TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO DA APLICAÇÃO DO HERBICIDA CASEIRO NA COMPOSIÇÃO DO SOLO: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NO JARDIM BOTÂNICO DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE MANICA, ISPM – MOÇAMBIQUE.

Por:   •  28/6/2019  •  Ensaio  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

IMPACTO DA APLICAÇÃO DO HERBICIDA CASEIRO NA COMPOSIÇÃO DO SOLO: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NO JARDIM BOTÂNICO DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE MANICA, ISPM – MOÇAMBIQUE.

Amós S. Mangueza1; Isaías S. Nhamajodo1; Jenet N. Jhon1; Manuel P. Penzura1; Noé J. Machava1; Osório M. David1; Pedro M. Pedro1; Sílvia L. Varela1; Suzana J. Changadeia1; Xadreque D. Manuel1; Zefanias J. Magodo2; Clemente Zivale3

1Graduandos em Ecoturismo e Gestão de Fauna Bravia, Instituto Superior Politécnico de Manica-Moçambique.

2Divisão de Economia, Gestão e Turismo, Curso de Ecoturismo e Gestão de Fauna Bravia, Instituto Politécnico de Manica-Moçambique.

3Divisão de Agricultura, Laboratório de solo, Instituto Politécnico de Manica-Moçambique.

Resumo

A composição do solo é a forma como o mesmo se encontra estruturado, desde a distribuição de sais minerais, a dissolução da água intersticial, organismos e as rochas em decomposição. Uma análise dessa composição foi realizada no Jardim Botânico do Campus do ISPM, com intuito de perceber o impacto do uso de herbicidas caseiros como mecanismo de controlo e eliminação de ervas classificadas como daninhas na alteração da mesma. Para a sua realização foi produzida um herbicida por meio da mistura de agua, sal e vinagre cuja proporção foi de 1/1 e aplicada num campo de ensaio de 1m2. Os resultados mostram que apos a leitura da Condutividade Eléctrica (CE), onde o padrão desejado é de 90 CE, o solo sem herbicida apresentou 134 CE enquanto após a introdução, a condutividade eléctrica foi de 490 CE. Os resultados mostram ainda que da leitura do pH, antes da introdução do Cálcio, o padrão desejável é de 6.16 pH, e o solo sem herbicida apresentou 6.24 de pH e o solo com herbicida 5.52 de pH. Após a introdução do Cálcio, o padrão desejável é de 6.92 de pH, e o solo sem herbicida apresentou 6.46 e o solo com herbicida 6.24 de pH. Tendo concluído que aplicação de herbicidas caseiras no solo altera a composição do solo.

Palavras-chave: herbicida caseiro; solo; composição do solo.

Introdução

Segundo Stephenso; Ferris; Holland; Nordberg (2006), os herbicidas são compostos que têm actividade biológica importante para a produção de alimentos.

Para Martins (2013), os herbicidas são agroquímicos utilizados para controlo das plantas daninhas, porém seu efeito se estende aos insectos e outros invertebrados, empobrecendo a fauna, favorecendo o aumento de infestação por insectos praga, proporcionando perdas econômicas para o produtor, contaminação ambiental e adoecimento de trabalhadores no campo.

Mas Vidal (1997), refere que os herbicidas geralmente inibem a actividade de uma enzima/proteína na célula e, como consequência, desencadeiam uma serie de eventos que matam ou inibem o desenvolvimento da célula e do organismo.

De acordo com De Oliveira (2017), o solo é composto por matéria mineral, matéria orgânica, água e ar. Além da areia, argila e MO (fase sólida), o solo apresenta canais ou poros, importantes para armazenar água para as plantas e organismos, para permitir a drenagem do excesso de água da chuva, evitar a erosão e facilitar o crescimento das raízes. A vida só é possível graças a existência dos componentes do solo, visto que o equilíbrio de suas partes (areia, silte, argila, MO, ar, água e nutrientes) garante o crescimento adequado das plantas e demais organismos do solo. Os constituintes do solo enquadram-se em três fases distintas, nomeadamente a sólida: MO (fase sólida) e material mineral do solo, líquida: água do solo (ocupa os poros) e a fase gasosa: ar do solo (ocupa os poros).

