TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartografia Abordando Seus Conceitos

Por:   •  26/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 9

Nessa Unidade estudaremos o assunto referente à Cartografia abordando seus conceitos, os tipos de projeções, os tipos de representações e os tipos de escalas. Levando em consideração todos os avanços tecnológicos da atualidade, em uma era de satélites sofisticados, equipamentos de sistemas de posicionamento global de alta precisão e programas de processamentos de dados geoespaciais cada vez mais complexos, é indispensável o conhecimento das técnicas de cartografia que estão inseridas em todas essas evoluções.

Levando em consideração o que estudamos referente às diferenças entre Cartas e Mapas, bem como suas subclassificações quanto aos objetivos e escala, faça a seguir as seguintes associações:

  1. Planta
  2. Carta
  3. Mapa
  • ( ) Representação gráfica, em geral de uma superfície plana e numa determinada escala, com a representação de acidentes físicos e culturais da superfície da terra, ou de um planeta ou satélite.
  • ( ) Representação dos aspectos naturais ou culturais da terra, destinada a fins práticos da atividade humana, permitindo a avaliação precisa de distâncias, direções e a localização plana, geralmente em média ou grande escala, de uma superfície da terra, subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecendo a um plano nacional ou internacional.
  • ( ) São representações cartográficas utilizadas para apontar elementos de forma minuciosamente detalhada. as escalas utilizadas são sempre muito grande, geralmente maiores de 1:1.000 (tipo 1:250, 1:100, 1:50 etc.), utilizadas para representar rede de água, rede de esgoto, loteamento entre outros.

Marque a sequência correta. 

Escolha uma:

[pic 1]a. 3, 2, 1. [pic 2]

É um sistema que transporta os elementos do globo para os mapas de maneira mais fiel possível, buscando dessa forma transferir a realidade das dimensões da superfície da terra para uma superfície plana transformada geometricamente. Essa definição refere-se a qual das alternativas a seguir?

Escolha uma:

[pic 3]a. WGS1984

[pic 4]b. Projeção Esferográfica

[pic 5]c. Sistema Sirgas2000

[pic 6]d. Projeção Cartográfica [pic 7]

Quanto ao assunto que estudamos referente ao tipo de superfície projetada na Projeção Cartográfica, faça a seguir as seguintes associações:

  1. Poliédrica
  2. Cilíndrica
  3. Planas

( ) Quando a superfície representada é projetada em um formato cilíndrico.

( ) Quando a superfície representada é projetada em um plano.

( ) Quando a superfície representada é projetada em um formato no qual se unem vários planos de projeção.

Marque a sequência correta:

Escolha uma:

[pic 8]a. 3, 2, 1.

[pic 9]b. 1, 2, 3.

[pic 10]c. 2, 3, 1. [pic 11]

[pic 12]d. 2, 1, 3.

Estudamos na Unidade I que conforme a escala, os Mapas e Cartas se subclassificam em outras tipologias, sendo uma delas a Carta Topográfica. Em relação a essa referida carta, aponte a seguir qual das alternativas é a considerada CERTA:

Escolha uma:

[pic 13]a. Não possuem riquezas de detalhes igual as demais, haja vista sua escala ser considerada pequena (1:500.000, 1:750.000, 1:1.000.000 etc.).

[pic 14]b. É uma representação bastante detalhada e com bastante precisão. Sua elaboração se dá a partir de levantamentos topográficos e levantamentos aerofotogramétricos (fotografias aéreas), com uma escala de trabalho e representação de 1:5.000 ou maior.

[pic 15]c. São representações cartográficas utilizadas para apontar elementos de forma minuciosamente detalhada. As escalas utilizadas são sempre muito grande, geralmente maiores de 1:1.000 (tipo 1:250, 1:100, 1:50, etc), utilizadas para representar rede de água, rede de esgoto, loteamento entre outros.

[pic 16]d. É utilizada para representação planimétrica a altimétrica, utilizando quase sempre uma base cartográfica já existente. A escala de trabalho e representação para essas cartas são médias, compreendidas entre 1:25.000 e 1:250.000. [pic 17]

Iniciamos nosso conteúdo vendo que a Cartografia é fundamental para o geoprocessamento, bem como estudamos algumas definições relacionadas à mesma. Portanto, levando em consideração as definições estudadas, aponte qual das alternativas a seguir não corresponde de forma correta com a Cartografia:

Escolha uma:

[pic 18]a. É o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos.

[pic 19]b. É parte de um conjunto de tecnologia que compõe o geoprocessamento. Suas possibilidades permitem criar e recriar dados geográficos georreferenciados, modelos de paisagens, fenômenos socioeconômicos, entre outros. [pic 20]

[pic 21]c. É uma ferramenta de uso direto e indissociável da geografia e também por outras ciências como a biologia, engenharias, arqueologia entre outras.

[pic 22]d. É a ciência voltada à produção de mapas e cartas, composta de uma gama de conhecimentos de cunho técnico, artístico e cientifico.

Em relação ao que estudamos no capítulo 3 da Unidade I, referente à representação planimétrica, aponte dentre as alternativas a seguir qual delas não corresponde com a mesma, sendo dessa forma considerada ERRADA:

Escolha uma:

[pic 23]a. A representação planimétrica subdivide-se em duas partes, de acordo com os elementos que cobrem a superfície do solo, ou sejam, físicos ou naturais e culturais ou artificiais.

[pic 24]b. Os elementos físicos ou naturais levados em consideração na representação planimétrica basicamente são a Hidrografia e Vegetação, podendo ainda ser representados demais elementos como Relevo, Solo e Geologia, sem associação com a altimetria.

[pic 25]c. Os elementos culturais ou artificiais levados em consideração na representação planimétrica são o tipo de Sistema Viário, Linhas de Limite, Linhas de Transmissão e Comunicação, Unidades Político-Administrativas e Localidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com