TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLETA DA FAUNA EDAFICA PELO METODO PROVID

Por:   •  25/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.094 Palavras (17 Páginas)  •  1.526 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE EDUCAÇAO SUPERIOR NORTE –RS

DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

BIOLOGIA DO SOLO

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Acadêmicos:

Leonardo Oliveira

Vinicius da Silva

Frederico Wesphalen

2015        


1.COLETA DA FAUNA EDAFICA PELO METODO PROVID

1.1 INTRODUÇÃO

A biologia do solo é a ciência que estuda os organismos do solo e suas inter-relações, com o objetivo de conhecer o modo de vida, evolução e o manejo dos organismos do solo, assim como também analisar a fauna edáfica no desenvolvimento dos agroecossistemas.

O objetivo de trabalho é caracterizar os grupos de organismos mais importantes do solo, utilizar os principais métodos de avaliação da fauna edáfica, relacionar a ocorrência de organismos do solo com fatores bióticos e abióticos do meio, assim como também analisar a qualidade do solo do solo pelas espécies e quantidade de insetos encontrados em cada local onde foram colocadas as armadilhas.

O trabalho foi realizado seguindo o método PROVID (figura 1), o qual tem a utilização de uma armadilha, com o objetivo de buscar amostras da fauna epiedáfica do solo, levando em conta a facilidade de manuseio tanto a trabalho de campo ou laboratório.

As armadilhas foram instaladas em pontos escolhidos, segundo a natureza do trabalho a ser utilizado como base. (Artigo MÉTODO ALTERNATIVO PARA ESTUDAR A FAUNA DO SOLO        , 2007).

        

1.2 OBJETIVOS

  • Identificar os indivíduos presentes nas áreas amostradas;
  • Caracterizar as áreas quanto a fauna do solo;
  • Quantificar as diferenças de população dos indivíduos da fauna do solo;

1.3 MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi realizado no município de Frederico Westphalen, RS, durante o mês de maio de 2015. Foram escolhidas áreas conforme descritas a seguir, com o objetivo de avaliar diferença entre indivíduos e quantidade entre as três diferentes áreas escolhidas para a instalação das armadilhas. As três armadilhas foram instaladas em diferentes localidades, sendo duas nos campos experimentais do campus CESNORS-FW e uma em uma área de gramado no município de Taquaruçu do Sul-RS, as mesmas foram escolhidas para tentar representar melhor possíveis diferenças que ocorrem na biota do solo. As áreas se caracterizam da seguinte forma:
Área 1 – área de bosque do campus, coberto em totalidade por grama, com vegetação arbórea de araucárias, portem não representa área de floresta, visto que é executado corte de grama e limpeza de restos orgânicos que ali se depositariam.

Área 2 – área de experimentos do laboratório de pesquisa do professo Dr. Basso, tendo vegetação residual da cultura do milho que foi implantado para experimentos durante o verão.
Área 3 – área de pátio de um edifício, local sem restos vegetais que não sejam os do corte de grama. Para coleta dos indivíduos foi utilizada a Trampa Provid (FIGURA 1).

Ela é constituída por uma garrafa de plástico tipo Pet com capacidade de dois litros, contendo quatro aberturas na forma de janelas com dimensões de 6 x 4 cm na altura de 20 cm de sua base. Cada armadilha foi instalada a campo por um período de sete dias, contendo em seu interior 200 mL de álcool 70% mais 3-5 gotas de formol a 2 %. Elas foram enterradas no solo de modo que os bordos dos frascos ficassem ao nível da superfície do solo. (Artigo MÉTODO ALTERNATIVO PARA ESTUDAR A FAUNA DO SOLO        , 2007)

[pic 1]

FONTE: Artigo MÉTODO ALTERNATIVO PARA ESTUDAR A FAUNA DO SOLO        

FIGURA 1: Método da armadilha Provid.

Em cada uma das áreas foi instalada uma única armadilha, totalizando assim 3 amostras, uma por área. As armadilhas ficaram instaladas a campo durante quatro dias, sendo feita uma só coleta para cada ponto. Após a coleta foi executada a contagem e identificação dos indivíduos encontrados em cada uma das amostras.

Após o trabalho de laboratório foram realizados os cálculos de riqueza, abundância e diversidade.

1.4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os indivíduos presentes no solo representam um papel muito importante, principalmente quando fala-se em agricultura sustentável, pois estes melhoram a parte física e química do solo, como já visto nas aulas ministradas pelo professor Dr. Rodrigo Ferreira da Silva. Foram coletados 646 indivíduos, sendo eles distribuídos da seguinte forma, 220 na área 1, 231 na área 2 e por fim  195 na área 3. Os grupos foram distribuídos em 9 grupos: Aranae, Chilopoda, Coleoptera, Collembola, Diptera, Himenoptera, Isoptera, Lepdoptera, Molusca,  Orthoptera. O grupo que predominou nas coletas foi o da ordem Collembola, com 378 indivíduos.

Os dados obtidos nas coletas foram transformados em tabelas para uma melhor, compreensão dos resultados, e estão alocados abaixo:

Área 1

Tabela 1.1:

Ordem

Nº de animais

Diptera

25

Hymenoptera

39

Collembola

112

Isoptera

4

Coleoptera

15

Orthoptera

17

Araneae

8

        

Cálculos a partir dos dados coletados na área 1:

Riqueza: 7

Total de indivíduos: 220

Riqueza de Margaleff (D)

D= S–1/Log N              D= 7–1/Log 220          D= 2,820

Índice de Simpson (C)

        Cálculos do Índice de Dominância (C Dom) para:

Tabela 1.2

                                                                                                                _

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (291.5 Kb)   docx (80.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com