TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO CUSTO/VOLUME/LUCRO EM EMPRESA NO SEGMENTO VAREJO DE TECIDOS

Por:   •  27/4/2018  •  Artigo  •  5.598 Palavras (23 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 23

ANÁLISE DO CUSTO/VOLUME/LUCRO EM EMPRESA NO SEGMENTO VAREJO DE TECIDOS, NO MUNICÍPIO DE PATU-RN: Um estudo de caso

Francisco Igo Leite Soares¹

Silmara Pereira Alves da Silva²

RESUMO

A obrigação de se ter uma gestão focada no planejamento e tomada de decisões em uma empresa é de suma importância para sua atuação no mercado que hoje se encontra altamente competitivo. Portanto, para suprir essa necessidade a empresa tem que se ater de ferramentas que produzam informações que se baseiam em técnicas de análises, tanto no campo financeiro quanto no operacional. Acerca disto, este trabalho teve por objetivo geral apresentar a ferramenta custo/volume/lucro para analisar os custos de aquisição de mercadorias para revenda numa empresa varejista que comercializa confecções, tecidos, cama, mesa e banho, sendo que, a pesquisa tomou por foco a linha dos tecidos. A metodologia utilizada consistiu em estudo descritivo, procedido através de abordagem quantitativa. Os resultados do estudo revelaram a possibilidade de implantação da análise proposta no ambiente gerencial da empresa, visto que a mesma detém de espaço e informações que atendem as requisições do instrumento. Constatou-se ainda que a empresa possuí um banco de dados acessível e bem estruturado, capaz de permitir a sua transformação em informações aptas e úteis para o auxilio na tomada de decisões.

Palavras-chave: Informação, Tomada de Decisão, Custo/Volume/Lucro.

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade de custos atualmente é considerada como um instrumento gerencial de grande valia no mercado, pois é esta ferramenta de apuração dos custos que é tomada como base para que grandes decisões sejam executadas, decisões essas que podem levar à organização a ascensão.

A globalização econômica, o avanço tecnológico de informações como também a maior distância entre proprietários e administradores das entidades são alguns dos fatores responsáveis pelo o desenvolvimento da contabilidade de custo, se tornando cada vez mais indispensável na sobrevivência das empresas.

O estudo tem por objetivo geral apresentar a ferramenta custo/volume/lucro para analisar os custos de aquisição de mercadorias para revenda em uma empresa comercial.

 ___________________________

¹ Mestre em Engenharia de Petróleo e Gás (UnP), Especialista em Gestão Empresarial (FIJ), Em Docência no Ensino Superior (UnP), Graduado em Ciências Contábeis (UERN), e-mail: igoleite@ig.com.br.  

² Graduada em Ciências Contábeis (UERN), e-mail: silmarapereiracajim@hotmail.com.

Como intuito de se ter um maior controle destes visando à eficácia e eficiência da mesma em

pesquisa.

Pretende-se realizar um estudo de caso a respeito da análise custo/volume/lucro em uma empresa comercial. Através da realização de uma pesquisa descritiva e explicativa e ainda bibliográficas e empíricas no desenvolvimento deste trabalho, com dados quantitativos e qualitativos, com o intuito da obtenção de dados primários e secundários para análise.  

O artigo tratará sobre o estudo da contabilidade de custos e seu surgimento e das classificações dos custos quanto à identificação dos produtos, custos diretos e indiretos, e quanto ao volume de produção, custos variáveis e fixos. E por fim, sobre os resultados obtidos evidenciando a margem de contribuição unitária e total dos produtos em estudo, o ponto de equilíbrio e a sua margem de segurança.

2 ASPECTOS HISTÓRICOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

A contabilidade de custos está sendo utilizada desde início do Capitalismo para o controle dos negócios. Na Era Mercantilista, no século XVIII, a apuração dos custos tornou-se necessária para os pequenos comerciantes obterem informações, se estavam lucrando com o seu negócio ou auferindo prejuízos, utilizando-se do confronto das receitas com as despesas de um mesmo período.

Os comerciantes apuravam o resultado do período através da soma das receitas e deduzindo dela os custos das mercadorias vendidas, apurando assim o lucro bruto, depois subtraiam as despesas para encontrarem o lucro ou prejuízo do exercício. Esse método é utilizado até hoje pela a contabilidade. Santos (2009, P. 11) relata que:

Para os mercados em que preponderam vários concorrentes vendendo o mesmo produto, a Administração da empresa precisa municiar-se de informações e profissionais talentosos para definir e acompanhar políticas de preços, lucro marginal por produto (e seu peso no mix), analise das relações custo, volume e lucro, custo estrutural fixo, maximização de lucros com combinação de mix, apuração do custo das varias atividades do processo, formação preço ideal de venda.

Com o advento do crescimento de empresas que praticam a mesma atividade, vende ou fabrica os mesmos produtos, a contabilidade de custos passa a ser instrumento de gestão de grande importância no planejamento.

Dessa forma, a contabilidade de custos passou a ser vista como fonte de informações para auxiliar no processo decisório e controle das organizações, com o intuito de se manter em um mercado altamente competitivo.

3 DEFINIÇÕES DE CUSTOS

Para um entendimento correto e preciso acerca dos custos, faz-se necessário um estudo sobre seus conceitos e terminologias, utilizados freqüentemente nas informações contábeis, de forma clara e direta para a melhor compreensão de seus usuários. Conforme Wernke (2001, p. 11):

Para uma eficiente gestão de custos, é necessária a compreensão dos conceitos básicos relacionados ao tema. As várias interpretações encontradas na literatura contábil podem conduzir a diferentes entendimentos dos fatores que sejam classificáveis como gastos, investimentos, despesas, perdas, desperdícios e custos.

São considerados custos todos os gastos com os recursos utilizados na atividade fim da empresa, ressaltando que estes sempre deverão ser consumidos esses recursos na produção ou venda dos produtos ou serviços.

Custo são os recursos consumidos no processo de produção dos bens ou serviços destinados à venda. E ainda é evidenciado que só há custo quando são consumidos efetivamente os recursos (BORINELLI e PIMENTEL, 2010).

4 CLASSIFICAÇÕES DOS CUSTOS

Entre as várias classificações de custos existentes, as que são mais usadas voltadas para área gerencial são as que separam os custos de acordo com a identificação dos produtos e o volume de produção. É a classificação de um tipo de custo em direto ou indireto quanto à forma de consumo dos recursos. E tem ainda a classificação dos custos em detrimento do volume de produção, onde poderá oscilar ou não, sendo considerados como custos fixos ou variáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)   pdf (283.3 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com