TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Centrais da ILPF

Por:   •  25/9/2020  •  Dissertação  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

O QUE É ILPF?

A integração lavoura-pecuária-floresta é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos agrícolas, pecuários e florestais dentro da mesma área, podendo ser feito em cultivo consorciado, em rotação ou sucessão de forma que existem benefícios mútuos para todas as atividades, assim, otimizando o uso da terra e também unindo a sustentabilidade com ganhos financeiros.

Consorciado, que é o cultivo simultâneo de duas ou mais espécies agrícolas na mesma área, em que, não necessariamente, a semeadura ou plantio ocorram na mesma época, exemplo de soja e eucalipto, onde o plantio ocorre em uma época, porém a colheita em outra época.

Em sucessão, que é o cultivo em uma sequência repetitiva de culturas cultivadas na mesma área e em estações diferentes do ano agrícola, exemplo safra de soja e safrinha de milho.

Rotação, que a cada plantio é trocado a cultura, a fim de diminuir a exaustão do solo, de forma que a necessidade de adubação seja diferente em cada ciclo.

O ILPF pode ser utilizada em quatro diferentes configurações, assim podendo ter até três sistemas de produção em conjunto.

1 – Integração lavoura-floresta (ILF) Sistema Silviagricola

Floresta + cultura anual ou perene. (soja + eucalipto)

2 – Integração lavoura-pecuária (ILP) Sistema Agropastoril

Cultura anual ou perene + pecuária. (citrus + gado).

3 – Integração floresta-pecuária (IFP) Sistema Silvipastoril

Mais comum de ser implantado devido ao baixo investimento, por haver menos operações com maquinário.

Floresta + pecuária.

4 – Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) Sistema Agrosilvipastoril

Os componentes agrícolas e pecuários são unidos em forma de rotação, consorcio ou sucessão ou a pecuária na mesma área do componente florestal.

Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso reduz também a pressão sobre a abertura de novas áreas de preservação ambiental.

BENEFÍCIOS DA ILPF

O aumento da renda líquida, acaba sendo quase que uma consequência de todos os benefícios que o sistema traz para a fazenda.

Quando dizemos sobre otimização da ciclagem de nutrientes no solo e da manutenção da biodiversidade e sustentabilidade da agropecuária. 

Se diz por conta que o solo estará em movimento, podemos dizer ele vai ter uma série de benefícios por conta das diferentes culturas, seja em questão nutricional ou física do solo.

Como há uma variabilidade de culturas no solo, é reduzido a sazonalidade, fazendo com que tenha o uso de mão de obra durante todo o ano, vinculando com a geração de empregos fixos e não contratações temporárias, assim também o produtor tem a estabilidade econômica de produzir durante todo o ano.

Com esse sistema, os processos são otimizados, pois há menos operações, menor demanda de agroquímicos, pela quebra no ciclo de pragas, doenças e de plantas daninhas, tendo uma maior eficiência no uso de fertilizantes.

A maior eficiência na utilização de recursos se diz, pois, a área, independente do processo usado nela, sempre terá alguma cultura visando resultado para o produtor.

Em razão de seus benefícios potenciais, a ILPF foi incluída entre as tecnologias que compõem os compromissos voluntários assumidos pelo Brasil na COP-15, o que se convencionou chamar de Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

influenciando também na melhor utilização de recursos disponíveis, no caso da pecuária, os animais têm um melhor bem estar pois estão em um ambiente mais climatizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com