TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constituição de fibra de lã

Projeto de pesquisa: Constituição de fibra de lã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.890 Palavras (12 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

A lã é derivada do pêlo da ovelha ou carneiro que, depois de tosquiado, é processado industrialmente para usos têxteis, limpeza, e coloração, é de natureza protéica (queratina), muito se assemelha ao cabelo humano, possui boa afinidade tintorial, não suja com facilidade e de difícil combustão, porém é de baixa resistência ao atrito, pode ser atacada por traças, insetos e fungos, não resiste a produtos químicos e exige precauções durante a conservação. O tecido feito com a fibra de lã serve como isolante térmico, mantém a temperatura do corpo em média 5 a 8 graus mais baixa em comparação com tecidos sintéticos expostos ao sol, possibilita uma tranpiração do corpo, é naturalmente elástico (na ordem de 30% sem deformação do pelo) , portanto mais confortável e não amassa.

Constituição da fibra de lã

Ela é constituída pela cutícula que é a parte exterior do pêlo e é formada por pequenos escamas córneas, de forma quadrangular, que se sobrepõem uma às outras;

e pela parte cortical que constitui a maior parte do pêlo e é formada por células compridas em forma de fuso, unidas entre si, no seu interior encontram-se os pigmentos que dão variadas colorações às lãs.

Composição química (com exclusão da suarda)

Carbono = 50,5 %

Hidrogênio = 6,8 %

Nitrogênio = 16,8 %

Oxigênio = 20,5 %

Enxofre = 5,4 %

Propriedades

- Escamosidade: é uma particularidade da cutícula, são pequenas escamas quadrangulares que recobrem a fibra da lã (maior quantidade à medida que a fibra da li é mais fina). Grande escamosidade da lã se deve à elasticidade e afeltramento nos tecidos de alta qualidade;

- Ondulação: todas as fibras da lã são mais ou menos onduladas. São uniformes quando se considera o conjunto de fibras. As ondulações devem ser sempre da mesma natureza e essa regularidade denomina-se caráter.

- Denominações: lisa ou achatada; direção contínua, igual e de forma regular, forma espiralar; normal; ondulação chega à metade do círculo; superior; passa da metade, lembrando o tecido das telas de arame.

- Finura: é a medida do diâmetro transversal de uma fibra de lã. Varia de 10 a 60 micras. Determinadas pelas raças, variedades, individualidade, sexo, idade, regiões do corpo, influência do meio;

- Comprimento: está relacionada com a finura, onde uma maior finura corresponde um menor comprimento. Pode ser natural: é o comprimento de fibra de lã depois de desondulada.

- Resistência: é necessária que suas fibras tenham estrutura regular e homogênea e que possuam suficiente suarda, além do mesmo diâmetro em todos os seus pontos. E o que opõe à lã á sua ruptura por tracionamento. Tal resistência à tração tem muita importância, porque na fabricação dos fios e tecidos, as fibras são submetidas a esforços de torção e tração consideráveis.

- Suarda: substância gordurosa, semifluida, elaborada pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, encontradas na pele para cobrir e proteger a fibra de lã, da ação atmosférica e demais agentes exteriores. Composta por parte solúvel em água (sais alcalinos, ácidos graxos, ácidos voláteis, etc) e parte insolúvel na água, a lanolina ou gordura da lã. A qualidade varia de fluída à pastosa. Sua coloração vai do branco ao amarelo-escuro. A cor preferível é o amarelo-claro. As lãs são suaves e fortes, quando a suarda é abundante, muito fluída, rica em lanolina, porém áspera e menos resistente quando pastosa, abundante e rica em estearina. Quando a suarda é encontrada com pouca quantidade, pobre em lanolina, as lãs são secas e fracas.

- Elasticidade: é a propriedade que tem a lã de recuperar seu comprimento, ondulação e direção primitiva, depois de estirada. Quanto mais elástica, tanto mais resistente e forte. A elasticidade provém, em parte, das ondulações e da constituição das células corticais ou escamas. Daí serem mais elásticas as lãs finas, que as grossas.

- Flexibilidade: é a propriedade que a lã tem de dobrar-se sem se romper. As lãs finas possuem maior flexibilidade que as grossas

- Suavidade: está relacionada à finura e a qualidade da suarda. Quanto mais suarda fluída e de qualidade, tanto mais suave é a lã. As lãs finas são mais suaves que as grossas.

- Brilho: é a particularidade das lãs de refletir a luz, depende da posição das células cuticulares que se manifestam na sua verdadeira expressão, nas lãs lavadas;

- Cor: a cor natural da lã é a branca , entretanto, existem algumas raças que possuem a cor cinza, parda ou mesmo negra.

- Qualidade: é a reunião de todas as propriedades referidas (finura, ondulação, resistência, cor, suavidade) bem distribuídas nas mechas e nos velos.

- Higroscopicidade: é a tendência que a lã tem em absorver a unidade. A lã é uma das mais higroscópica das fibras. Uma lã que se elimina a umidade toma-se seca quebradiça e áspera. Quando a falta de umidade for excessiva podem ser atacadas por fungos (conhecidos vulgarmente por "carvões") onde a lã adquire coloração escura e perde a elasticidade e resistência.

- Limpeza: depende da porcentagem das matérias estranhas que as acompanham. É mais limpa quanto menos impurezas contiverem. A mais freqüente é a terra, sementes, folhas.

- Rendimento: é a porcentagem de lã limpa que se obtém depois da lavagem das lãs. Esse rendimento depende do estado de limpeza e da quantidade de suarda da lã. Exemplo: Lã Merina 43 a 49%, cruzas finas 56 a 71%.

- Mecha: as fibras de lã formam agrupamentos denominados mechas. Estas apresentam formas características que se prendem diretamente às fibras, permitindo pelos seus aspectos formar um juízo sobre a classe e qualidade das lãs. Assim pela densidade do comprimento que apresentam, podemos julgar o rendimento; pela uniformidade e ondulação, a qualidade.

-- Densidade da mecha: número de fibras que se contém por unidade de superfície.

-- Uniformidade da mecha: igualdade de comprimento e finura das fibras que a compõem e também pela igualdade de diâmetro que estas apresentam em toda a sua extensão. Força da mecha: resistência que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com