TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilíbrio Químico - Relatório

Por:   •  25/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

 - CAMPUS UNIVERSITÁRIO MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA

CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA / PERÍODO: 2017.1

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DOCENTE: BENEDITO BATISTA FARIAS FILHO

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA

EQUILÍBRIO QUÍMICO

DISCENTES:

 Deusimar Lemos Matos

Teresina – PI

2017

SUMÁRIO

1. RESUMO        3

2.INTRODUÇÃO        4

3. PARTE EXPERIMENTAL        5

3.1 Materiais e Reagentes        5

3.2 Procedimentos Experimentais        5

3.2.1 Deslocamento do Equilíbrio Químico        5

3.2.2 Titulação Ácido-Base        6

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

4.1 Deslocamento do equilíbrio químico        7

4.2 Titulação ácido-base        7

5. CONCLUSÃO        9

6. REFERÊNCIAS        10


1. RESUMO

Foram realizados procedimentos utilizando os princípios de equilíbrio químico, por isso inicialmente foram medidos o PH das substâncias utilizadas, CrO42– (cromato)  e Cr2O72– (dicromato), adicionando um ácido, acido clorídrico, e uma base, hidróxido de sódio, respectivamente a cada um, observando nas duas soluções a mudança de PH através da troca de cor. Por último foram realizadas duas práticas, a primeira com a reação de neutralização do HCl (ácido clorídrico) por NaOH (hidróxido de sódio). E por último, uma solução tampão de acido acético e acetato de sódio, variando as concentrações de cada um, demonstrando que resistem às modificações de pH.


2.INTRODUÇÃO

            O equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre os reagentes e produto de uma reação química de mantém constante ao logo do tempo. Os equilíbrios químicos explicam grande número dos fenômenos naturais e tem papéis importantes em muitos processos industriais. No equilíbrio a velocidade na qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual a velocidade na qual os reagentes são formados a partir dos produtos. (BROWN, et al, 2005)

            O princípio de Le Chatelier, afirma que quando um equilíbrio é alterado por um for externo ,ocorre um deslocamento no sentido que anula a reação. Esse fator externo pode ser tanto a concentração como a temperatura. Quando diminui a concentração de uma substancia no equilíbrio ,o princípio de Le Chatelier afirma que haverá um deslocamento no sentido de reposição da substancia retirada. Já em relação a temperatura, com a adição de calor ,o equilíbrio desloca-se com a tendência de absorver o calor recebido. Logo, o sentido endotérmico será favorecido. (LEMBO, 2000)

            O indicador ácido base é uma substancia eu muda de cor em certas faixas de pH, denominada zona de viragem. Os chamados indicadores universais, muito usados para controlar o pH de piscinas e em estações de tratamento de água ,são misturas de vários indicadores. Por isso, pode-se apresentar muitas cores, cada uma correspondente a um diferente valor de pH (LEMBO, 2000).

            A solução tampão é aquela cujo pH praticamente não se altera com a adição de uma base ou de um ácido em quantidade limitada. A ação da solução tampão te limites. A adição de quantidades excessivas de ácido ou de base destruirá o efeito tampão (LEMBO, 2000).

Assim, a prática teve por objetivo principal observar o deslocamento do equilíbrio de uma reação por meio de variação de pH e constatar o efeito de solução tampão.


3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Materiais e Reagentes

  • Béquer 100 mL
  • Bastão de Vidro
  • Fitas para Medir pH
  • Tubo de Ensaio
  • Estante para Tubos de Ensaios
  • Conta Gotas
  • Pipeta Graduada 20 mL
  • Pêra
  • Provetas de 10 e 50 mL
  • Água Destilada
  • Pinça de Madeira
  • Solução de dicromato de potássio 0,1 mol L-1
  • Solução de cromato de potássio 0,1 mol L-1
  • Solução de hidróxido de sódio 1,0 mol L-1  e  0,1 mol L-1
  • Solução de ácido clorídrico 1,0 mol L-1 e  0,1 mol L-1
  • Solução de Ácido Acético 0,1 mol L-1
  • Solução de Acetato de Sódio 0,1 mol L-1

3.2 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

3.2.1 Deslocamento do Equilíbrio Químico

        No procedimento, colocou-se, em um tubo de ensaio, 2 ml da solução de dicromato de potássio 0,1 mol L-1 e em outro tubo de ensaio a mesma quantidade da solução de cromato de potássio 0,1 mol L-1, verificou-se o pH das soluções. Assim, foi observada a coloração e o pH da mistura.

        Aferiu-se o pH das soluções e utilizando o conta gotas, adicionou-se a solução de hidróxido de sódio 1,0 mol L-1 em um tubo de ensaio contendo a solução de dicromato de potássio, até ocorre a mudança de coloração.

        Foi acrescentada, gota a gota, a solução de ácido clorídrico 1,0 mol L-1, ao tubo de ensaio contendo a solução de cromato de potássio, até a mudança de coloração.

3.2.2 Titulação Ácido-Base

        Na primeira parte, misturou-se 10 ml da solução hidróxido de sódio 0,1 mol L-1 com 10 ml de ácido clorídrico 0,1 mol L-1 e com as fitas para medir pH, observou-se o pH.

        Na segunda parte, foram feitas 5 misturas de solução de ácido acético 0,1 mol L-1 e solução de acetato de sódio 0,1 mol L-1, em proporções de mL diferentes. Portanto, observou-se o pH de todas as misturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (568.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com