TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquinas agricolas

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Eloi Soares – R.A: 6248227481

Janaina Alves – R.A: 6660355296

Jurema Amorim- R.A: 6814000898

Maquinas e Implementos Agrícolas

Dourados

29 de setembro de 2014.

[pic 2]

Eloi Soares – R.A: 6248227481

Janaina Alves – R.A: 6660355296

Jurema Amorim- R.A: 6814000898

Gerenciamento de operações agrícolas mecanizadas

[pic 3]

Dourados

29 de setembro de 2014.

Historia da mecanização agrícola no Brasil

A mecanização teve seu inicio com os egípcios cerca de 3000 A.C, mas só após o fim da segunda guerra mundial e com o objetivo de suprir a necessidade de se cultivar em grande escala que, começaram-se pesquisas voltadas a fim de aprimorar a o modo de produção agrícola mundialmente. Após o fim da guerra, iniciava-se um período baseado em trocas comercias. Dando inicio a uma nova geração, que se desenvolveu, até chegar à mecanização que temos hoje, um processo de  otimização no modo de produção  em geral, através da adaptação das técnicas agrícolas, como; a preparação do solo, fertilização, semeadoras, tratamentos fitossanitários, amanhos culturais, a colheita e a comercialização. Os principais fatores da historia da mecanização pode ser vista claramente passo a passo na linha do tempo abaixo:

[pic 4][pic 5]

A figura 1, monstra como se deu o processo de mecanização que temos hoje. O marco inicial desse processo foi à segunda guerra mundial, que se estendeu entre os anos de 1939 a 1945, que deu um “impulso” a grandes avanços em pesquisas, visando aprimorar as maquinas no setor agrícola para garantir uma maior produtividade e melhorar a forma como se trabalhava com solo, assim, evitando erosões e outros problemas causados pelo manejo incorreto do solo. Entretanto, apenas o trabalho com o solo não garante à preservação do meio ambiente, pois são necessárias máquinas que não poluam. Um sonho próximo a ser realizado dentro da mecanização, isso porque quando somadas a tecnologias, conseguimos resultados significativos na forma como se trabalha na agricultura, modificando toda uma forma de trabalhando e, garantindo dessa forma, o aumento na produção e nas qualidades, e a melhora no trabalho no campo, como pode ser visto na figura 2, logo abaixo:

[pic 6]

[pic 7]

A figura mostra uma situação, em que podem ser visualizada a evolução no modo de produção e nos métodos, com o uso de máquinas e tratores que, após o período pós-guerra, houve um aumento na importação e fabricação, de tratores, porém esse período foi desordenado, e após algum tempo de uso foram paradas as importações, pois esses tratores não eram adaptados a nossa região. Segundo, a revista Mundo Agrícola “Já temos uma ideia do quão desordenada foi à importação dos primeiros tratores, visto também que sua produção não era algo específico, e sim na maioria dos casos aproveitamento da indústria de veículos militares”. Ou seja, o processo de implantação dos tratores foi desordenado devido, os tratores não ter funções especificas. No quadro a seguir, temos o principal marcos na área dos tratores:

[pic 8][pic 9][pic 10]

Na figura 3, podemos observar os processos que levaram o progresso tecnológico e a evolução das maquinas. Os equipamentos agrícolas foram se adaptando de acordo com a necessidade de trabalho, no entanto essa tecnologia só era viável a grandes produtores, que possuíam mais recursos para aplicar em investimentos. Entretanto, mesmo se os pequenos produtores conseguissem uma forma para custear as maquinas isso não garantia um aumento na renda, pois era preciso de cuidados com a manutenção dos tratores e equipamentos, tornando se assim inviável no ponto de vista financeiro. Porém, essa historia tomou um rumo diferente devido ao setor agrário estar se desenvolvimento, chamando a atenção de investidores internacionais. Despertando assim, o interesse dos governantes brasileiros, que investiram no setor agrário, proporcionando auxílios aos produtores através de programas governamentais, que atendia desde o médio ao grande produtor.  Iniciou-se assim, um grande planejamento que tinha como função dar suporte a manutenção e aquisição agrícola.

A evolução na mecanização é bem evidente, principalmente em tratores. Temos hoje, tratores de vários tipos e com várias funções, e cada um com um tipo específico de trabalho. Um verdadeiro processo na evolução agrícola, pois hoje é possível produzir mais em um tempo menor. Os equipamentos hoje são dotados de sistemas modernos, tais como: transmissão hidrostática, sistema automático de plataforma e etc.

ETAPA 2: Planejamento e posicionamento das máquinas dentro da propriedade

A fase de planejamento é uma das mais importantes, pois através dele a redução de riscos e erros diminui, garantindo o sucesso do plantio.  Neste plano, estão envolvidos analise de custos e de benefícios, a utilização das maquinas também é planejada, para que não sejam utilizadas sem mão de obra qualificada ou em áreas não apropriadas, evitando assim futuros problemas.  A formulação de um cronograma dá ao produtor conhecimentos das tecnologias usadas em sua área, e os rendimentos que elas estão proporcionando.

O progresso tecnológico e a evolução das maquinas e equipamentos agrícolas, fizeram com que surgissem maquinas para atividades especificas. Tendo em vista, que não é necessário só maquinas especificas são necessários certos controles como tempo de colheita, além do tempo de plantio, cuidados com geadas, tempos de secas tudo em um processo de planejamento, além de visar à segurança dos trabalhadores.

Iniciou-se, um grande planejamento que tinha como função dar suporte a manutenção e aquisição agrícola. Além de financiar as máquinas, os produtores precisam ter vários cuidados após a sua aquisição, como: uma adequada manutenção, ajustes corretos e um armazenamento apropriado após sua utilização, evitando a ocorrência de contratempos durante seu uso. Por exemplo, problemas físicos ou mecânicos nas diminuindo, ajudando a diminuir custos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (533.2 Kb)   docx (300.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com