TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENTES SUBSTRATOS UTILIZADOS NA FORMAÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO TESTADOS COM GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI (Vigna unguiculata)

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

DIFERENTES SUBSTRATOS UTILIZADOS NA FORMAÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO TESTADOS COM GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI (Vigna unguiculata)

Pablo Vinicius Macedo da COSTA1, Antonio Santana Batista de OLIVEIRA FILHO1, Gean Isaac Lopes SOUSA1, Jaqueline Carneiro de SOUSA1, Felipe Miranda MACHADO1, Jhonatan Lopes de MIRANDA1, Leandro Pereira REZENDE2

1 - Curso de Engenharia Agronômica, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Campus Balsas; primeiroautor@yahoo.com.br*;

2- Professor Substituto/ Departamento de Agronomia, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Campus Balsas.

RESUMO: A compostagem é um processo biológico aeróbio de trato e estabilização de resíduos orgânicos para a produção do composto orgânico.  Objetivou-se produzir adubo orgânico com diferentes substratos testando sua eficiência na germinação de sementes de feijão-caupi. Utilizou-se 06 bacias perfuradas e numeradas de 1 a 6. Os materiais utilizados para montagem das composteiras foram: esterco bovino, esterco de aves, material vegetal, material animal, restos de comida, pó de serragem e palha de arroz dispostos em camadas alternadas. Ao fim do processo de decomposição montou-se 08 vasos de germinação, com as compostagem areia estéril e esterco. Os estercos foram utilizados para fornecer microorganismos, a palha de arroz e pó de serragem: carbono e nitrogênio, e o lixo orgânico: os nutrientes para o húmus. Após 15 dias o adubo estava pronto para ser utilizado. As composteiras com material de origem vegetal terminaram o processo de decomposição primeiro, ao contrário das que tinham resto de comida e material de origem animal. Com o composto pronto, montou-se os vasos de germinação em garrafa peti com 10 sementes de feijão-caupi. Observou-se que na areia estéril, no esterco bovino, e os compostos de material de origem vegetal se desenvolveram melhor, as que continham material de origem animal não apresentaram um bom desenvolvimento. Conclui-se que os materiais testados podem ser utilizados na produção de adubo orgânico. Todas as composteiras produziram um composto húmico. Os de origem animal demoram mais dias em decomposição.

Palavras-chave: Compostagem. Esterco. Plântulas. Pó de Serragem.


P. V. M. COSTA; A. S. B. OLIVEIRA FILHO; G. I. L. SOUSA; J. C. SOUSA; F. M. MACHADO; J. L. MIRANDA; L. P. REZENDE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (172.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com