TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Critica Sobre Aquecimento Global

Artigos Científicos: Análise Critica Sobre Aquecimento Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  1.638 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE CRÍTICA SOBRE AS HIPÓTESES DO AQUECIMENTO GLOBAL

O processo de aquecimento global se deu pelo aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra, observado desde meados do século 19 e sendo estudados amplamente nos dias atuais. Vários pesquisadores expuseram seus estudos e hipóteses sobre este processo, para toda sociedade, gerando uma divisão de opiniões e dúvidas sobre os reais fatores que desencadeiam toda a atividade do aquecimento global.

A teoria atual defende que o aquecimento global se dá pela liberação de quantidades excessivas de dióxido de carbono na atmosfera e gás metano á cada ano, aumentando consequentemente as temperaturas na superfície do planeta, ocasionando o degelo das calotas polares, aumento do nível dos oceanos e assim podendo causar morte de várias espécies de vida e migrando a sociedade das regiões costeiras. Dada a importância dos estudos pelo fato da sociedade ter sofrido uma revolução, melhorando e aumentando seus meios de transporte e atividades potencialmente poluidoras.

Tal teoria é reforçada pelo documentário “Uma verdade inconveniente” de AL GORE, que relata de forma convincente com base em estudos e as propostas científicas que a sociedade evoluiu e em consequência houve o aumento de emissões dos chamados gases do efeito estufa que são o dióxido de carbono, metano e o óxido nitroso, elevando-se a espessura da camada atmosférica, retendo os raios solares, fazendo mais calor e ocasionando o aquecimento global e suas várias consequências como o degelo das calotas polares, subida do nível médio das águas do mar e à alteração da temperatura da água em todo o planeta. Há também pontos interessantes apresentados que foram à falta de água no planeta que diz que dentro de 40 anos as pessoas enfrentarão sua escassez, uma vez que a água potável é oriunda dos sistemas de rios e fontes que são alimentados por mais da metade do derretimento das geleiras e o crescimento populacional devido à evolução social, que gerou progressos variados, mas por outro lado veio a contribuir na devastação da natureza. No documentário, também se relata que nos últimos anos houve uma diminuição progressiva da camada de Ozônio, acentuando-se a destruição do buraco de Ozônio, poderá então chegar a níveis elevados e perigosos a radiação ultravioleta, provocando efeitos negativos nas culturas agrícolas e queimaduras graves nos seres vivos. Al Gore apresenta medidas que viabilizem minimizar os impactos causados ao meio ambiente, através da tentativa de sensibilização da população. Considero importantes as palavras de Al Gore quando se trata dos problemas ambientais, chamando à atenção das autoridades e de toda a sociedade, para mudarem suas condutas e hábitos, dando valor ás ações de sustentabilidade, reduzindo assim os percentuais poluidores e promovendo uma mudança cultural e ideológica.

Apresentando conceitos opostos á teoria atual, foi produzido o documentário “A Grande Farsa do Aquecimento Global” pelo britânico Martin Dukin, que defende que o efeito da radiação cósmica e o aumento atividade solar, diminuem a formação de nuvens e, por conseguinte, eleva a temperatura, podendo ser uma explicação mais precisa das alterações nas temperaturas globais do que a teoria de que a emissão do CO2 é que causa essa alteração. Tratam as alterações do clima da Terra, como algo recente, relatando a temperatura do sistema climático, ao aumentar, induz o aumento do CO2 na atmosfera, além de que as emissões humanas são insignificantes em relação às naturais. Relata também que os estudos sobre o caso ainda possuem muitas falhas, e que as teorias acerca do assunto são de interesses lucrativas e politicas para as instituições científicas, que deixam de tratar mais profundamente o assunto com a sociedade. Confirmam ainda que a emissão de dióxido de carbono possui pouca influencia nas variações de temperatura do planeta e sustenta a ideia de que as variações de intensidade do sol explicam períodos como a última Era do Gelo, quando a terra era em média cinco graus na medida Celsius mais fria do que hoje.

Em uma entrevista com o Prof. Molion, este afirma que ás alterações climáticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com