TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual Agroflorestal para a Mata Atlântica

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmico: Douglas Barp.

Manual Agroflorestal para a Mata Atlântica.

1. No ponto de vista agronômico você faria a implantação de Sistemas Agroflorestais em uma propriedade agrícola? Por que?

Sim eu implantaria com muito prazer, pois só temos a ganhar com esse sistema, quanto maior a quantidade de espécies possíveis “semeadas” melhor será, pois ajudam a melhorar a qualidade alimentar e a saúde da família. Os sistemas agroflorestais vêm para somar na propriedade, ou seja, a implantação de SAFs aumenta de forma sustentável a renda gerada pela venda e troca dos produtos ali produzidos, tendo grande importância na segurança alimentar. Com isso muitos jovens estão vendo com bons olhos esse sistema e ficando nas propriedades para cultivares seus próprios alimentos, sendo que você não precisar ter uma propriedade relativamente grande para produzir inúmeros cultivos, pois a semeadura e feita consorciada, ocupando melhor os espaços. Lembrando que a implantação do sistema seria sem o uso de agrotóxicos, pois são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

2. O que são sistemas agroflorestais? Onde são aplicados os sistemas agroflorestais?

Os sistemas agroflorestais são o consórcio de culturas agrícolas com espécies arbóreas com sistema de folhas altas, médias e baixas, implantadas no local juntas controlando a competição e contribuindo no desenvolvimento de cada uma das culturas presentes no local. Nada mais é do que você semear as culturas todas juntas e misturadas, porém tendo uma sinergia entre elas. Os SAFs podem ser aplicados em áreas para restauração de florestas, recuperação de áreas degradadas ou no desenvolvimento de uma nova cultura.

DÚVIDAS

1. Como diz no texto que a implantação de SAFs é mais vantajoso em relação ao cultivo convencional, então porque poucos produtores aderem a este sistema na nossa região? O que está faltando?

2. Qual a principal dificuldade para implantarmos o uso do sistema agroflorestal?

SILVA, I. C. Sistemas Agroflorestais: conceitos e métodos (Material que está no xerox)

1. Diferencie Agrossilvicultura de Sistemas Agroflorestais.

Agrossilvicultura é a sustentação tecnológica que analisa, na mais ampla coerência, das relações e interações nos SAFs perante ao ponto e vista biológico, social, econômico e ambiental, desde questionamentos sistêmicos e perspectivas interdisciplinares. Sistemas Agroflorestais são considerados um conjunto mecanismos que se relacionam entre si em um mesmo espaço de área, espécies florestais como árvores, bambuzeiros e palmeiras, que podem ser cultivadas em consorcio com cultivos agrícolas e com ou sem a presença e animais, assim ofertando bens e melhor sustentabilidade através das interações estabelecidas.

2. De acordo com os objetivos de consórcio entre plantas, quais as principais características que essas espécies devem apresentar?

  • Ser compatível com os cultivos que estão sendo associados no mesmo espaço.
  • Contribuir para uma melhora nas condições do solo.
  • Ter crescimento relativamente rápido.
  • Ter alta taxa de adaptabilidade ao ambiente onde será conduzido o cultivo.
  • Alta produção de biomassa.
  • Capacidade para produção de bens e serviços.

DÚVIDAS

1. Qual seria a espécie de maior importância na implantação de um sistema agroflorestal?

2. Quanto tempo em média se leva para ter um ciclo total em um sistema agroflorestal? Para ser considerado SAFs é necessário de no mínimo quantas espécies de plantas inseridas no sistema?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com