TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação a Distancia Ecologia

Por:   •  20/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Ecologia

Curso: Gestão Ambiental        

Professor: Ivete

Nome do aluno: Samuel Carlos Voltolini

Data: 09/09/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (4,0 pontos)

Escolha um dos temas, a seguir, e realize uma pesquisa na internet ou em outra fonte de sua preferência, a fim de aprofundar seus conhecimentos sobre a vida e o meio ambiente. O parâmetro geral desta pesquisa é relativo aos principais problemas sociais contemporâneos, à luz da perspectiva ecológica, assim, a sua pesquisa deve conter o que significa o tema escolhido, qual a relação entre os temas escolhidos com os problemas sociais contemporâneos e quais as consequências que podem ocasionar a longo prazo.

Você pode escolher um dos seguintes temas:

- Êxodo rural;

- O crescimento descontrolado das cidades;

- Infraestrutura urbana;

- Características das populações (taxa de crescimento, densidade, índices de nascimento e mortalidade e idade média);

- Doenças, epidemias ou problemas de saúde pública;

- Questão da qualidade ambiental.

Após realizar a pesquisa, apresente em um texto dissertativo, de até 20 linhas, o resultado de sua pesquisa, indicando o tema escolhido e as fontes utilizadas.

R: Êxodo Rural

Podemos definir êxodo rural como sendo o deslocamento de pessoas da zona rural para a zona urbana. Ele ocorre geralmente quando os habitantes do campo visam obter condições de vida melhor.

Geralmente o êxodo rural ocorre devido à perda da capacidade produtiva, ou à falta de condições de subsistência, em determinado local que acarretarão no êxodo rural para outra localidade rural, ou, o êxodo rural para localidades urbanas.

O êxodo rural resulta em diversos problemas, no campo gera a diminuição da população rural no país, escassez de mão-de-obra e automaticamente diminui a produção de alimentos e matéria-prima, dessa forma força a inflação e há aumento no custo de vida.

Além do Aumento do desemprego, Aumento do subemprego, Crescimento de favelas e a Marginalização. Isso tudo é resultado da falta de oportunidades e de perspectivas proporciona o surgimento do crime e de atividades ilícitas, como a prostituição de adultos e crianças, tráfico de drogas, formação de quadrilhas, entre muitos outros conhecidos pela sociedade brasileira. Além do surgimento dos “bóias-frias” decorrente desse processo. Em minha opinião Políticas públicas devem ser desenvolvidas com o objetivo de solucionar esse tipo de problema, proporcionando subsídios para os pequenos produtores, evitando assim a emigração dessa população para as cidades em busca de uma melhor sorte.

Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/exodo-rural/

Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/exodo_rural.htm

Questão 2 (3,0 pontos)

 A partir de seu estudo sobre a vida e o meio ambiente, explique como ocorre o processo de estabilidade de uma comunidade clímax? Justifique sua resposta.

R: Conforme estudo realizado no material didático, para início existe a sucessão ecológica, que é uma série de mudanças que ocorre nas comunidades que compõem um ecossistema para a formação de uma comunidade em uma área totalmente desabitada. Ocorrem vários estágios até que a comunidade se estabeleça numa sucessão ecológica e nesse processo há três fases distintas: comunidade pioneira, comunidades intermediárias e comunidade de clímax.

Comunidade clímax Ocorre quando a comunidade atinge a maturidade, com estabilidade e equilíbrio com o ambiente, é a etapa final de um sucessão ecológica. Nessas condições, a taxa de fotossíntese consumida pelo processo respiratório das plantas, a produção primária líquida é bem menor em relação às comunidade pioneiras; no clímax, a biomassa tornase constante. Pode ser muito difícil identificar quando um sucessão atinge o estágio de comunidade clímax estável, já que ela pode levar séculos para ser consumada, e, nesse meio tempo provavelmente ocorrem outros distúrbios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (410.8 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com