TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avicultura em Góias

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

Avicultura em Goiás

A avicultura brasileira começou na década de 1940, com a introdução de raças hibridas no país, mais se intensificou somente na década de 1960, com a vinda de empresas norte americanas e canadenses e com o programa de galpões de mil frangos (ORTEGA, 1988).

A avicultura em Goiás tem crescido acima da média nacional, pois apresenta posição no país privilegiada, clima ideal e abundância de grãos para a produção de ração animal. A produção de frango é um dos componentes mais importantes no agronegócio goiano. A avicultura goiana possui excelente desenvolvimento genético, nutrição, sanidade e manejo de suas aves e do ambiente em que elas são criadas (SANTOS, 2004).

Goiás está entre os principais consumidores, produtores e exportadores de carne avícola no Brasil. O consumo per capta do estado vem se elevando ano após ano, isso devido ao alto preço da carne bovina que levou o consumidor a optar pela carne mais barata, a carne de frango. Entre 1994 – 2003 no Estado, a produção de carne mostrou grande desenvolvimento, através a genética e avanços a tecnologia que contribuiu para a qualidade do produto. De acordo com Pinazza e Lauandos (2000) o aumento da produção de carne de frango, é consequência da redução da idade de abate das aves diminuindo a alimentação, tornando os preços menores. A carne avícola representa uma economia de grande importância para o desenvolvimento do Estado de Goiás.

Segundo dados da Segplan (2007), Goiás é o maior produtor de aves do Centro-Oeste, com 40,5%, sendo Rio Verde, Itaberaí, Jataí e Urutaí os principais municípios produtores de aves do estado aves nesses municípios.

Revisão Bibliográfica

ORTEGA, A. C. (1988). RAÇÕES: da Especialização a Integração Vertical. (Dissertação de Mestrado), Campinas: IE/UNICAMP.

PINAZZA, L.A.P, LAUANDOS, L.P.J. Tecnologia de bico. Revista Agroanalysis. Rio de Janeiro, v.20, n.8; p20. ago 2000.

Santos, V. M. dos. PRODUÇÃO DE FRANGO SOJA E MILHO EM GOIÁS DE 1994 A 2003. Bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Goiás. Rua Engenheiro Correia Lima, Q.34, L. 17, Vila Mauá, Goiânia-G, 2004.

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO – SEGPLAN, 2007. Disponível em: HTTP://www.seplan.go.gov.br/sepin/viewrele.asp?cd_assunto=10&200700.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com