TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção Farmacêutica No Brasil: Análise,Desafios E Perspectivas

Monografias: Atenção Farmacêutica No Brasil: Análise,Desafios E Perspectivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  5.661 Palavras (23 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 23

1 INTRODUÇÃO

A Atenção Farmacêutica consiste na participação ativa do farmacêutico em sua assistência ao paciente, na dispensação e seguimento da farmacoterapia, no sentido de promover a saúde e melhorar sua qualidade de vida. Envolve todas as atividades realizadas pelo farmacêutico orientadas ao paciente, com o intuito de obter o máximo benefício possível em termos de saúde. Ainda, pode ser caracterizada como a atividade primordial de todo profissional farmacêutico, uma vez que envolve o contato direto com o paciente, mediante a aplicação de conhecimentos e atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde, além de prevenção de doenças e de problemas relacionados com medicamentos.

Deste modo, como atividade privativa do farmacêutico e parte do contexto da Assistência Farmacêutica, tem como objetivo estabelecer estratégias apropriadas à realidade sanitária que estejam de acordo com os serviços farmacêuticos prestados e com os recursos disponíveis, envolvendo em suas principais atividades a dispensação de medicamentos, indicação ou intervenção farmacêutica, acompanhamento farmacoterapêutico, identificação e resolução de problemas relacionados com medicamentos, além de medidas de educação em saúde, no sentido de promover o uso racional de medicamentos e de obter resultados concretos em farmacoterapia, para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

Entretanto, apesar de os conceitos e diretrizes aplicados à Atenção Farmacêutica estarem bem definidos, ainda existem diversas dificuldades no que diz respeito à sua viabilização e implementação nos serviços de saúde, uma vez que muitas vezes os serviços farmacêuticos estão restritos à gestão do medicamento e outras atividades administrativas, em detrimento do contato direto e acompanhamento do paciente.

A execução de ações clínicas por parte do farmacêutico tem sido seu maior desafio nos últimos anos, seja por deficiências na formação ou pelo excesso de atividades administrativas e burocráticas no exercício da profissão, entre outros fatores envolvidos. Nesse contexto, uma das principais dificuldades encontradas é transportar os conceitos e ferramentas teóricas para o dia-a-dia profissional, além de direcionar as atividades ao paciente, valorizar-se profissionalmente e inserir-se na equipe multiprofissional de saúde.

Logo, consiste em área de atuação do profissional farmacêutico ainda incipiente, e quando colocada em prática, torna-se uma importante ferramenta para dar sentido à nossa profissão.

O farmacêutico é, em sua essência, um prestador de cuidados. Para tanto, deve estar constantemente buscando aprimorar seus conhecimentos, especializar-se, desenvolver habilidades, expandir suas fronteiras, levando seus serviços a um número cada vez maior de pessoas. Somente através do conhecimento, o farmacêutico pode adquirir uma nova identidade e revolucionar a Farmácia deste século, tornando-se um profissional muito mais preparado para servir bem a sociedade. (SANTOS, 2010; SANTOS 2011).

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da Atenção Farmacêutica no Brasil, por meio de uma revisão de literatura, apresentando seu histórico, conceitos, desafios e perspectivas desse amplo conjunto de atividades privativas do profissional farmacêutico no âmbito da atenção à saúde.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 A Atenção Farmacêutica

A Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações desenvolvidas pelo farmacêutico, ou sob sua supervisão, voltadas à promoção, proteção e à recuperação da saúde, tanto no nível individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial. Envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população (OPAS, 2002; BRASIL, 2006).

Oliveira et al (2005) relata que “o Código de Ética Farmacêutica Brasileiro (CFF, 2001) rege que o profissional deve atuar buscando a saúde do paciente, orientando-o em todos os sentidos. A Atenção Farmacêutica consiste no mais recente caminho a ser tomado para tal finalidade.”

Nesse contexto, está inserida a Atenção Farmacêutica, que tem início no momento da dispensação do medicamento, podendo se estender durante todo o tratamento medicamentoso. Assim, a Atenção Farmacêutica engloba todas as atividades realizadas pelo farmacêutico orientadas ao paciente, com o objetivo de conseguir o máximo benefício possível em termos de saúde (MACHUCA, FERNÁNDEZ-LIMÓS, FAUS, 2008).

No sentido de estabelecer conceitos e diretrizes sobre esse contexto, foi proposto o Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica (OPAS, 2002), que diz que a Atenção Farmacêutica:

É um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde (OPAS, 2002).

O conceito de Hepler &Strand foi um dos primeiros conceitos de Atenção Farmacêutica propostos, sendo bastante utilizado para definir esta atividade, a saber:

“Atenção Farmacêutica é a provisão responsável do tratamento farmacológico com o propósito de alcançar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida do paciente. Estes resultados são: 1) cura de uma enfermidade, 2) eliminação ou redução de sintomas do paciente, 3) interrupção ou retardamento do processo patológico, ou prevenção de uma enfermidade ou de um sintoma. A Atenção Farmacêutica implica no processo através do qual o farmacêutico coopera com o paciente e outros profissionais mediante o delineamento, a execução e a monitorização de um plano terapêutico que produzirá resultados terapêuticos específicos para o paciente. Isto, por sua vez, pressupõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com