TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE METODOLÓGICA DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ATLÂNTICO NA CIDADE DE MACAÉ-RJ

Por:   •  14/9/2019  •  Resenha  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE METODOLÓGICA DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ATLÂNTICO NA CIDADE DE MACAÉ-RJ

Isaura Dias

Lohana Martins

Luciano Henrique

Tamires Garcia de Oliveira

Professora Aline Viana

Foram analisadas algumas apostilas do sistema de ensino Etapa utilizado na instituição privada de ensino Atlântico na cidade de Macaé, estado do Rio de Janeiro.

Esteticamente as apostilas são de pequena espessura e bem distribuídas, porém ao entender o funcionamento desse método é possível compreender melhor essa dinâmica. As apostilas são finas pois são utilizadas muitas delas durante todo ano letivo em todos os anos de escolaridade, cada apostila tem conteúdos diferentes e regulam a média de 13 apostilas anuais.

Observando mais profundamente os conteúdos das apostilas é possível identificar pouco texto explicativo acerca dos conteúdos e muitos, muitos exercícios com nível bem elevado de dificuldade, são atividades tecnicistas que buscam mecanizar a matemática e compartimentá-la para que ela possa ser “transmitida” para os alunos.

Em toda analise não foi identificada a utilização de outros estilos metodológicos que complementassem o as apostilas, como: a utilização de jogos, estimulo a olimpíadas, ou utilização de tecnologia, nada diferenciado foi encontrado. A resolução de problemas como metodologia é facilmente encontrada em muitos títulos didáticos, porém nesses ela não se encontra de forma contextualizada, mas estruturada de forma tradicional, que condiciona o aluno e o treina para avaliações externas.

Esse sistema de ensino caracteriza a unidade de ensino, como mecânica e tradicional, e que instiga a uma análise comparativa com os resultados obtidos nos testes externo, internos e também em relação aos alunos psicológica, social e pedagogicamente, mas esse já é um assunto para outra discursão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com