TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias De Logística E Marketing

Monografias: Estratégias De Logística E Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 2

Enquanto o marketing planeja o relacionamento com o cliente e a posição da marca no mercado, a logística operacionaliza esse relacionamento. As duas áreas estão intimamente ligadas e alguns chegam a dizer que a logística evoluiu do próprio marketing. Assim, para criar boas estratégias logísticas é preciso pensar no impacto que elas terão no relacionamento com o cliente, quanto valor será oferecido aos consumidores.

Para entender melhor e desvendar os mistérios desta relação, indico hoje o livro Estratégias de Marketing, um dos mais completos na integração marketing-logística, contando com vários estudos de caso para ilustrar a relação.

O livro oferece abordagem prática e direta da análise, do planejamento e da implementação de estratégias de marketing nas corporações. O núcleo do modelo de planejamento estratégico de mercado é a análise das forças e fraquezas internas à organização e das oportunidades e ameaças externas a ela (a análise SWOT).

O marketing na nova economia, discutindo as principais atividades, decisões e desafios do marketing dos dias de hoje. Uma vez definido o planejamento estratégico e suas implicações éticas e sociais, partimos para a coleta e análise das informações de marketing, avaliando os ambientes interno, externo e do consumidor. Quando toda essa base está criada, é possível então partir para a criação de vantagem competitiva e com foco estratégico, onde entra a famosa análise pela matriz SWOT.

É a partir deste ponto que o livro torna-se especialmente interessante para a área da logística. Um capítulo é dedicado à estratégia do produto, com análise das possíveis formas de diferenciação e o estudo do ciclo de vida dos produtos. O capítulo seguinte é destinado ao estudo de formação de preços, uma área totalmente dependente das opções logísticas empregadas desde a fabricação até a entrega do produto ao cliente. A seguir, o livro destaca-se ainda mais por oferecer um capítulo inteiramente para discussões sobre a Gestão de cadeia de suprimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com