TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrologia do Rio Itapecuru

Por:   •  5/6/2023  •  Ensaio  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS

CURSO DE AGRONOMIA

EDNO ALMEIDA SOUSADA MOTA

aula prática: AMôNIA

CHAPADINHA – MA

2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS

CURSO DE AGRONOMIA

EDNO ALMEIDA SOUSA DA MOTA

aula prática: AMôNIA

[pic 3]

CHAPADINHA – MA

2019

INTRODUÇÃO

A perda de nitrogênio dos fertilizantes tem consequências econômicas e ambientais indesejáveis (Bolan et al., 2004; Emmett, 2007). Há diferentes vias de perda de N, das quais a volatilização da amônia (NH3) pode ser a principal em solos agrícolas (Bouwmeesteret al., 1985). A adequada quantificação do N perdido por volatilização de NH3 (N-NH3) pode contribuir para o desenvolvimento do fator de emissão de amônia do solo, tanto regional como nacionalmente, além de permitir identificar as melhores estratégias de manejo para reduzir as perdas de N por esse processo (Smithet al., 2007).

Diante da importância da correta quantificação do N perdido por volatilização de NH3, alguns estudos vêm sendo realizados no sentido de calibrar um sistema com alta eficiência, que seja prático e de baixo custo. O Instituto Agronômico do Paraná desenvolveu uma câmara coletora de N-NH3 simples e de baixo custo, constituída de um corpo de garrafa de plástico tipo PET.

MATERIAL E MÉTODOS

A aula prática foi realizada no dia 17 de Abril de 2019, na Universidade Federal do Maranhão, Campus IV-Chapadinha, no laboratório de Avaliação de Impactos Ambientais.

A aula foi ministrada em laboratório, onde foi utilizado dois erlenmeyer de 125 ml, que após a pesagem em balança convencional analógica foi adicionado ao frasco a amostra de ureia coletadas 288 horas após a adubação, em seguida adiciona 40 ml de água destilada, com bureta graduada de 50 ml e levado para mesa de agitação, durante 5 minutos a 152 rpm, para a homogeneização da amostra, seguida com foi realizado a pesagem das amostras e por diferença do peso inicial do erlenmeyer foi obtido o peso real da amostra. Posteriormente com a pipeta de 50 ml foi retirado 20 ml da amostra e adicionado ao tubo digestor, para ser levado ao destilador de nitrogênio, em seguida foi adicionado 5 ml de hidróxido de sódio no destilador, para coleta a amostra da solução destilada é colocado no aparador um erlenmeyer de 50 ml contendo 10 ml de ácido bórico, após a destilação, com o volume de 40 ml no erlenmeyer sessou a destilação.

Durante esse processo é formado o borato de amônio que é levado para a titulação com ácido sulfúrico e determinado o ponto de viragem (mudança de verde para rosa), quantificando o volume utilizado de ácido sulfúrico. Assim a quantidade total de ácido sulfúrico consumido pela destilação multiplicado por 0,0014 nos dará a quantidade de nitrogênio presente na amostra.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para a obtenção dos resultados é necessário inserir os dados obtidos durante o processo de quantificação de nitrogênio, em uma fórmula matemática específica descrita por KJELDAHL (1983).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com