TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição do Alface Lactuva Sativa Tudo Sobre a Planta

Por:   •  6/10/2019  •  Seminário  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

       

Alface- Lactuva sativa

   

Nome Científico: Lactuca sativa,

Família: asteracae

Nome Popular:  Alface

Descrição botânica

Alface (Lactuva sativa) originou – se de espécies silvestres Originária do Leste do Mediterrâneo, é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas.

A planta é herbácea, com  caule diminuto ao qual se prendem as folhas. Estas são amplas e comestíveis e crescem em roseta,em volta do caule, podendo ser lisas ou crespas, formando ou não uma “cabeça”, coloração em vários tons de verde ou roxa, conforme a cultivar.

O sistema radicular é muito ramificado e superficial, explorando apenas os primeiros 25 cm de solo, quando a cultura é transplantada. Em semeadura direta, a raiz pivotante pode atingir até 60 cm de profundidade.

O

. O caule do alface na verdade é uma haste verde e flexível, em razão da baixa concentração de tecido lenhoso.

Clima e época de plantio: dias curtos e temperaturas amenas ou baixas favorecem a etapa vegetativa do ciclo, constatando-se que todas as cultivares produzem melhor sob tais condições. Ao longo dos anos os fitomelhorista desenvolveram cultivares adaptadas ao plantio também durante a primavera e verão, sendo possível plantar e colher alface, de boa qualidade, ao longo do ano.

Forma de propagação e de plantio

A propagação da Alface se dá por meio de sementes, ou seja sexuada.

Forma de plantio : A cultura pode ser iniciada com semeadura em bandeja ou sementeiras (com profundidade entre 1-2 cm) e posterior transplantadas para o canteiro( forma indefinitiva) essa é a forma que mais vem sendo utilizada no Brasil pelos grandes produtores, pois a forma definitiva exige um maior preparo do canteiros e acaba ocorrendo falhas na germinação inviabilizando essa técnica.

A retirada das mudas da sementeira deve se ter um cuidado extra é aplicável às raízes, as quais não podem estar emboladas, dobradas ou serem plantadas em grande profundidade escolhendo as mais vigorosas.

Fazer o transplante das mudas nos horários mais frescos do dia, principalmente no  final da  tarde ou em dias nublados.

Fazer a irrigação da sementeira e do canteiro definitivo antes do transplante. O espaçamento indicado para o cultivo da alface é de 25- 30cm

Solo e abudações

O alface prefere solos argilo-arenosos (textura média), ricos em matéria orgânica e com boa capacidade de retenção de água. A faixa de pH 6,0 a 6,8 é mais propícia.

A germinação desta hortaliça pode durar de 4 a 6 dias. Quando ela apresentar de 2 a 3 folhas (medindo entre 8 e 10 centímetros), poderá ser replantada em canteiros devidamente adubados. Lembrando que as condições de espaçamento ideal determinam 30 centímetros entre as plantas.

O adubo a ser utilizado é do tipo orgânico, geralmente feito à base de esterco de animais ou material chamado composto. O habitual é aplicar 20 litros de adubo por metro quadrado do canteiro e/ou terreno. Contudo, é importante que a adubação seja realizada após análise do solo, para que a oferta de nutrientes não seja insuficiente ou para que não haja sobrecarga de material.

Obs: As mudas escolhidas para o transplante devem estar em boa apresentação, fortes e sadias. Um cuidado extra é aplicável às raízes, as quais não podem estar emboladas, dobradas ou serem plantadas em grande profundidade.

Tratos culturais

A cultura é altamente exigente em água, portanto, as irrigações devem ser frequentes e abundantes, devido a ampla área foliar e à evapotranspiração intensiva, bem como ao sistema radicular delicado e superficial e à elevada capacidade de produção.

A cobertura dos canteiros com casca de arroz,  bagaço de cana ou outros materiais é uma prática altamente recomendável, porque, além de evitar as capinas, conserva a umidade do solo e melhora sensivelmente a qualidade da alface.

O controle de ervas daninhas, efetuando por meios mecânicos ou manualmente, deve ser feito superficialmente, prevenindo-se danos ao sistema radicular, muito superficial. Durante o desenvolvimento da planta, é necessário dar 1 ou 2 capinas, quando se aproveita para fazer também um afofamento no canteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com