TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Avicultura

Exames: Relatorio Avicultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2013  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  2.384 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A avicultura brasileira é uma das atividades mais avançadas tecnologicamente, principalmente a de corte, atingindo níveis de produtividade comparados a países mais desenvolvidos no mundo, o que contribui de forma significativa para o fornecimento de proteína animal de baixo custo e geradora de riquezas para o país. Nesse sentido, os modernos processos de criação e industrialização associados à melhoria genética das aves têm levado a excelentes índices de conversão alimentar, precocidade, produtividade e sobrevivência. Na produção de frango de corte, integração vertical ocorre quando uma empresa coordena todo o processo produtivo, fornecendo o pinto de um dia e todos os demais insumos utilizados na produção e assistência técnica. Ou seja, a agroindústria indiretamente utiliza as instalações do produtor rural, fornecendo o pinto, ração, vacinas, medicamentos e acompanhamento veterinário. Ao produtor integrado compete o fornecimento dos demais insumos necessários à condução da atividade avícola.

Sendo assim, a produção integrada de frango de corte é como um dos pilares para o crescimento do setor avícola. Por meio desse processo, o produtor rural cria o frango, com subsídio das indústrias avícolas, e tem o compromisso de vender a sua produção à empresa, para o processo de industrialização do frango.

Procedimentos para recebimento dos pintos:

1. Preparo do Aviário

O preparo do galpão para o alojamento é de total importância, pois possibilita a base para que o lote de frangos de corte seja eficiente e lucrativo.

A limpeza e desinfecção do aviário são importantes para biossegurança, e que vai depender muito da idoneidade dos responsáveis.

O que deve ser verificado: limpeza e desinfecção do galpão, desmontar e lavar os equipamentos e expor ao sol, limpar e lavar silos de ração, varrer piso, telas e em volta do aviário, desinfetar e lavar o galpão com água sob pressão, desinfetar, vassoura de fogo no piso e áreas laterais do galpão e utilizar cal.

Depois de todo esse procedimento, laçar o aviário para vazio sanitário de aproximadamente 10 dias antes da chegada do lote.

2. Pré-alojamento e alojamento

Antes da chegado do lote e alojamento dos pintos é necessário que se faça um check-list para assim avaliar se o mesmo está adequado para receber as aves, controlando assim: a temperatura do galpão (aquecido para receber pintos de 1 dia), sistemas de fornecimento de ração e água e ventilação de ar.

É importante que sejam instalados termômetros para controle continuo de temperatura e umidade a fim de oferecer às aves conforto térmico evitando estresse.

Os bebedouros deveram ser ajustados quanto a sua vazão de água, para que não haja falta ou excesso de água causando grande umidade na cama.

Os comedouros devem ficar sempre cheios.

A cama de frango deve ser verificada periodicamente, evitando excesso de umidade através da absorção, isolante térmico e diminuir a excreta.

A ração fornecida foi farelada. O fornecimento de ração é feito a cada 2 dias ou conforme necessidade.

3. Fase Inicial, Crescimento e Final

O manejo deve ser de boa qualidade, priorizando a uniformidade do lote e assim, garantindo o máximo de produção e consequentemente maior lucratividade.

É importante que os boxes sejam rigorosamente observados para que se tenha certeza de que as aves estão se alimentando, consumindo água, que não estejam ofegantes, que não haja variação de temperatura (aglomeração de aves).

Os bebedouros devem ser regulados de acordo com o crescimento das aves, sendo posicionados a uma altura tal que a borda fique nivelada com o dorso das aves, devem ser limpos regularmente para evitar o acumulo de agente contaminantes.

Materiais e Métodos

Com orientação do professor da disciplina de Avicultura, ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo Garófallo Garcia, foram alojadas no dia 21 de março de 2012 às 12h00 as aves da linhagem COBB e oriundas do Incubatório da Brasil Foods S.A, lote experimental foi conduzido no setor experimental de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias onde foram distribuídos em boxes.

O galpão foi previamente preparado para o alojamento das aves, onde cada aluno ficou responsável por um boxe que deveria ser monitorado diariamente visualizando a regulagem e limpeza dos bebedouros, consumo de ração, mortalidade. Juntamente com os alunos de graduação do curso de zootecnia que cursavam a disciplina de avicultura, o galpão também era monitorado por mestrando, funcionários do aviário e alguns outros alunos voluntários. Semanalmente eram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com