TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESEMPENHO DO TUCUPI COMO FONTE DE ADUBO ORGÂNICO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES, PARA A PRODUÇÃO DA CULTURA DE CEBOLINHA

Por:   •  1/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.581 Palavras (15 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM CURSO DE AGRONOMIA

[pic 1]

DELCIELE MONIQUE ROQUE DA CUNHA

PAULINA HENN

DESEMPENHO DO TUCUPI COMO FONTE DE ADUBO ORGÂNICO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES, PARA A PRODUÇÃO DA CULTURA DE  CEBOLINHA

SANTARÉM-PARÁ

2018

DELCIELE MONIQUE ROQUE DA CUNHA

PAULINA HENN

DESEMPENHO DO TUCUPI COMO FONTE DE ADUBO ORGÂNICO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES, PARA A PRODUÇÃO DA CULTURA DE CEBOLINHA

Trabalho de Conclusão de Curso I, apresentado ao Departamento de Ciências Agrárias do Centro Universitário Luterano de Santarém – CELUS/ULBRA, como um do requisito para obtenção de nota parcial de grau no Curso de Bacharelado em Agronomia pelo Centro Universitário Luterano de Santarém.

Orientador: Profº. Esp. Edson Pereira dos Reis

SANTARÉM-PARÁ

2018

Epígrafe

O saber se aprende com os mestres e os livros.

A sabedoria se aprende com a vida e com os humildes.

                                                      Cora Coralina.

TITULO DO PROJETO:

Desempenho do tucupi como fonte de adubo orgânico em diferentes concentrações, para a produção da cultura de cebolinha (Allium fistulosum L.).

SUBÁRIA:

Diferentes dosagens de tucupi e  seu desempenho para a produção da cultura de cebolinha  (Allium Fistulosum L), para produção.

ACADÊMICOS (AS):

Delciele Monique Roque da cunha.

Paulina Henn.

INSTITUIÇÃO ENVOLVIDA:

Centro Universitário Luterano de Santarém- CEULS/ULBRA.

FINALIDADE:

Obtenção do título de Engenheira Agrônoma no curso Bacharelado em Agronomia.

PERÍODO:

Agosto a Dezembro de 2018.

     

1 Definição do Tema:

        Desempenho do tucupi como fonte de adubo orgânico em diferentes concentrações para produção da cultura de cebolinha (Allium Fistulosum L).

2 Delimitação do tema

 

        Avaliação do melhor desempenho do tucupi nas diferentes concentrações na produção de cebolinha (Allium Fistulosum L).

3 OBJETIVOS

3.1 Geral

        Avaliar o melhor desempenho do tucupi como adubo orgânico em diferentes concentrações na cultura de cebolinha (allium  Fistulosum L) para produção.

3.2 Específico

        Verificar o desempenho do tucupi como fonte de adubo orgânico em diferentes concentrações, na cultura de cebolinha, em todas fases do desenvolvimento das plantas em canteiros, no período de 3 meses.

- Observar e obter os melhores resultados apresentados pelas plantas, em cada concentração diferente.

-Gerar e adaptar conhecimento para o uso do tupi como adubo orgânico, como forma de economia para o pequeno produtor.

-Desenvolver conhecimento para evitar um problema recorrente como a poluição ambiental gerado pelo descarte inadequado do tucupi.

      Estudar qual, dentre as várias concentrações do tucupi aplicadas, melhor resultado apresentará como adubo orgânico na produção da cultura de cebolinha (Allium Fistulosum L).

4 PROBLEMATIZAÇÃO

A manipueira produzida nas casas de farinha em Santarém-Pará, recebem algum tratamento para neutralizar seu efeito contaminante antes de serem descartadas?

Quanto a poluição ambiental, que resulta do processamento da mandioca para a produção de farinha de mesa e amido, segundo Fioretto (1994), uma fecularia e uma casa de farinha que processem, cada uma, uma tonelada de raízes/dia equivalem respectivamente, a poluição causada por 200-300 e 150-250 habitantes/dia.

A manipueira é um resíduo líquido, que resulta da prensagem da massa da mandioca ralada para a extração do amido ou da produção de farinha de mesa. Quando  o líquido residual é de coloração amarela, é chamado de tucupí, sendo muito utilizado em pratos regionais que tem grande valor sociocultural para as pessoas da região norte do país. O grande problema é quando a procedência do líquido são raízes brancas, o líquido então é chamado de manipueira e não tem valor comercial, sendo assim, é descartado em lugares impróprios, o que pode gerar muitos transtornos próximos aos locais de processamento de mandioca. Para cada tonelada de mandioca processada gera 300 L de resíduo concentrada e 1.300 L de resíduo diluído. No Estado do Pará existem casas de farinha que processam 200 t/dia de raízes de mandioca, o resíduo concentrado chega a 6m³ diariamente.(BOTELHO et al).  

 

5 JUSTIFICATIVA

             A agricultura familiar é responsável pela produção da mandioca, principal alimento consumido no estado do Pará, a mandioca é muito versátil, vai de alimento á matéria-prima para a produção do principal  produto paraense, a farinha de mesa, e também o amido, esse mercado movimenta 4 milhões de toneladas de raízes que serão processadas e transformadas no alimento.(BOTELHO et al,2010). A agroindústria que processa a mandioca produzida no Estado , produz a farinha de mesa e o amido e uma grande quantidade de resíduos sólidos: casca marrom, entrecasca, descarte, crueira, e líquidos manipueira ou tucupi  que, quando descartados em lugares impróprios , podem se transformar em problemas para as pessoas, devido seu alto poder contaminante, pode também comprometer o ambiente onde for descartado. Porém, são resíduos que possuem nutrientes que podem ser utilizados como fonte de fertilizante orgânico, para outras culturas, e também para a melhor produtividade  da própria mandioca. Há evidências que a manipueira pode controlar ervas invasoras, bem como insetos, especialmente na produção de hortaliças cultivadas em canteiros (BOTELHO et al,2010).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com