TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características do Leite

Por:   •  2/6/2021  •  Monografia  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UFPB VIRTUAL

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (EAD)

Disciplina: TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL

Período: 2021.1

Aluno: DANILO WILSON LEMOS MENEZES

Características e Qualidade do Leite

        O leite é uma secreção produzida pelas glândulas mamarias das fêmeas mamíferas em lactação para alimentar suas crias nas fases iniciais de vida. O leite de vaca, consumido largamente por seres humanos adultos, é fonte de carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais. Esta mesma riqueza nutricional torna o leite bastante atrativo e propício à ação de microrganismos. Sendo necessária a adoção de medidas de classificação e sanitárias rígidas para o armazenamento e consumo humano.

        O leite é classificado de acordo com a contagem de microrganismos (A, B e C) e deve passar por procedimento de pasteurização lenta ou rápida. O leite pode variar em composição nutircional em função de diversos fatores: a espécie animal em questão (humanos, bovinos, carpinos etc.); as condições de produção e criação animal; à raça do animal; o clima nos locais de produção; à alimentação do animal; às condições de sanidade; o sistema de produção e ordenha; às condições de armazenamento e transporte; dentre outros.

        A título de exemplo, em relação à espécie animal (humanos, caprinos, ovinos, asininos, bufalinos, equinos), verifica-se que o leite de vaca é menos denso, rico em proteínas, ficando seus teores abaixo apenas das ovelhas e búfalas, baixo teor de gorduras e lactose e rico em sais minerais.

Fontes:

VENTURINI, Katiani Silva; SARCINELLI, Miryelle Freire; SILVA, Luís César da. Características do Leite. Boletim Técnico – PIE-UFES: 01007, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com