TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia de marketing na área de sementes

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Bragança Paulista, 04 Junho -  2018

Quase 1 bilhão de pessoas vão dormir todas as noites com fome, por motivos de extrema pobreza. A população mundial tem crescido a uma taxa anual histórica de 1,8% desde 1950. No entanto, a produção de cereais (contabilizando hoje mais de 50% do consumo de energia dos pobres do mundo) tem mantido o ritmo do crescimento populacional. Incrementou de 275kg por pessoa nos anos 50 a 370kg por pessoa nos anos 80. Esta mudança tem sido acompanhada pela melhora de um grande número de indicadores do bem-estar humano, como produção bruta por pessoa, taxa de mortalidade infantil, esperança de vida ao nascimento, e educação. Muita da complacência mostrada pelos economistas nos últimos anos sobre a disponibilidade de alimentos pode ser encontradas nestas melhoras nos indicadores. O problema desta complacência é que os indicadores convencionais do nível de vida correspondem à produção de commodities, e não se baseiam nos recursos naturais sobre os quais toda a produção depende. Estes indicadores não fornecem informações sobre, por exemplo, se os incrementos do produto interno bruto (PIB) por pessoa está ocorrendo por um esgotamento do capital natural; em particular, se incrementos na produção agrícola estão ocorrendo devido à degradação dos solos, aprofundamento dos lençóis freáticos, e prejudicando outros serviços do ecossistema.

Diante disso, há a necessidade de que o melhoramento de plantas e a indústria de sementes do mundo, sejam eficientes na condução de seus trabalhos pois cada vez mais o progresso da produção é resultante do progresso genético alcançado pelos melhoristas de plantas e cada vez menos decorrente da melhoria de técnicas agrícolas como adubação e aplicação de agrotóxicos (Abrasem, 2012).

A indústria de sementes acompanha o desenvolvimento tecnológico, porém, observa – se que esse não tem sido um fator determinante. Para a obtenção de sucesso e destaque, entre as concorrentes, deve se ajustar o foco no mercado e nas estruturas organizacionais que compreendem modernos modelos de marketing. Essa tendência de mercado tem influenciado a maneira de organização do agronegócio. Atender as necessidades dos clientes através de produtos adequados e satisfatórios traz como consequência a adição de maior valor aos produtos, consequentemente um maior valor agregado ao produto.

O marketing de sementes deve enfocar, principalmente o agricultor, porém, procurando atender as demandas dos segmentos das cadeias agroalimentares, que comprarão sua produção. As empresas devem se preocupar com o tempo e o local de entrega das sementes, para que essas atinjam o produtor antes da época recomendada de semeadura.

Os agricultores buscam constantemente por melhorias em lucro, eficiência, e ganhos de produtividade, há uma grande exigência por produtos com menor aplicação de defensivos, o que torna uma interessante estratégia de marketing, forçando o investimento em tecnologias de produção, armazenamento e transporte. A função do marketing de sementes, segundo Almeida (2006), é a determinação das necessidades do consumidor, desenvolver uma comunicação com o consumidor, controlar a logística dos produtos e a determinação de preços. Agricultores e produtores devem ser informados de forma persuasiva, de maneira que eles sejam influenciados a efetuar a compra de determinada semente em dada empresa.

O composto de marketing na área de sementes, assim como nas demais áreas, pode ser classificado em quatro categorias, os “4Ps’, produto, preço, praça e promoção. Elas devem ser controladas pelo gestor de marketing, a fim de satisfazer o seu cliente – alvo, os ‘4Ps” é o conjunto de ferramentas utilizados pela empresa, para atingir o mercado – alvo e alcançar seus objetivos

Conclui-se que estratégias de marketing na área de sementes, é uma importante ferramenta utilizada pelas empresas, a fim de superar ou igualar – se, aos seus concorrentes, além de atender as exigências do mercado consumidor e promover o aumento da utilização de sementes certificadas, mostrando seu valor e superioridade ao produtor. Por meio de estratégias de marketing é possível levar informações, antes desconhecidas, aos agricultores, convencendo –os a melhorar a qualidade de seus insumos, consequentemente obter produtos finais superiores e com maior taxa de venda, além de trazer à tona, os malefícios da compra de sementes clandestinas, ou sem certificação adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com