TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Sócio – Ambiental da actividade Turística: Estudo de Caso do Parque Nacional de Gorongoza

Por:   •  30/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.423 Palavras (14 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 14

Nilza Domingos Matsombe

Impacto Sócio – Ambiental da actividade Turística: Estudo de Caso do Parque Nacional de Gorongoza

Universidade Pedagógica

Maputo

2015

Nilza Domingos Matsombe

Impacto Sócio – Ambiental da actividade Turística: Estudo de Caso do Parque Nacional de Gorongoza

Licenciatura em ensino de Geografia com Habilitação em ensino do Turismo

Projecto de pesquisa, a ser apresentado na Universidade Pedagógica, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Departamento de Geografia, Para obtenção do grau de licenciatura em ensino de Geografia com Habilitação em Turismo.

Universidade Pedagógica

Maputo

2015

Índice

0. Introdução 3

1. Justificativa 4

2. Problema 5

3. 1. Objectivo geral 6

3.2. Objectivos específicos 6

4. Sugestões Metodológicos……………………………………………………………………….7

5. Referencial teórico……………………………………………………………………………...8

5.1. Turismo……………………………………………………………………………………….8

5.1. Turismo sustentável………………………………………………. ……………………...….9

6. Impactos Sócio-Ambientais do Turismo……………………………. …………………….....10

6.1. Impactos sociais do Turismo……………………………………… …………………….....10

6.2. Impactos Ambientais……………………………………… …………………………….....11

7. Impactos sócio - ambientais do turismo no parque nacional de Gorongoza……………….....12

8. Cronograma de actividades…………………..………………..………………………………13

9.Orçamento………...…………………………………………..……………………..…………14

10.Bibliografia……………………………………………………………...……………………15

0. Introdução

O turismo é um sector em constante crescimento em todo o Mundo, é uma actividade económica internacional que tem contribuído significativamente para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) da economia global. É considerado um dos sectores com maior empregabilidade da população economicamente activa no mundo (OMT, 2001).

O crescimento exponencial que o turismo vem tomando, tem despertado preocupação cada vez maior com os possíveis impactos sociais e ambientais nas regiões onde ocorre. Diante da emergência desta questão, os impactos sobre o meio ambiente e sobre as comunidades locais passam a ser enfatizados, em particular nas áreas protegidas que concentram muitos recursos naturais, cujo fluxo de visitantes tem aumentado consideravelmente em várias partes do mundo.

De acordo com o Plano Estratégico para Desenvolvimento do Turismo em Moçambique (MITUR, 2004), posta-se neste sector como alternativa para a redução do índice de desemprego e ao mesmo tempo como fonte de arrecadação de receitas para o Estado.

A abordagem sobre o desenvolvimento do turismo em áreas protegidas focaliza a necessidade de sustentabilidade nas esferas social, económica e ambiental pelo carácter multidimensional que caracteriza o turismo. Enfatiza o aproveitamento das potencialidades existentes através da promoção de uma série de actividades de natureza recreativa, sem no entanto, ameaçar a existência dos ecossistemas e valorizando o bem-estar das comunidades locais. É nesse contexto que o ecoturismo surge como uma proposta, que através dos seus princípios se dispõe a estabelecer bases que garantam a valorização dos recursos naturais e culturais e ao mesmo tempo gere benefícios socioeconómicos.

O parque nacional de Gorongoza agrega características que o tornam singular, possui um potencial turístico que permite praticar o ecoturismo, concentra ainda um conjunto de belezas cénicas com paisagens de diversa ordem de valor excepcional, tornando-se ideal para desenvolvimento de várias actividades turísticas com destaque para observação de animais de grande porte, pássaros, pesca desportiva, trilhas ecológicas e ainda apreciação de manifestações culturais das comunidades locais. Portanto, o presente trabalho tem como propósito analisar, a partir da percepção da comunidade local, a contribuição sócio-ambiental do ecoturismo no parque nacional de Gorongoza.

1. Justificativa

Na actualidade o turismo tem sido considerado como uma actividade com questionamentos sobre sua interacção com o meio ambiente e sobre as comunidades receptoras. As várias discussões visam essencialmente estabelecer novas abordagens que tratem sobre o uso dos recursos naturais, aliado a melhoria das condições de vida das comunidades onde se procuram novas estratégias de gestão de forma a garantir um desenvolvimento equilibrado do sector.

Moçambique é detentor de um potencial para o desenvolvimento do turismo, principalmente para o ecoturismo, devido a existência de uma extensa rede de áreas de conservação espalhadas por todo país. O parque nacional de Gorongoza é considerado uma das áreas de conservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com