TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE MUDA DE TOMATE CEREJA EM DIFERENTES SUBSTRATOS

Por:   •  6/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO DE MUDA DE TOMATE CEREJA EM DIFERENTES SUBSTRATOS

 

 

 

JHONATAN ALVES

 

 

 

 

 

 


[pic 2]

 

 

DESENVOLVIMENTO DE MUDA DE TOMATE CEREJA EM DIFERENTES SUBSTRATOS

 

 

 

 

JHONATAN ALVES

 

 

 

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Bacharelado em Agronomia da Faculdade da Amazônia, como requisito de aprovação parcial na disciplina de Metodologia Cientifica, ministrada pela docente Elonha R. Santos.

 

 

 

                                                           

 

 

                                                           


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        6

3 PROBLEMÁTICA        7

4 HIPÓTESE        8

5 MATERIAL E METODOS        9

6 RESULTADOS ESPERADOS        10

7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


 

1 INTRODUÇÃO    

 

         O tomateiro é uma hortaliça de grande importância econômica sendo a mais produzida em todo o mundo, devido a suas adaptações climáticas pode ser facilmente produzida em todo o Brasil (Filgueira, 2013).  Segundo Correa et. al. (2012), a variedade tipo cereja (Solanum lycopersicum var. cerasiforme), tem ganhado destaque e sua produção vem crescendo nos últimos anos.

         Umas das etapas mais importantes do sistema produtivo de hortícola é a produção de mudas, uma vez, que vai determinar o empenho final das plantas tanto no ponto de vista nutricional, quanto do tempo necessário à produção (ALVES et al. 2012).  Pois uma mal formada e debilitada compromete todo o desenvolvimento da cultura aumentando seu ciclo e, em muitos casos, ocasionando perda de produção.

        A produção de mudas no Brasil utiliza um grande volume de substratos, insumo indispensável também em diferentes segmentos da horticultura. Grande parte dos substratos é produzida utilizando a turfa como componente principal, mas são crescentes os esforços visando à substituição deste material, devido a questões de proteção ambiental (FREITAS et al., 2013a). Neste contexto, a utilização de substratos orgânicos está sendo bastante utilizados não só por atenderem as necessidades dos vegetais como também por serem de baixo custo e, sobretudo por não serem poluentes e assim contribuir para a preservação do meio ambiente (SILVA JÚNIOR et al. (2014).

         Os substratos orgânicos usados na produção de mudas são formados por materiais orgânicos que contribuem na retenção de umidade, fornecimento de parte dos nutrientes, aumento da difusão de oxigênio para as raízes, capacidade de troca de cátions (CTC) e regulação do pH, e sustentação física necessária para assegurar o desenvolvimento da planta com qualidade (CAMARGO et al., 2011; PESSOA et al., 2012). Os substratos devem estar livres de fitopatógenos e sementes de plantas indesejáveis, bem como serem compostos por materiais de baixo custo, fácil aquisição (FACHINELLO et al., 2005), longa durabilidade e recicláveis, ou ainda desenvolverem métodos para reaproveitamento e melhoria das condições químicas e físicas do solo. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho será avaliar o desempenho de diferentes substratos alternativos no desenvolvimento de mudas de tomate tipo  cereja em Vilhena – RO.


2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

         O tomate (Solanum lycopersicum) é a hortaliça de maior importância econômica no Brasil, sendo umas das mais consumidas tanto in natura  quanto na forma processada (SOARES et al. 2012). O tomate tem destaque especial, tanto do ponto de vista econômico quanto social, pelo volume de produção, volume comercializado e geração de empregos (BARROS et al., 2014, GUERRA et al. 2014). Segundo Correa et. al. (2012), a variedade tipo cereja (Solanum lycopersicum var. cerasiforme), tem ganhado destaque e sua produção vem crescendo nos últimos anos.

         Para a produção de mudas o elemento mais complexo é o substrato. Sendo responsável por ocasionar a nulidade ou irregularidade de germinação, a má formação das plantas e o aparecimento de sintomas de deficiência ou excesso de alguns nutrientes. O substrato deve apresentar características físicas, químicas e biológicas apropriadas para que possa permitir pleno crescimento das raízes e da parte aérea (SETUBAL & AFONSO NETO, 2000). Medeiros et. al. (2013) reforça substrato é importante na formação da muda, devendo apresentar condições adequadas à germinação e desenvolvimento do sistema radicular das plântulas. Silva et al. (2012), ao avaliar um um substrato orgânico e um comercial (Plantmax®) na produção de mudas de tomate cereja cv. Samambaia verificaram que substrato orgânico promoveu maior produção de massa seca da raiz e massa seca da parte aérea quando comparado ao substrato comercial. Nos últimos anos os substratos orgânicos estão sendo bastante utilizados pelos viveiristas, não só por atenderem as necessidades dos vegetais como também por serem de baixo custo e, sobretudo por não serem poluentes e assim contribuir para a preservação do meio ambiente (SILVA JÚNIOR et al. 2014).


3 PROBLEMÁTICA  

           Atualmente a preocupação com o meio ambiente tem ocasionado à mudança de pensamento, no que diz respeito à produção de mudas a busca por substrato alternativa não poluente tem sido estudada. No substrato inorgânico a maioria dos ingredientes decompõe-se rapidamente, e o resultado é um substrato comprimido que inibe a circulação de ar entre as raízes. Seu uso excessivo pode prejudicar o próprio solo, diminui o oxigênio para as plantas e a qualidade da plantação. Por isso o adubo orgânico é o mais indicado por ser natural e não ter adição de química, mas mesmo assim, enriquece o solo, eleva a resistência das plantas, evitando o aparecimento de pragas, doenças e ajuda o solo a armazenar maior quantidade de água.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com