TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACIDENTES COM MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.847 Palavras (16 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 16

2017

ACIDENTES COM MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Volume Único

Relatório

apresentado oa disciplina de ... do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Cândido Mendes, como parte dos requisitos obrigatórias para aprovação.

Área de Concentração: Acidentes com máquinas e implementos agrícolas e florestais.

Professor:

Professor Paulo Celso dos Reis Gomes

2018

AGRADECIMENTOS

        Ao prof. Dr. Kleber Eduardo Bianchi pela oportunidade de crescimento profissional e pessoal a min concedida, assim como pelos sábios conselhos e horas dedicadas à orientação.

        Aos membros da comissão de avaliação do trabalho de dissertação, Prof. Dr. Flávio Galdino Xavier do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS e Prof. Dr. Felipe Tempel Stumpf pelo tempo disponibilizado e pelas suas contribuições.

        Ao Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica – PPMec da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, em especial ao Prof. Dr. Luciano Volcanoglo Biehl pelo apoio dado nos momentos de dúvida e dificuldade.

        Ao Prof. Me. Carlos Alberto Medeiros Casanova pelos conhecimentos transmitidos no que diz respeito a utilização dos equipamentos do laboratório de Fabricação Mecânica.

        Ao Prof. Me. William Ramires Almeida pela sempre valiosa troca de ideias e esclarecimentos durante a coorientação.

        Ao Prof. Dr. Jorge Brazz que disponibilizou seu tempo e conhecimento para a realização do Tratamento Térmico Pós Soldagem.

        Aos Técnicos Administrativos em Educação Bruno Soares Laner, Cristiano de Azevedo Celente, Daniel Souza e Thais Andrezza dos Passos pois foram de extrema importância quanto a fabricação e análise dos corpos de prova utilizados no trabalho.

        Ao CNPq, pelo apoio financeiro.        

        Aos colegas de Mestrado, Alex, Bruno, Diego, Eduardo, Hélio, Juliano, Rui, e em especial ao Edilson Pollnow e ao Marcos Saalfeld, pela grande parceria firmada neste período de aprendizado.

        Aos meus pais, Jussara Xavier e Gelson Funes, pois sem eles eu nada seria.

        Aos demais familiares e entes queridos pelo apoio incansável.

        A minha namorada, Mariana Rosa, pela imensa paciência e cumplicidade.

        As demais pessoas que contribuíram de alguma forma para que tal objetivo fosse alcançado.

        

‘‘What we know is a drop. What we don’t know is an ocean’’.

Isaac Newton

RESUMO

FUNES, G. X. Avaliação de uma versão modificada da técnica de Toe Grinding no aprimoramento da vida em fadiga para juntas em T de Aço Inoxidável AISI 316L, carregadas longitudinalmente. 2017. 87 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec) Escola de Engenharia. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, 2017.

Os problemas devido à fadiga em componentes mecânicos e estruturais são tema recorrente na indústria e ainda mais preocupantes no que diz respeito às uniões soldadas. Ao longo dos anos, estudos tem sido realizados com foco em descobrir maneiras para aumentar a vida em fadiga dessas uniões, dentre elas, técnicas pós-soldagem aplicadas ao cordão de solda. Ao final deste estudo será possível avaliar o efeito de uma dessas técnicas - o toe grinding -  que consta da retificação localizada do pé do cordão de solda em prol de uma melhora geométrica, porém aqui em uma versão modificada, aplicada a uma união em T fabricada com aço inoxidável AISI 316L, cuja nervura não sofre carregamento algum - “Non-load-carrying joints” como são classificadas pelas principais referências a respeito de uniões soldadas - unida por filetes de solda gerados a partir da soldagem com processo a arco elétrico MIG/MAG (GMAW), comparando, através da determinação das curvas de fadiga obtidas com base em resultados de ensaios com carregamento axial cíclico, o desempenho de corpos de prova aos quais é aplicado esta versão modificada do processo de usinagem no pé do cordão de solda, o toe grindind. Além de verificar a influência deste processo com relação a vida em fadiga das uniões, também fora observados alguns outros aspectos, como a forma de falha destes componentes, o fator de concentração de tensão macrogeométrico na extremidade do cordão de solda e a influência das tensões residuais sobre os resultados.  Por fim, os ensaios de fadiga mostraram que com o processo de usinagem do pé do cordão de solda em sua extremidade alcançou-se um valor consideravelmente maior de número de ciclos até a falha, porém, isso para a região de elevado número de ciclos, indicando que o mesmo pode proporcionar um incremento significativo na vida em fadiga dessas uniões, quando bem executado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (510.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com