TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTANCIA DAS PLANTAS DE COBERTURA NO CULTIVO DA ALFACE

Por:   •  27/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANA

CAMPUS DOIS VIZINHOS

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E GRADUAÇÃO

CURSO DE AGRONOMIA

IMPORTANCIA DAS PLANTAS DE COBERTURA NO CULTIVO DA ALFACE

RENAN BROTI RISSATO

RICARDO RAMOS RIELLE

RODRIGO EVERS

DOIS VIZINHOS

2016

 

RENAN BROTI RISSATO

RICARDO RAMOS RIELLE

RODRIGO EVERS

IMPORTANCIA DAS PLANTAS DE COBERTURAS NO CULTIVO DA ALFACE

        Trabalho de graduação apresentado como avaliação parcial á disciplina de Metodologia de Pesquisa do Curso de Agronomia do 1º Semestre da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador(a): Prof.(a) Ms, Dr. Dalva Paulus

DOIS VIZINHOS

2016

Sumário  

RESUMO        3

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS        4

DESENVOLVIMENTO        5

Revisão da Literatura        6

Materiais e Métodos        7

CONCLUSÃO E RESULTADOS ESPERADOS        7

REFERENCIAS        8


RESUMO

O presente trabalho traz a proposta de se analisar a melhor planta de cobertura para o solo no cultivo da alface, levando em consideração a importância dessas plantas para o cultivo e o grande benefícios que podem trazer ao produtos, mas obviamente que se deve utilizar a planta que traz o maior beneficio possível.

INTRODUÇÃO

Com o pequeno caule e suas folhas crespas ou lisas, com um ciclo anual, a alface é uma planta que possui pouquíssimas calorias (15 calorias em 100 gramas), possuindo vitaminas A, C e niacina, e rica em sais como cálcio, fósforo e ferro, por isto é uma planta que á séculos vem sendo utilizada como alimento pelos seres humanos, e também por ser uma planta de fácil plantio e manejo. Pois seu plantio pode ser realizado durante todo o ano, a planta se desenvolve melhor em solo argiloso e com matéria orgânica, quando a planta  atingir de 8 a 10 cm tende ser replantadas em canteiros, com um espaçamento de cerca de 30 cm uma da outra, para realizar este plantio deve se selecionar as plantas mais sadias e desenvolvidas, e notar também as raízes se estão em boas condições para o desenvolvimento da planta, e não se deve plantar a alface funda demais, pois se afundar muito a raiz corre o risco da planta não se desenvolver.

Plantas daninhas que nascem entre o plantio de alface não podem se desenvolver, tende ser arrancadas, pois estas roubam nutrientes das plantas e impedem em alguns casos que a plantas a ser cultivada receba a quantidade necessária de sol para se desenvolver, a alface tem se um tempo rápido entre a planta e colheita, cerca de 60 dias, e pode ser conservada por alguns dias, desde que fique em algum recipiente com agua.

 A alface é uma hortaliça que necessita de irrigação abundante e regular, e deve ser plantada de preferencia em um solo rico em material orgânico.

Desenvolver um local com condições favoráveis ao cultivo de alface pode se ter o auxilio de plantas para a cobertura do solo, criar aspectos físicos, químicos e biológicos do solo com essas plantas, tendo se assim uma manutenção e recuperação do solo com mais qualidade, a escolha destas plantas devem ser bem estudadas para que se possa trabalhar com a planta que ira trazer o maior beneficio possível.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a produção de alface com a presença de plantas de cobertura no solo, avaliar qual planta de cobertura irá dar melhores condições para o desenvolvimento da alface e não trazer pontos negativos para a produção desta hortaliça.

Para Vilela e Henz (2000, p. 3) “Normalmente, o produtor pode obter um lucro razoavelmente elevado por hectare, dependendo do valor agregado do produto e da conjuntura de mercado. É difícil anunciar médias em uma atividade sujeita a tantos altos e baixos”, tendo em vista que a produção de hortaliças é uma prática muito forte na agricultura brasileira e sendo assim tem se um destaque na economia, por isto quanto menos se gastar e tiver uma maior produção, mais lucro para o produtor.

É uma atividade que se da todo o ano, sem tempo algum para repor os recursos naturais, por isto é de suma importância que se desenvolva métodos que contribuam para a sustentabilidade da área em que se pratica a atividade, como por exemplo, trabalhar com plantas de cobertura, que melhor se adaptam ao local, para conseguir extrair destas o máximo de recursos possíveis.

As plantas de cobertura auxiliam e muito no melhoramento das características físicas, biológicas e químicas do solo, e consequentemente a qualidade do produto colhido também seria superior.

Tendo em vista do que foi exposto o atual trabalho tem como objetivo avaliar as características da produção de alface com as diferentes plantas de cobertura.

DESENVOLVIMENTO

Desenvolver uma camada no solo com plantas para cobertura é um ótimo meio para quem utiliza o solo constantemente e não pode para com a produção para corrigir o solo, e também necessita se conter no quesito financeiro, já que estas plantas é meio de corrigir e evitar danos ao solo de uma maneira mais em conta que outra práticas “não naturais”, como por exemplo a aplicação de adubos.  

As plantas utilizadas como cobertura vegetal trazem inúmeros benefícios, dentre eles alguns são:

- Impedir o impacto das gotas de chuva diretamente com o solo, diminuindo a erosão.

- Proteger as fontes de agua de assoreamento e contaminações.

- Evitar a evaporação, aumentando assim a umidade do solo, diminuindo a irrigação em até 20 %.

- Aumenta a infiltração de agua no solo, evitando o escorrimento superficial.

- Diminuir o manejo de plantas (mato), cultivando plantas de cobertura traz uma certa competividade com o “mato”, algumas plantas como aveia preta e feijão de porco, tem o efeito alelopático sobre as plantas espontâneas como papuã e tiririca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com