TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Áreas de preservação permanente no município de Dourados

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 11

Sensoriamento Remoto aplicado na análise do uso, ocupação do solo e áreas de preservação permanente no município de Dourados – MS, Brasil

José Janderson Ferreira CostaI

RESUMO: O município de Dourados possui grande importância para o Estado e atualmente é o que mais se desenvolveu na região graças as atividades agropecuárias. Destaca-se a relevância e a necessidade de pesquisas que visem um planejamento adequado ou ajustes no uso da terra, visando à conservação dos recursos ambientais, tornando-se sustentável o uso agrícola. Este estudo teve como objetivo analisar a forma de uso e ocupação do solo do município de Dourados – MS, bem como verificar se as áreas de preservação permanente estão sendo mantidas e adequadas de acordo com o Código Florestal. Utilizou-se o programa ENVI (versão 4.3), para o processamento das imagens TM Landsat 7, referentes ao ano 2003. Foi feita a segmentação que é uma técnica que utiliza um algoritmo estatístico para agrupar as regiões homogêneas segundo algum critério de similaridade. O uso do solo foi obtido a partir das imagens, utilizando um procedimento de classificação supervisionada por regiões (algoritmo Maximum Likelihood). A pastagem (20,2%) e a agricultura (17,7%) destacam-se como as principais atividades na bacia. A floresta ocupada 14,9% da área total do município, no entanto são áreas concentradas na parte oeste e não segue uma distribuição normal ao longo do leito do rio, sendo que as áreas de pastagens não estão respeitando os limites estabelecidos em lei.

Palavras-chave: Agricultura, pastagem, geoprocessamento.

Remote sensing applied to the analysis of the use, land use and permanent preservation areas in the municipality of Dourados - MS, Brazil

ABSTRACT: The municipality of Dourados has great importance for the state and is currently the most developed in the region thanks to agricultural activities. We emphasize the relevance and need for research aimed at proper planning or adjustments in land use, aiming at the conservation of environmental resources, making it sustainable agricultural use. This study aimed to examine how to use and soil occupation of Dourados - MS, as well as verify that the permanent preservation areas are being maintained and appropriate according to the Forest Code. ENVI was used (version 4.3), for processing the Landsat TM images 7, for the year 2003. Segmentation is a technique that uses a statistical algorithm to group the homogeneous regions according to a criterion of similarity was made. Land use was obtained from the images using a classification procedure overseen by regions (Maximum Likelihood algorithm). The pasture (20.2%) and agriculture (17.7%) stand out as the main activities in the basin. The forest occupied 14.9% of the total area of ​​the municipality, but they are concentrated areas in western and does not follow a normal distribution along the riverbed, and the pasture areas are not within the limits established by law.

Keywords: Agriculture, pasture, geoprocessing.

_____________________________

IMestrando em Ciência do Solo. Depto. de Solos - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Av. Bento Gonçalves, 7712 - Porto Alegre, RS - Brasil, CEP 91540-000. Email:janderson.costa@ufrgs.br

INTRODUÇÃO

O Estado de Mato Grosso do Sul, situado na região centro-oeste do Brasil é formado por condições edafoclimáticas propícias ao desenvolvimento da agricultura e pecuária. O Estado, em 2013, contribuiu com 1,3% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo que a agropecuária é o setor de fundamental importância para a economia e colaborou em 17,7% do total desse PIB (IBGE, 2013), com a demanda na produção de alimento houve um forte impulso de desenvolvimento à região, que não foi acompanhado de um apropriado planejamento de uso da terra.

O município de Dourados possui grande importância para o Estado e atualmente é o que mais se desenvolveu na região graças as atividades produtivas. Segundo dados do (IBGE, 2012), Dourados se destaca em produção de cana de açúcar com 2,5 milhões de toneladas e milho, com 606,6 mil toneladas. Ambos os casos, o município é o primeiro e o terceiro maior produtor do Estado. A soja, outro produto bastante cultivado no município representa 280 mil toneladas em 2012. Com o avanço do setor agropecuário e sem o planejamento de uso da terra, essas atividades além de contribuírem para o desenvolvimento local podem causar sérios danos ao meio ambiente.

Nesse contexto, destaca-se a relevância e a necessidade de pesquisas que visem um planejamento adequado ou ajustes no uso da terra, visando à conservação dos recursos ambientais a fim de manter-se a qualidade da água no referido município, tornando sustentável o uso agrícola. O atual código florestal, lei nº 12.651/12 incluem as matas ciliares na categoria de áreas de preservação permanente. Isto é, toda a vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios, desde o seu nível mais alto, e ao redor de nascentes e de reservatórios considerando ainda que, a largura da faixa de vegetação ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d’água. Portanto, são necessários maiores estudos para verificar se essas áreas de preservação estão sendo respeitas e de acordo com o novo código florestal.

Dados de sensoriamento remoto vêm sendo amplamente utilizadas desde a década de 70 e pode ser usados para quantificar o tipo, quantidade e a forma como está sendo empregado o uso e ocupação do solo, contribuindo para o monitoramento desses recursos. A utilização de satélites orbitais como o Landsat 7 e 8, que proporcionam coberturas repetitivas em intervalos consideravelmente curtos, tem se tornado um dos principais instrumentos de detecção de mudanças no uso do solo (Pinheiro Junior et. al, 2005).

No presente trabalho utilizou-se técnicas de sensoriamento remoto, visando analisar a forma de uso e ocupação do solo do município de Dourados – MS, bem como verificar se as áreas de preservação permanente estão sendo mantidas e adequadas de acordo com o Código Florestal.

MATERIAL E MÉTODOS

Localização e características da área de estudo

A área de estudo corresponde ao município de Dourados, com uma localização geograficamente privilegiada, está situado no centro-sul do Mato Grosso do Sul próximo ao divisor de águas das bacias dos rios Paraná e Paraguai (Figura x). Tem como característica seu clima tropical e seu rico solo avermelhado, onde é desenvolvida as atividades produtivas e cujas coordenadas geográficas são 22º13'15" S, 54º48'21" W.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (297.8 Kb)   docx (587.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com