TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO EM UMA UPA

Por:   •  15/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 14

Unicruz (símbolo)

Nome

Nome

ESTUDO EM UMA UPA NO MUNICÍPIO DE .....-RS, 2018

Trabalho Didático

Cruz Alta-RS, 2018

Nome

Nome

ESTUDO EM UMA UPA NO MUNICÍPIO DE .....-RS, 2018

Trabalho apresentado ao Curso de Agronomia, da Universidade de Cruz Alta como requisito parcial para aprovação na Disciplina de Extensão Rural.

Orientadora: Profª Dnda. Rosane Rodrigues Felix

Cruz Alta-RS, novembro 2018

 

[pic 1]

RESUMO

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 -

LISTA DE TABELAS

LISTA DE APÊNDICE

APENDICE A - Roteiro de entrevista na UPA  

[pic 2]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Atualmente o setor agropecuário tem apresentado muitos desafios, o que tem exigido profissionais cada vez mais habilitados, com competências para diagnosticar a complexa realidade do campo. A importância de refletir e experimentar uma aproximação entre a teoria e a prática de diagnóstico de unidades de produção agrícola, ampliando a visão acadêmica-profissional de atuar no planejamento e gestão a partir da disciplina de Extensão Rural do Curso de Agronomia.

Este trabalho apresenta como problemática as seguintes questões norteadoras: Como esta organizada a unidade de produção em relação a sua estrutura, aos sistemas de criação e produção?; Quais os principais fatores que influenciam o agricultor e sua família na tomada de decisões nos processos de planejamento e gestão? Quais as alternativas para qualificar as ações da Unidade de produção agrícola no município de....?

Portanto, o objetivo geral visou compreender a estrutura e o funcionamento de uma unidade de produção agrícola, a partir da abordagem sistêmica, considerando além da caracterização técnica, econômica, os aspectos ambientais, sociais e culturais, tendo como centro o agricultor e sua família. Quanto aos objetivos específicos, se apresentam os conceitos e instrumentos metodológicos fundamentais para compreender a organização e o funcionamento da unidade de produção agrícola; os resultados do diagnostico e as contribuições após se  identificar os fatores que influenciaram no processo de tomada de decisão dos agricultores, considerando os riscos e as possíveis alternativas.

Esta experiência teórico-prática é de suma importância pois

O caminho metodológico se desenvolveu a partir da abordagem sistêmica, sob a perspectiva qualitativa. Para Triviños (1987), a pesquisa qualitativa é predominantemente descritiva; o pesquisador registra todos os dados, pois nada é trivial, tudo está impregnado de significado sobre o fenômeno ou objeto estudado; os quais são atribuídos pelos sujeitos através dos pressupostos culturais no contexto de suas vivências. Optou-se pelo estudo de caso, onde o contexto privilegiado foi uma unidade de produção localizada no município..... no COREDE...........

Utilizou-se como instrumento um roteiro de entrevista e os procedimentos envolveram desde as atividades dentro da sala de aula e a posteriori com a visita na unidade de produção agrícola, também utilizou-se registros fotográficos como narrativas do contexto. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se nos seguintes autores: ...... (ano); .... (.........);

Finalizando o estudo apresentam-se propostas e ações qualificadas para o agricultor e sua família, estas construídas a partir dos resultados do diagnóstico e das atividades da disciplina de extensão rural, adequando-as a realidade vivenciada na UPA.

Concluem-se as atividades deste trabalho a partir da sistematização das vivências em extensão rural, apresentando algumas contribuições para qualificar o ensino, a pesquisa e a extensão no Curso de Agronomia da Universidade de Cruz Alta.

2 REALIDADE E DESAFIOS DA AGROPUCUÁRIA NO COREDE ALTO JACUÍ

2.1 A região do COREDE Alto Jacuí

Caracterização da região

Disponível em: www.fee.rs.org.br/ 

  1. O município de Cruz Alta

Histórico do município e Administração Atual

  1. Dados geográficos: (Localização, distancia da capital do estado, área total, localidades/comunidades(interior) /distrito; limites; pavimentação; meios de transporte; meios de comunicação (possui radio própria, jornal, etc.) sistema telefônico; relevo; solo; clima; rede hidrográfica...)
  2. Sistema Demográfico: (dados IBGE, população residente no meio urbano e rural; homens e mulheres; faixa etária; raça e religião)
  3. Sistema Econômico: (a economia do município esta baseada em agricultura e/ou pecuária; estabelecimentos produtivos (propriedades que encontram-se em que faixa de área(há); Possui industrias; agroindústrias;
  4. Sistema de Saneamento: tratamento do esgoto (fossa séptica, sumidouro etc.) coleta de lixo, abastecimento de água, energia elétrica.
  5. Sistema de habitação: domicílios na zona urbana e rural.
  6. Sistema de Educação: possui quantas escolas na zona urbana e na zona rural,
  7. Instituições do município: (ligadas setores agropecuário)
  8. Problemas na Área de Agricultura / outras e ações para transformação social e desenvolvimento local / regional.

3 AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM SISTÊMICA DA UNIDADE DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (211.1 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com