TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construções Agricultura Auto Sustentável

Por:   •  1/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Agricultura auto sustentável

A agricultura auto sustentável não é sinônimo de subsistência, mas de uma utilização sustentável do próprio ambiente. Não quer dizer que é pré- histórica, é possível ter uma área auto sustentável com utilização de tecnologia e maquinário de ponta. Inclusive, quanto mais tecnológico, melhor será o sistema. Pode ser feita com interação entre culturas, como SAF’s, entre espécies animais. Agricultura sustentável não quer dizer um sistema retrógrado, mas sim um sistema bom ecologicamente.

O desenvolvimento sustentável para a agricultura tem como objetivo a utilização de tecnologias adequadas para o uso e manejo dos recursos naturais disponíveis, previsão e prevenção dos impactos negativos, tanto sociais como econômicos e ou ambientais, visando um agrossistema produtivo e rentável ao longo do tempo.

“A agricultura, para permanecer produtiva, tem que preservar a terra, bem como a fertilidade e a saúde ecológica da terra; ou seja, a terra precisa ser bem usada. Portanto, há mais um requisito: para que a terra seja bem usada, as pessoas que a usam devem conhece-la bem, estar muito motivadas para fazer com uso dela, saber como usá-la, ter tempo para usa-la do modo correto e ter recursos para explorar essa terra como convém.” (BERRY, 1990)

Exemplos de fazendas sustentáveis:

Fazenda Rio do Pedro

A propriedade de 1.385 hectares, que fica em Santa Maria do Oeste, na região Oeste, venceu no final de 2017 o Prêmio Fazenda Sustentável, superando outros 46 produtores de todo o Brasil. O prêmio foi conquistado graças à integração de três atividades – agricultura, pecuária e floresta – e um sistema de rotação de culturas em que um cultivo nunca se repete na mesma área. O resultado foram produções de soja e milho que superam em mais que o dobro a média nacional.

Fazenda Frankanna

Do município de Carambeí, nos Campos Gerais, vem um trabalho que se tornou referência no manejo integrado de pragas, técnica que busca manter o ecossistema da soja o mais próximo possível do equilíbrio. Esse manejo colabora com a sustentabilidade da lavoura e a preservação do meio ambiente a longo prazo, reduzindo em até 50%  o uso de inseticidas, substituindo-o pelo controle biológico.

https://www.facebook.com/fazendafrankanna/

Fazenda Tometec

O Tomate em Cultivo Sustentável é um programa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que está presente em 15 municípios paranaenses. Por meio de técnicas como plantio direto, rotação de culturas, plantio em nível e fertirrigação por gotejamento, garante um tomate limpo, resistente e de melhor qualidade. Mais saudável para o consumidor, também garante ao agricultor um preço melhor pelo produto.

Fazenda Iguaçu

Em Céu Azul, também na região Oeste, a Fazenda Iguaçu possui um sistema que aproveita os dejetos animais para produzir biogás e transformá-lo em energia elétrica. Uma das maiores produtoras de leite da região, a fazenda tem 80% da energia utilizada gerada pelo sistema. No município de Entre Rios do Oeste, um projeto de biogás desenvolvido pela Copel vai interligar 19 propriedades utilizando a mesma tecnologia.

Fonte: https://www.topview.com.br/self/agricultura-sustentavel-no-parana/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com