológica e a anatomia de sementes Erythrina speciosa Andrews é influenciada pela época de coleta e pela dormência?

3. Termos presentes na pesquisa (palavras chaves):

Leguminosas; impermeabilidade do tegumento; espécie arbórea tropical

4. Pressupostos teóricos subjacentes à pergunta de pesquisa:

    Os autores abordam a importância tanto física como fisiológica do tegumento de sementes, além disso, falam como as alterações estruturais e moleculares encontradas em diferentes camadas podem influenciar profundamente a fisiologia da semente, principalmente na germinação e dormência. Em sementes de leguminosas é comum a existência de tegumentos impermeáveis à água e ao oxigênio que podem ser causada por diversos fatores (cutículas e ceras e a oxidação de compostos fenólicos), dificultando assim o processo de germinação. Os autores, além dos fatores já citados também enfatizam que as condições ambientais às quais a planta mãe é submetida podem interferir no processo de maturação das sementes, causando alterações em sua qualidade fisiológica e também no estabelecimento de dormência física. No entanto eles afirmam que essas relações ainda não foram totalmente comprovadas, assim como a relação com outros fatores ambientais, tanto no que diz respeito ao grau de dormência estabelecido nas sementes quanto à sua suscetibilidade a processos de quebra de dormência. 

5. Hipóteses testadas

1. Que as épocas de coleta influenciam na qualidade física e fisiológica e na anatomia de sementes Erythrina speciosa Andrews.

2. Que as épocas de coleta influencia no estabelecimento da dormência.  

6.Sujeito(s), caracterís-ticas relevantes para a pesquisa, a popula-ção a que pertencem:

   Os frutos de Erythrina speciosa foram coletados em 30 plantas no Parque Cultural Catavento, em uma área urbana da cidade de São Paulo, em outubro de 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. Eles foram imediatamente levados ao Laboratório de Sementes de o Instituto de Botânica (Laboratório de Sementes do Instituto de Botânica), onde as sementes foram extraídas manualmente.  

7. Os critérios e o méto-do de seleção da amostra utilizada

   O tamanho da amostra levou em consideração fundar população com um mínimo de variabilidade genética e potencial evolutivo, escolhendo-se 30 plantas.

8. Procedimentos:

  1. Descrever o delineamento experimental

     O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. Cada tratamento teve quatro repetições com 20 sementes para as análises fisiológicas e quatro repetições de cinco sementes para as análises físicas.

  1. Descrever as técnicas utilizadas;

Os dados foram submetidos à análise de variância (teste F) e as médias comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5%, utilizando o programa estatístico R. Também foi realizada uma análise de correlação dos dados climáticos dos seis anos de coleta, com dados físicos, fisiológicos e anatômicos.

  1. Descrever os Motivos;

      A Análise de Variância é um procedimento utilizado para comparar três ou mais tratamentos. Através dessa análise, no presente trabalho, foi realizado o resumo da análise de variância, com os valores de F, Conteúdo de umidade,  Matéria seca, Germinação de sementes sem qualquer tratamento para superar a dormência (Teste), Tempo médio de germinação (MGT) da semente sem tratamento, Germinação de sementes com escarificação mecânica, MGT de sementes com escarificação mecânica,  Germinação de sementes com escarificação ácida por diferentes períodos (colunas cinza: 2010; preto: 2011), MGT de sementes com escarificação ácida por diferentes períodos (colunas cinza: 2010; preto: 2011). Além disso, o teste de Tukey, que por sua vez, permite testar qualquer contraste, sempre, entre duas médias de tratamentos, foi utilizado para comparar as médias das variáveis estudadas.    

     A análise de correlação fornece um número que resume o grau de relacionamento linear entre as duas variáveis, ou seja, analisar o relacionamento entre si das variáveis, isto é, se valores altos (baixos) de uma das variáveis implicam em valores altos (ou baixos) da outra variável. Nesse estudo, a mesma foi utilizada para verificar a correlação da umidade, teor de matéria seca e germinação com a umidade relativa em maio e em setembro.

 

  1. Descrever os resultados obtidos como bons ou ruins;

     Dependendo da variável analisada e da época de coleta os resultados foram variáveis e com isso permitiram verificar que diferentes condições durante a formação de sementes de Erythrina speciosa causam diferenças tanto no grau de dormência quanto na sensibilidade à quebra por escarificação ácida.

    Dessa forma, observamos que o teor de umidade e o teor de matéria seca das sementes de E. speciosa não variaram muito entre as coletas dos diferentes anos, indicando que as sementes foram coletados quando maduras. Já a germinação mostra variação na intensidade de dormência, menor nas coletas de 2010 e 2014 (mais de 40% das sementes germinando sem escarificação) e maior nas de 2011, 2012 e 2015 (menos de 5%), vai depender muito das condições ambientais sob as quais as sementes se desenvolvem.

    A germinação de sementes escarificadas com ácido sulfúrico demonstrou a variação na sensibilidade à superação da dormência entre as sementes das coleções de 2010 e 2011, ou seja, para atingir valores próximos a 100%, apenas 15 min eram necessários para a coleção de 2010; por outro lado, na coleção de 2011, foram 40 minutos.

   

     Na análise de correlação, não foi observada significância entre o estresse hídrico devido à falta de água no solo e o grau de dormência física apresentado por E. speciosa . Mais foi observada correlação positiva entre o teor de umidade e a germinação: quanto maior o teor de umidade, maior a porcentagem de germinação sem tratamento de escarificação. Dentre os meses importantes maio tem destaque negativo, pois foi possível observar uma correlação negativa entre umidade relativa e teor de umidade e entre a porcentagem de germinação e a umidade relativa do ar, afetando o grau de dormência das sementes.

  1. Descrever a conclusão;

   Diferentes condições durante a formação das sementes de Erythrina speciosa causam diferenças tanto no grau de dormência quanto na suscetibilidade à quebra por escarificação ácida. As mudanças estruturais ocorreram igualmente em sementes com ou sem dormência, portanto, não são responsáveis ​​individualmente pela impermeabilidade da pelagem à água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com