TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve histórico e classificação dos agrotóxicos

Por:   •  28/4/2019  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Agrotóxicos

  1. Breve histórico e classificação dos agrotóxicos

Há mais de dois séculos, que os agricultores utilizam substâncias que preveniam os danos causados por pragas, sendo uma das primeiras o enxofre. No início do século XV começaram a utilizar outras sustâncias tóxicas como arsênio, mercúrio e chumbo e no século XVII começaram a empregar o sulfato de nicotina que era extraído das folhas de tabaco. 3. Há mais de meio século o Brasil faz uso de agrotóxicos industrializados e uma das primeiras substâncias aplicadas nas lavouras foi o diclorodifeniltricloroetano (DDT).

O ministério da saúde segundo a Portaria nº 329, de 2 de setembro de 1985 4 atribuiu a proibição, comercialização, o uso e a distribuição de produtos organoclorados destinados à agropecuária, exceto, para uso como iscas formicidas e de cupimicidas, combate a vetores de agentes etiológicos de moléstias, em uso emergencial na agricultura e na preservação de madeiras.

O DDT, como todos os demais organoclorados, foi banido, tendo em vista seus efeitos nocivos baseados na neurotoxicidade, no aumento de câncer de mama em mulheres, em alterações causadas pelos efeitos estrogênicos, além dos problemas ambientais, como rápida absorção e bioconcentração nos organismos, redução da capacidade reprodutiva das aves e alta estabilidade à decomposição ou à degradação ambiental. 5, 6, 7 

Um tema bastante controverso é o que se refere a classificação dos agrotóxicos, devido a várias denominações que têm sido empregadas para designar sua ação ou organismo alvo (defensivos agrícolas, biocidas, pesticidas, praguicidas, produtos fitossanitários e agrotóxicos). 7 Para a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA 10, o termo agrotóxico foi definido como sendo uma substância química ou mistura de substâncias utilizadas para prevenir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga, ou mesmo, para regular, desfolhar e dessecar plantas.

Pesticida, segundo o Codex Alimentarius é toda e qualquer substância
utilizada com o propósito de prevenir, destruir, atrair, repelir ou controlar qualquer
peste, incluindo espécies indesejáveis de plantas, insetos ou animais, durante as etapas de produção, armazenamento, transporte, distribuição e processamento do alimento ou ração animal (ou que seja fornecido aos animais para controle de ectoparasitas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com