TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do agronegócio brasileiro, desafios e perspectivas

Por:   •  17/2/2017  •  Artigo  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO DE LEITURA

• 01 – IDENTIFICAÇÃO DA OBRA EXAMINADA:

LOURENÇO, Joaquim Carlos; LIMA, César Emanoel Barbosa. Evolução do agronegócio brasileiro, desafios e perspectivas in: Observatorio de la Economía Latinoamericana, n. 118, 2009.

• 02 – IDENTIFICAÇÃO DAS PALAVRAS-CHAVE:

Histórico - Progresso - Economia

• 03-SINTESE DAS IDEIAS CENTRAIS:

O Brasil vem sendo alvo da evolução do agronegócio, o cenário atual aponta que será o maior país agrícola do mundo em dez anos. Embora haja alguns desafios, pode-se definir como uma atividade próspera, segura e rentável. Em síntese, a história econômica brasileira, com suas implicações sociais, políticas e culturais têm fortes raízes junto ao agronegócio. Com a chegada dos portugueses durante o século XVI, deu-se início a exploração econômica do pau-brasil, as propriedades dessa madeira faziam dela um valioso produto comercial, que logo entrou em extinção, mas que coincidiu com o início da implantação da lavoura canavieira, durante esse período serviu de base e sustentação para a economia. Logo, várias matérias primas ganharam destaques como importantes fontes de poupanças, instalando-se assim agroindústrias, levando a uma gradativa evolução do produtor rural. Cabe ressaltar que entre as décadas de 1970 e 1990 o país passou então a ser considerado como aquele que dominou a “agricultura tropical”, chamando a atenção de todos os parceiros e competidores em nível mundial, gerando perspectivas promissoras, por conta de condições extremamente favoráveis para a contínua expansão deste mercado, o país é visto por muitos especialistas como principal candidato ao posto de grande fornecedor alimentício global. O agronegócio é também importante na geração de renda e riqueza do País, responsável por mais de 1/3 do PIB brasileiro, mas há alguns desafios, justamente com a ineficiência dos canais de transporte, cujas deficiências são responsáveis por prejuízo correspondente a 16% do PIB e quanto ao sistema tributário de longo custo, contudo, o agronegócio se tornou o setor chave para que o Brasil se inclua no comercio mundial.

• 04- AVALIAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO

A princípio o autor trouxe o conceito de agronegócio (agribusines) segundo alguns autores, estes concluíram que o agribusiness brasileiro representava 46% dos gastos relativos ao consumo das famílias, o que correspondia ao equivalente a 32% do PIB brasileiro em 1980. Assim, o Agronegócio é toda relação comercial envolvendo produtos agrícolas. Portanto, é evidente afirmar que o agronegócio é de suma importância para economia brasileira, desde o período colonial, onde os portugueses interessados nas riquezas presentes no Brasil, resolveram intensificar as expedições de exploração, sendo o primeiro empreendimento o pau-brasil, em seguida a cana-de-açúcar que durante esse período serviu de base e sustentação para a economia. Atualmente, por qualquer ângulo que se analise o mercado, o tamanho que o Brasil adquiriu no campo do agronegócio é impressionante. Isso fez surgir à oferta de um grande número de produtos, qualificando o mercado e chamando a atenção dos competidores em nível mundial. . Como afirma Batalha (2002),o agronegócio é o “conjunto de negócios relacionados à agricultura dentro do ponto de vista econômico”, portanto, no contexto da recente crise cambial, o agronegócio tem sido um fator que minimizou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com