Os percentuais relativos de cada fase são muito variáveis de acordo com as condições climáticas, que determinam principalmente o teor de humidade, textura (proporção de areia, silte e argila), grau de desenvolvimento do solo, ou mesmo a forma de preparo e utilização do solo. A fase porosa, na qual se encontra o ar e a água, depende diretamente do arranjo estrutural do solo, ou seja, do arranjamento dos constituintes sólidos.

É neste contexto que a pesquisa visa dar a entender sobre o impacto de uso de herbicida caseiro na composição do solo.

Material e Métodos

O Jardim Botânico corresponde à uma parcela do ISPM, localizado no Campus de Matsinho, com uma área de 8 hectares e dista da Cidade de Chimoio em 16.5 km e 4.5 km da Estrada Nacional N° 6 no desvio das Antenas na localidade de Chiremera, Posto Administrativo de Matsinho, Distrito de Vanduzi, Província de Manica – Moçambique.

[pic 1] Figura 1: Mapa temático do Jardim Botânico do ISPM. Fonte: Issufo, Fernandes, Segundo, Conjane, Manjate, Lisboa, Bulaque (2017).

O jardim botânico por encontrar-se na zona tropical, apresenta um clima modificado pela altitude, registando-se temperaturas médias no inverno de 20ºc e no verão 22ºc, com uma precipitação média de 1200 mm. Os solos são avermelhados, com boas condições para a prática de agricultura. Verificam-se ainda solos francos argilosos, arenosos e argilosos. 

Para a realização do presente estudo foram usados um herbicida caseiro, que para sua constituição, usou-se 3 Kg de sal refinado branco, 3 Litros de água e 500 Mililitros de vinagre branco (vide figura 2 abaixo).

[pic 2] Figura 2: Ingredientes usados para produção do herbicida.

Na produção do herbicida, ferveu-se a água em um recipiente de uma quantidade de 3 litros, como ilustra a figura 3a, depois da água atingir o ponto de ebulição (ferver) por cerca de 20 minutos, em seguida colocou-se 3 Kg de sal pouco aos poucos mexendo até ficar consistente durante 50 minutos, como ilustra a figura 3b, depois da dissolução por completo do sal adicionou-se 500 ml de vinagre branco durante 30 minutos, deixou-se arrefecer durante 30 minutos como ilustra a figura 3c.

[pic 3]3a)[pic 4]3b) [pic 5]3c)

Figuras 3 Ilustração dos momentos: a) fervura da agua; b) introdução do sal; c) introdução de vinagre.

No campo, mediu-se 1 m2 e retirou-se uma porção de terra para amostra e levado ao laboratório, para se aferir de verdade, se com a introdução do herbicida houve ou não alteração. Foram usados os seguintes instrumentos:

  • Tubo de centrífuga transparente de 50 ml, concos, de polipropileno, com tampas de roscas pré-numerados: que foi usado para a separação de misturas feita por um aparelho centrifugador que faz a separação dos componentes via sedimentação dos líquidos imiscíveis de diferentes densidades;
  • Balança de precisão (AWS 100 Digital Scale Pocket balance 100*0.01 g): é um dispositivo de elevada sensibilidade, utilizado para medir a massa de sólidos e líquidos não voláteis com alto grau de precisão;
  • Duas bateríeis AAA;
  • Peso de calibração de 100 g: é o peso padrão para os testes laboratoriais;
  • Copo: usa-se para lavagem dos leitores de pH e Condutividade Eléctrica;
  • Garrafa de esguicho de 500 ml com água: usa-se para melhor conservação da água usada no laboratório;
  • Proveta graduada de 10 ml: usa-se para melhor menção da água;
  • Colher de aço inoxidável para solo: usa-se para melhor menção do solo em grama;
  • Pipeta descartável: usa-se como recipiente do solo;
  • Cronômetro: usa-se para medir o tempo.

Na análise do solo, observou-se 5 (cinco passos), nomeadamente: I passo: solução da água, onde foi feito o seguinte: colocar a balança; pesa-se 10 gramas de cada solo; adicionou-se 20 ml de água em cada tubo incluindo o padrão (sem solo); agitou-se durante 2 minutos e deixou-se em repouso durante 3 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (504.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com