TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As tres ecologias

Por:   •  23/5/2015  •  Resenha  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  2.393 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA – UFRA

CAMPUS DE CAPITÃO POÇO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

Resenha: As três ecologias.

CAPITÃO POÇO-PA

2014

Resenha: As três ecologias.

Trabalho apresentado ao Curso de Agronomia, da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Capitão Poço, como requisito avaliativo do eixo temático comunicação oral e escrita, orientado pelo Professor Almir Pantoja Rodrigues.

CAPITÃO POÇO- PA

2014

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução Marina Cristina f. Bittencourt. 11 ed. Campinas, SP: Papirus 1990.

O livro as três ecologias de Félix Guattari faz uma discussão sobre as mudanças sociais enfatizando o modo de viver do homem em conjunto com o meio ambiente, mostrando que nem sempre há um equilíbrio entre estes. Guattari nos diz que o comportamento das pessoas vem passando por um processo de padronização influenciado pela mídia.

O titulo do livro faz menção a ecologia do meio ambiente, das relações sociais e humanas, que serão abordadas como tema gerador na produção do livro resenhado.

O autor inicia falando sobre a sociedade atual e as mudanças que a mesma vem passando, também relata alguns problemas que assolam essa sociedade, entre eles desequilíbrios ambientais, econômicos e sócias.

Para ele a política atual e incapaz de solucionar os problemas da sociedade, mesmo sendo esta ciente sobre tais problemas e sabendo que podem trazer sérios riscos a humanidade, entretanto preferem agir apenas na área industrial e ainda de forma superficial. A partir de então o autor apresenta o que ele chama de ecosofia que seria uma relação ético-política de interação entre as três ecologias, capaz de proporcionar uma solução aos problemas e questionamentos da sociedade.

A questão segundo o autor, é a forma de viver da humanidade na atualidade em contato com as mutações técnico-cientificas e o crescimento demográfico, de forma que maquinas vem sendo cada vez mais utilizadas para o trabalho, disponibilizando um tempo cada vez maior ao homem. Contudo, Felix deixa um ponto para ser refletido, qual o sentido disto tudo, traz consigo um enriquecimento dos modos de vida ou uma problemática social.

É necessário que haja uma revolução política, social e cultural para poder mudar o quadro atual da sociedade, pois segundo o autor é preciso que seja evidenciado novos valores sócias, pois a sociedade esta corompida pelo capitalismo, e as problemáticas não são atuais, mas vem evoluindo conforme o mundo é mecanizado e modificado.

Fome, miséria, marginalidade e falta de emprego, são cada vez mais frequente em vários países, inclusive os desenvolvidos. O autor diz que isto faz parte do sistema atual de estimulação do capitalismo e que a subjetividade foi perdida a partir da sociedade de consumo e da mídia.

Desta forma há um paradoxo que aflige a todos, de um lado temos o desenvolvimento tecnológico e cientifico que traz uma segurança, pois este é capaz de trazer uma reorganização social e ecológica, e de contra ponto temos as forças sócias e as formações subjetivas que se tornam incapazes de usar esses meios a favor de solucionar os problemas mencionados.

Ele nos mostra que mesmo de forma oprimida as transformações estão em curso, temos o exemplo das mulheres que vem ocupando cargos de chefia e posições cada vez mais importantes, ainda que esteja longe de chegar ao patamar desejado. Também cita os jovens que buscam sempre conhecimento e defender seu modo de pensar.

A nova referencia ecosofica já não age como antes na defesa de uma ideologia ou luta de classe. Mas afirma o autor que ela age em diversas áreas, seja em escala individual ou coletiva, na busca de solucionar problemáticas simples ou mundiais, como a luta contra a fome mundial, o fim do desflorestamento ou o crescimento das industrias nucleares que são exemplos citados pelo autor no texto.

Assim se observa que as praticas anteriores não são ta eficazes como antes, pois a sociedade sofre modificações, as praticas atuais surgiram de acordo com as necessidades e subjetividades modernas, e já não se encaixam nos moldes de antigamente,

Desta forma ele trata a ecosofia social como a criação de técnicas e praticas capazes de re-estruturar o comportamento dos indivíduos no âmbito social,de forma microssocial ou institucionais maiores.

A ecosofia mental é descrita como sendo a pratica que traz equilíbrio entre o homem e o seu interior, pensamentos, sentimentos e questões sobre os mistérios do tempo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com