TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE DE GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA, ARROZ E MILHO

Por:   •  1/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS EXPERIMENTAL DE REGISTRO

TESTE DE GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA, ARROZ E MILHO

AMANDA CHIARION ZECCHINI

LEONARDO DOS SANTOS DUARTE

KASSIANE LOPES

JÚLIA ROSSI

Registro - SP

Dezembro – 2014

INTRODUÇÃO

A germinação é um fenômeno biológico que pode ser considerado pelos botânicos como a retomada do crescimento do embrião, com o subsequente rompimento do tegumento pela radícula. Entretanto, para os tecnologistas de sementes, a germinação é definida como a emergência e o desenvolvimento das estruturas essências do embrião, manifestando a sua capacidade para dar origem a uma planta normal, sob condições ambientais favoráveis (MACHADO, et al., 2002)

A avaliação da germinação das sementes é efetuada pelo teste de germinação, conduzido em laboratório sob condições controladas e por meio de métodos padronizados que visam, principalmente avaliar o valor das sementes para a  semeadura e comparar a qualidade de diferentes lotes, servindo como base para a comercialização das sementes (MACHADO, et al., 2002)

Num sistema produtivo, é comum o descarte de lotes de sementes que não se enquadram dentro dos padrões mínimos de germinação para fins de comércio, especialmente próximo à época de semeadura. Assim, é de fundamental importância uma tecnologia capaz de possibilitar a avaliação rápida e precisa da germinação e do vigor, viabilizando a eliminação de lotes de sementes de baixa qualidade. Testes precisos e de execução rápida contribuem para diminuir custos, prevenir prejuízos e para melhor aproveitamento da mão-de-obra envolvida no trabalho de controle de qualidade. (AMARAL,. et. al., 1999).

O teste de germinação determina o potencial máximo de germinação de um lote de semente, o qualpode ser usado para comparar a qualidade de diferentes lotes e também estimar o valor para semeadura em campo (REGRAS PARA ANÁLISE DE SEMENTES, 1999).

É classificada como plântula normal aquela que mostra potencial para continuar seu desenvolvimento e dar origem a plantas normais, quando desenvolvidas em condições favoráveis.  É classificada como plântula anormal aquelas que não mostra potencial para continuar seu desenvolvimento e dar origem a plantas normais, mesmo crescendo em condições favoráveis.

SOJA  (Glycine max)

A produção de sementes de alta qualidade representa uma das principais prioridades para o sucesso da cultura da soja. Essa tarefa, no entanto, é mais complexa em relação a outras plantas cultivadas, pois as sementes de soja caracterizam-se por grande sensibilidade aos agentes mecânicos, patogênicos e às condições climáticas; desta forma, situações ligeiramente desfavoráveis para outras espécies podem contribuir significativamente para acelerar sua deterioração. (MARCOS FILHO,. et al., 1985).


ARROZ (Oryza sativa)

         A demanda por sementes de arroz de alto padrão de qualidade é crescente e deverá se intensificar, assim exigindo tecnologia moderna, eficiente e dinâmica dentro da indústria de sementes que resulta num controle de qualidade cada vez mais efetivo.

Por isso, a avaliação da qualidade fisiológica das sementes é um instrumento fundamental e de grande valia em um programa de produção de arroz.

MILHO (Zea mays)

O milho para germinar necessita de umidade adequada e de temperatura do solo superior a 10 ºC. Nas condições favoráveis o milho leva de 4 a 7 dias para emergir. Entretanto, o uso de sementes de pior qualidade, aliado à ocorrência de condições ambientais adversas por ocasião do plantio, pode resultar em baixa percentagem de germinação e menor velocidade de emergência das plantas (FANCELLI; DOURADO NETO, 2000).

MATERIAIS E MÉTODOS

O trabalho foi realizado no laboratório da Universidade Estadual Paulista – UNESP - Câmpus Registro – SP. Foram utilizadas sementes de três espécies diferentes, soja, arroz e milho, armazenadas na faculdade, estando com umidade de 11,8% e temperatura de 24,1ºC a semente de soja, umidade de 13,3% e temperatura de 23,9% a semente de arroz e umidade de 14,4% e temperatura de 24,1ºC, a semente de milho.

O teste de germinação foi realizado utilizando-se quatro repetições de 100 sementes para cada espécie, colocadas entre três folhas de papel germitest (2 na base, e 1 de cobertura) , previamente umedecidas com água , utilizando-se 2,5 vezes o peso do papel seco embebido em água. (Anexo 1)

Foram confeccionados rolos, e estes foram colocados dentro de saco plástico, para que não ocorresse a perda de umidade dentro do germinador, e foram mantidos em germinadores regulados na temperatura de 25º, com fotoperíodo de 12 horas, por 5 dias.

RESULTADOS E DISCUSSÂO

Após 5 dias, foi observado que não houve uma porcentagem de germinação ideal (plântulas normais) para nenhuma das espécies utilizadas (Tabela 1 e Gráfico 1). (Anexo 2)

Tabela 1. Porcentagem de Germinação plântulas normais

Espécie

R1

R2

R3

R4

Soja

1

0

3

0

Milho

0

0

0

0

Arroz

0

0

0

0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (474.5 Kb)   docx (344.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com