TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DOS CONCORRENTES

Tese: ESTRATÉGIAS DE MARKETING DOS CONCORRENTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Tese  •  2.795 Palavras (12 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 12

CÁPITULO VII

• ESTRATÉGIAS DE MARKETING DOS CONCORRENTES

• ANALISE EXTERNA: MICRO E MACRO- AMBIENTAL

• OPORTUNIDADES E AMEAÇAS

Tao importante Quanto Conhecer a própria empresa, seus produtos, objetivos etc.. .,É hoje praticamente impossível entrar em um mercado sem conhecer quais são os demais concorrentes e como montam suas estratégias, definições de seus focos , público-alvo, fornecedores entre muitos outros fatores que irão influenciar definitivamente sua entrada no mercado com maior segurança ou posicionamento mais adequado perante a situação instalada.

Quanto maior é conhecimento dos concorrentes, maiores são as chances de sucesso.Este fator não cabe somente ás empresas ,em qualquer lugar onde hajam concorrentes deve-se analisar e conhece-los profundamente, pois desta forma sus ações terão um efeito muito melhor e poderão atingir públicos que os demais não enxergam ou não desejam.

O ambiente de marketing de uma empresa é constituído de participantes e forças externas a ele que afetam a capacidade da administração de marketing de desenvolver e manter bons relacionamentos com seus clientes-alvo. Ele oferece tanto oportunidades quanto ameaças. Empresas bem sucedida sabem a importância de estar sempre observando e se adaptando ao ambiente em mutação.

Essas imagens do futuro dão aos profissionais de marketing muito que pensar, eles são os principais responsáveis por identificar e prever mudanças significativas no ambiente. Devem rastrear as tendências e buscar as oportunidades, para isso são necessárias duas competências essenciais: - inteligência de marketing e pesquisa de marketing, para coletar informações sobre o ambiente de marketing e também dos clientes e concorrentes.

Microambiente: A tarefa de admistração de marketing é atrair clientes e relacionar-se com eles, oferecendo-lhes valor e satisfação. No entanto, essa tarefa não pode ser realizada apenas pelos gerentes de marketing. O sucesso deles depende de outros atores do microambiente da empresa, que são eles:

A Empresa: Ao fazer seus planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como a administração de topo, os departamentos de finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade. Todos estes grupos formam o ambiente interno e, em conjunto, têm um impacto sobre os planos e as ações de marketing.

Os Fornecedores: Os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.

Os Intermediários: Os intermediários do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais.

Os Clientes: A empresa deve estudar seus clientes de perto. Segundo Kotler, a empresa pode ter cinco tipos de clientes: o mercado consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado governamental; e o mercado internacional.

Os Concorrentes: Os profissionais de marketing não devem apenas visar às necessidades dos consumidores-alvo; devem também alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabeça dos consumidores.

Os Públicos: O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Kotler apresenta sete tipos de públicos: púbico financeiro; público da mídia; público do governo; público de defesa do consumidor; público local; e o público geral.

Oportunidade e ameaça

Para a abertura de um negocio é essencial que se faça uma pesquisa de mercado, com uma analise do macro ambiental e setorial para que o empreendedor esteja preparado com as possíveis ameaças, oportunidades, forças, e franquezas que a empresa pode vir a sofrer.

Nas ameaças e oportunidades, refere-se ao macro ambiental em que a empresa esta inserida. Já as forças e fraquezas são com a analise setorial, no qual no caso do MAIS SAÚDE, as informações foram obtidas a partir dos questionários aplicados.

Ameaças Oportunidades

Falta de habito das pessoas em comer alimentos saudáveis ;

Surgimento de novos concorrentes na região que ofereçam semelhantes;

Aumento na taxa de juros e inflação. Crescimento do mercado consumidor, em busca de uma nova opção de comida saudável;

Possibilidade de o setor obter vantagens e incentivos fiscais, referentes aos impostos exercidos no estado, pela inscrição no sistema simples.

Forças Fraquezas

Concorrentes;

Qualidade nos pacotes e serviços;

Local para estacionamento;

Formas de pagamento;

Horário de funcionamento. Inexperiência dos proprietário;

Boa localização dos concorrentes;

Tempo para conquistar e manter clientes fixos.

CÁPITULO VIII

O ESTUDO DA VIABILIDADE E A PESQUISA DE CAMPO

O estudo da viabilidade econômica e financeira é fundamental para projetos relativos a criação de uma nova empresa que visa tanto a tomada de decisão, como a sugestão de possíveis alternativas de solução se um sistema de informação pode ser feito. O primeiro fator que o empreendedor deve observar é o perfil do frequentador do shopping. Analise se ele tem o mesmo perfil que o seu empreendimento pede. Os shoppings buscam atrair os consumidores das redondezas, isso porque hoje a tendência do consumidor é ir a um estabelecimento próximo de sua casa ou trabalho. Outro tipo de consumidor que também está muito crescente são os universitários e alunos de cursinhos preparatórios que estudam em instituições que ficam em grandes shoppings.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com