TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DE MANDALA EM ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAMPO NOVO DO PARECIS

Por:   •  5/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TÉCNOLOGIA DO MATO GROSSO – CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS

BACHARELADO EM AGRONOMIA

ANA CARLA DA COSTA SILVA

DANIEL FELIPE JACOBI

FELIPE ROTTOLI VICARI

FRANCIELLY FREITAS MACIEL

JAIR FERREIRA JUNIOR

LUCAS HENRIQUE RIBEIRO GIRARDI

IMPLANTAÇÃO DE MANDALA EM ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAMPO NOVO DO PARECIS

CAMPO NOVO DO PARECIS – MT

2018

ANA CARLA DA COSTA SILVA

DANIEL FELIPE JACOBI

FELIPE ROTTOLI VICARI

FRANCIELLY FREITAS MACIEL

JAIR FERREIRA JUNIOR

LUCAS HENRIQUE RIBEIRO GIRARDI

IMPLANTAÇÃO DE MANDALA EM ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAMPO NOVO DO PARECIS

Projeto entregue à disciplina de Agroecologia sob requisito parcial de obtenção de nota referente ao quinto semestre do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso – campus Parecis.

Professora: Lissia Leticia de Paiva

CAMPO NOVO DO PARECIS – MT

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. objetivos        5

2.2 OBJETIVO geral        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3. REVISÃO DE LITERATURA        6

4. MATERIAIS E MÉTODOS        7

5. RESULTADOS ESPERADOS        9

6. CONCLUSÃO        10

7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

8. anexos        12

9. PLANILHA DE CUSTOS        13


  1. INTRODUÇÃO

Um dos pontos de maior discussão na atualidade tem sido a retomada da dimensão local do desenvolvimento. Mais ainda, de um desenvolvimento que, além de local, seja capaz de auto sustentar-se. Este processo concretiza-se através da aplicação dos três pilares do desenvolvimento local autossustentável, a satisfação das necessidades básicas da comunidade, a autodeterminação das comunidades envolvidas e a construção de um projeto de desenvolvimento endógeno e em sintonia com a capacidade de realização das comunidades envolvidas, e a realização de práticas que não apenas respeitem o ambiente como ainda promovam a sua valorização. A estes três pilares, podemos adicionar mais um, de suma importância, enfatizado por QUAINI, sendo relativo à necessidade de recuperação e valorização dos saberes locais, isto é, a necessidade de se pensar em um projeto de desenvolvimento que parta das práticas e dos conhecimentos das comunidades locais para poder valorizar as suas potencialidades e possibilidades de concretização de uma forma melhorada.

Em vista disso, muitas famílias de pequenos produtores, em sua maioria os envolvidos na agricultura familiar estão adotando sistemas de produção integrada de hortaliças agroecológica, sem componentes químicos e ambientalmente sustentáveis. Podem ser hortas em formato convencionais, ou também hortas no formato de mandadas, hortas circulares que estão sendo muito adotadas atualmente.

As hortas agroecológicas, ou em formato de mandala, integram vários projetos agroecológicos sustentáveis, onde as hortaliças são plantadas de forma circular para proporcionar absorção adequada dos raios solares e diminuir a incidência de pragas e doenças. Nas arestas do terreno pode ser feito o plantio com fruticultura de maior porte e reflorestamento, para também adequar-se a um sistema agroecológico. O plantio de espécies arbóreas possibilita também o bloqueio da entrada de fungos e vírus que possam causar doenças nas hortaliças assim como também bloqueio a entrada de partículas de produtos agrotóxicos, visando não rescindir o conceito de horta orgânica uma vez que na maioria dos casos essas mandalas são cultivadas no sistema orgânico e mais saudável.

 Com base nisto, esse projeto visa construir uma mandala em uma escola pública para possibilitar aos alunos da mesma um maior conhecimento em relação a agroecologia com conceito de horta orgânica sustentável em um formato diferente, e também criar um estímulo para que os mesmos passem a consumir cada vez mais produtos orgânicos, assim também como vegetais, tendo conhecimento da dificuldade de se fazer crianças e pré-adolescente consumirem esses vegetais devido à sua baixa aceitação. Esse conhecimento poderá ser passado para família através das crianças, trazendo uma reeducação alimentar na sociedade.


  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

Educação de jovens e adolescentes para o cultivo e consumo de produtos agroecológicos com a implantação de uma horta agroecológica circular, também conhecida como mandala, em uma escolha pública e também visa diminuir o gasto da escola com hortaliças visto que nesta será produzida algumas que irão auxiliar no consumo próprio da escola.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Criar um ambiente agroecológico em uma escola para que os alunos se integrem esse meio;

Produzir hortaliças para o consumo da escola;

Utilizar formas alternativas para a produção de hortaliças;

Estimular o conhecimento dos alunos pondo em prática algumas teorias vistas em sala;

Despertar a vontade nos alunos para consumir produtos agroecológicos vegetais;

Resguardar os sistemas de cultivo agroecológico de hortaliças, visando um futuro sustentável;

Entusiasmar os alunos para que criem hortas sustentáveis em suas casas, passando o conhecimento para seus pais.


  1. REVISÃO DE LITERATURA

A palavra mandala vem do sânscrito e significa círculo sagrado, santo ou mágico. A humanidade sempre usou as mandalas. O calendário Maia, a roda da medicina dos índios norte-americanos, Stone Henge, as espirais celtas e a roda da vida tibetana, são símbolos originados nas mandalas. A mandala simboliza o todo, os ciclos coordenados de tempo e espaço, unindo os caminhos do céu e da terra, ativando nosso poder interior de cura, amor e paz. O padrão mandala celebra o círculo, que nunca termina, mas está sempre começando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (210.3 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com