TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO TESTE DE TETRAZÓLIO EM SEMENTES DE PAU-FERRO (Caesalpinia férrea Mart.)

Por:   •  12/3/2018  •  Monografia  •  10.151 Palavras (41 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - CIES

CAMPUS DE URUÇUÍ

[pic 2]

ELIZANGELA DOS SANTOS PEREIRA

METODOLOGIA DO TESTE DE TETRAZÓLIO EM SEMENTES DE PAU-FERRO (Caesalpinia férrea Mart.)

URUÇUÍ-PI

2016


ELIZANGELA DOS SANTOS PEREIRA

METODOLOGIA DO TESTE DE TETRAZÓLIO EM SEMENTES DE PAU-FERRO (Caesalpinia férrea Mart.)

Monografia apresentada à Universidade Estadual do Piauí, como parte das exigências para obtenção do título de “Bacharelado em Engenharia Agronômica”.

APROVADA: XX de julho de 2016

_________________________________

Profa. Dra. Gerane Celly Dias Bezerra Silva

UESPI/CIES

________________________________

Profa. Me. Hidaliana  Paumerik Aguiar Bastos

UESPI/CIES

_______________________________

Profa. Dra. Marlei Rosa dos Santos

Orientadora – UESPI/CIES

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus meu maior inspirador que se faz presente em todos os momentos de minha vida.

A minha mãe Eremita, meu porto seguro, por todo amor e principal incentivo para nunca desistir.

A meus irmãos Elenice, Idenilson, Azeilton e José Nilton que amo tanto é que estão sempre ao meu lado.

À Universidade Estadual do Piauí – UESPI, pela oportunidade de cursar o curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica.

À professora Dra. Marlei Rosa Dos Santos, pela orientação brilhante, pela confiança, e pelo estimulo que depositou em mim.

A todos os professores pelos ensinamentos que contribuiu com minha formação, incentivando a pensar, agir, falar e ver vida e o mundo sob outras perspectivas.

Aos colegas do laboratório de sementes e amigos especiais, Rodrigo Bortoluzzi, José Robert, Lisiane Sá e Wellison Fonseca.

Aos amigos Sr. Altair Fianco e a Sra. Tânia Fianco, por todo apoio recebido por vocês, sou eternamente grata.

A banca examinadora, por disponibilizar tempo e interesse para com o trabalho aqui realizado e pelas contribuições advindas.

A todos funcionários da UESPI, pela dedicação e profissionalismo.

Enfim, não é fácil expressar em palavras os sentimentos de admiração, gratidão, amizade, carinho e respeito por todas essas pessoas que passam por minha vida e sempre deixam marcas, sejam elas classificadas como boas ou ruins, mas que contribuirão para o meu crescimento pessoal e profissional, e farão parte da minha experiência. A todos que contribuíram direta ou indiretamente, o meu sincero muito obrigada!

BIOGRAFIA

Elizangela dos Santos Pereira, filha de Eremita Moura e Antônio Pereira, nasceu no dia 22 de Julho de 1987, na cidade de Uruçuí-PI.

Realizou o ensino fundamental na Unidade Escolar Manoel Leal e o ensino médio na Unidade Escolar Maria Pires Lima, em Uruçuí-PI.

Em Março de 2010, iniciou o curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus de Uruçuí – PI, defendendo a monografia no dia X de Julho de 2016.

[pic 3]


RESUMO

PEREIRA, Elizangela dos Santos. Universidade Estadual do Piauí, julho de 2016. Metodologia do teste de tetrazólio em sementes de pau-ferro (Caesalpinia férrea Mart.). Orientadora: Profª. Drª Marlei Rosa dos Santos.

A espécie Caesalpinia férrea Mart. é conhecida popularmente como pau-ferro pelo fato de possuir madeira extremamente dura, pesada, resistente e durável. É uma espécie arbórea de grande abrangência geográfica no Brasil, com potencial para ser utilizada em programa de reflorestamento de áreas degradadas, por ser tolerante ao plantio em áreas abertas e de rápido crescimento. No entanto, há pouco conhecimento disponível para o manejo e análise das sementes. No presente trabalho objetivou-se definir a metodologia do teste de tetrazólio para avaliar o vigor e a viabilidade de sementes de pau-ferro. Visando conhecer inicialmente a qualidade das sementes para facilitar a padronização do teste de tetrazólio foi realizando um experimento no delineamento em blocos casualizados com quatro repetições e três tratamentos: sementes intactos, escarificadas manualmente com lixa e escarificadas com ácido sulfúrico. Foram semeadas 32 sementes de cada repetição a 2 cm de profundidade em bandejas de plástico com tubetes preenchidas com a mistura de solo, substrato comercial e serragem decomposta na proporção 2:2:1. Diariamente foi avaliado o índice de velocidade de emergência e após 30 dias do plantio avaliou-se a porcentagem de plantas normais e sementes duras e mortas. Posteriormente foi desenvolvida a metodologia do teste de tetrazólio, realizada no delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições de 25 sementes, no esquema fatorial 3x3, sendo três concentrações do sal de cloreto de 2, 3, 5-trifenil tetrazólio (0,075; 0,1; e 0,5 %) e 3 períodos de coloração (2, 3 e 4 h) na temperatura de 40 oC. As sementes de pau-ferro apresentaram baixa germinação pelo teste de emergência em substrato e baixo vigor e viabilidade no teste de tetrazólio. Para avaliar as sementes de pau-ferro pelo teste de tetrazólio é necessário a embebição entre papel pelo período de 36 h a temperatura de 35 oC. É necessário a retirado do tegumento das sementes antes de colocá-las na solução de tetrazólio. A solução na concentração de 0,075% é suficiente par colorir as sementes de pau-ferro por um período de 2 a 3 horas. O teste de tetrazólio mostrou-se uma alternativa viável e rápida para determinar a qualidade fisiológica de sementes de pau-ferro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com