TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE INTERNO DA EMPRESA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Por:   •  18/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.221 Palavras (9 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

O CONTROLE INTERNO DA EMPRESA DE

MÁQUINAS AGRÍCOLAS

NOME

MARINGÁ

2014

1. TEMA: O CONTROLE INTERNO DA EMPRESA DE

MÁQUINAS AGRÍCOLAS

2. PROBLEMA

O tema desse trabalho refere-se aos Controles Internos de uma empresa de Máquinas e Implementos Agrícolas situada na cidade de Maringá, estado do Paraná. Onde será demonstrada a realidade de uma empresa de equipamentos agrícolas situada na cidade de Maringá estado do Paraná, no que se refere aos controles internos utilizados pela mesma, descrevendo o funcionamento dos departamentos da empresa, analisando suas rotinas de trabalho e os procedimentos utilizados em cada setor, analisando os controles internos utilizados. A empresa objeto desse estudo tem como principal atividade a comercialização de linha de produtos Case. Seus principais clientes são pessoas físicas, e apresenta bom desenvolvimento dentro do seu setor. Para que o crescimento da empresa seja gerido da melhor maneira, diante disso: Qual será a importância do bom gerenciamento de Controles Internos? E Quais serão os benefícios que os Controles Internos trazem para a empresa?

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Realizar o estudo de caso dentro da empresa e demonstrar a importância dos controles internos para a tomada de decisões, dando suporte a contabilidade, avaliar os controles internos utilizados pela empresa.

3.2 Objetivos Específicos

Realizar um estudo bibliográfico para um aprofundamento sobre o assunto controles internos.;

Realizar o estudo de caso;

Fazer uma análise dos controles internos utilizados pela empresa;

3. HIPÓTESES

Os levantamentos apontam que e de suma importância o controle interno de uma empresa e este trabalho buscará através das pesquisas verificar as possível maneiras de se fazer esse controle com as práticas necessárias.

5. JUSTIFICATIVA

O controle interno, segundo Almeida (2010), representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa.

O principal objetivo dos controles internos é que forneçam informações precisas e seguras para a tomada de decisões, O desenvolvimento do presente trabalho surgiu com a necessidade de conhecer internamente a empresa que trabalho podendo assim auxiliar a empresa no conhecimento sobre o assunto e a importância de uma boa gestão de controles internos, evidenciando uma administração organizada, propondo melhorias nos controles que já estão sendo utilizados.

2 METODOLOGIA

A expressão metodologia designa a escolha de um método para realização de uma pesquisa. Sendo assim, a pesquisa passa a ser entendida como a busca por conhecimento. Afirma Ferreira (2008, p. 552) que a metodologia se define como “[...] conjunto de métodos, regras e postulados utilizados em determinada disciplina e sua aplicação, a fim de obter um resultado procedendo de forma organizada”.

O tema em análise, O controle interno da empresa de máquinas agrícolas será conduzida através de uma investigação planejada, atendendo, a rigor, às normas da metodologia científica.

Quanto aos meios, utilizamos a pesquisa referencial que para Marconi e Lakatos (1991) esse tipo de pesquisa engloba toda referência já publicada sobre o assunto a serem estudadas, essas publicações podem ser boletins, jornais, revistas, livros etc. Portanto, a metodologia científica é entendida como um conjunto de etapas ordenadamente dispostas que inclui a escolha do tema, o planejamento da investigação, o desenvolvimento metodológico, a coleta e a tabulação de dados, a análise dos resultados, a elaboração das conclusões e a divulgação de resultados.

Quanto ao objetivo da pesquisa, ela pode ser classificada como exploratória, que para Gil (2002, pg. 41):Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou constituir hipóteses. Pode se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições.

E para a fundamentação deste trabalho será utilizado o método de pesquisa campo, que possibilita uma análise completa do problema, com essa pesquisa pretendemos constatar e observar como acontece o controle interno da empresa. Para Gil (1999, p.42), “a pesquisa tem um caráter pragmático, é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico”. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 A importância da contabilidade

A contabilidade é utilizada para captar, contar, calcular, registrar e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer tipo de pessoa, física ou jurídica, com finalidades lucrativas ou não, que tenha necessidade de exercer atividades econômicas para alcançar suas finalidades, mesmo que tais atividades econômicas não sejam atividades-fim.

Segundo Marion (2004, pg. 26): A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa.

A contabilidade faz com que seus usuários analisem a situação econômica e financeira da empresa, fazendo inferências sobre suas disposições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com