TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem da Matemátic[por resolução de problemas na concepção dos professores de algumas escolas Secundárias da Cidade de Nampula

Por:   •  17/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.438 Palavras (18 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 18

Almirante Ernesto Jacinto Tipane

Aprendizagem da Matemática por resolução de problemas na concepção dos professores de algumas escolas Secundárias da Cidade de Nampula

Universidade Pedagógica

Nampula

2013

Almirante Ernesto Jacinto Tipane

Aprendizagem da Matemática por resolução de problemas na concepção dos professores de algumas escolas Secundárias da Cidade de Nampula

Projecto de pesquisa a ser apresentado ao Departamento de Ciências Naturais e Matemática, delegação de Nampula, Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática e Habilitações em Informática.

Supervisor:

dr. Emílio António

Universidade Pedagógica

Nampula

2013

Índice

Introdução        3

TEMA……………………………………………………………………………………………..4

1.        Delimitação espácio-temporal        4

2.        Definição do problema        4

3.        Objecto de pesquisa        5

4.        Objectivos        5

5.        Justificativa        5

6.        Hipóteses        6

7.        Metodologia de pesquisa        6

7.1.        Tipo de pesquisa        6

7.2.        Método de pesquisa        7

7.3.        Técnicas de colecta de dados        7

7.4.        População e amostra        7

8.        Fundamentação teórica        8

9.        Cronograma        9

10.        Orçamento        10

11.  Instrumentos de colecta de dados        11

11.1. Guião de observação de aulas        11

11.2. Questionário        14

11.3.        Guia de entrevista        19

Bibliografia        20

Introdução

 

O presente projecto subordina-se ao tema Aprendizagem da Matemática por resolução de problemas na concepção dos professores de algumas escolas Secundárias da Cidade de Nampula e tem em vista avaliar as ideias dos professores de Matemática sobre a possibilidade de aprendizagem da Matemática através de resolução de problemas, tal como recomendam os actuais investigadores do ensino. A escolha do tema tem como fundamento o facto de se registar que alguns professores estejam achando esta nobre recomendação de descabida.

O processo de pesquisa, sujeitar-se-á a técnicas de observação, questionário e entrevista; vai se apoiar na leitura bibliográfica e, acredita-se que seus resultados contribuirão de forma significativa para a melhoria dos resultados do processo de ensino-aprendizagem da Matemática no ensino secundário.

        

 

TEMA

Aprendizagem da Matemática por resolução de problemas na concepção dos professores do Ensino Secundário Geral, Cidade de Nampula

  1. Delimitação espácio-temporal

A pesquisa será feita num período previsto de 30 dias em algumas escolas secundárias da cidade de Nampula nomeadamente: Escola Secundária de Maparra, Escola Secundária de Napipine, Escola Secundária de Cossore e a Escola Islâmica, sendo esta última uma instituição privada.

  1. Definição do problema

O processo de ensino-aprendizagem, não somente da Matemática, tomou níveis dinâmicos bastante elevados e exige do professor uma profunda e constante reflexão sobre a sua actividade e todas as ferramentas que tem usado nela, bem como, a capacidade de adaptar o ensino às exigências do quotidiano.

De modo geral, o objectivo do ensino é tornar o Homem crítico, criativo, hábil, flexível e dotá-lo de conhecimentos que lhe permitam resolver os problemas do da vida.

Em contrapartida, os alunos não mostram capacidade de resolver problemas mas sim, a capacidade de repetir algoritmos e actividades desenvolvidas na sala de aulas. Não ocorre a transferência, quer interna, quer externa da aprendizagem da Matemática.

Face a esta situação, apareceram as seguintes questões:

  1. Que concepções os professores de Matemática das escolas secundárias têm sobre a resolução de problemas, no ensino da Matemática?
  2.  Como são as actividades de exercitação que os professores propõem aos seus alunos?

  1. Objecto de pesquisa

O objecto da pesquisa é a resolução de problemas no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

  1. Objectivos

Geral:

A pesquisa visa avaliar as concepções que os professores de Matemática das escolas secundárias têm a respeito da resolução de problemas no ensino de Matemática e sua importância.

Específicos:

  • Medir o nível de dificuldade dos alunos ao resolver exercícios e problemas;
  • Analisar a importância da resolução de problemas nas aulas de Matemática de acordo com as concepções e práticas dos professores desta disciplina;
  • Verificar a problematização e contextualização das actividades de exercitação propostas.

  1. Justificativa

Boas capacidades e habilidades matemáticas, são de entre outros, elementos garantidos pela exercitação, particularmente, através de resolução de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (210.9 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com