TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoramento de trigo

Por:   •  24/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 6

                               [pic 1]       

GERAÇÃO DE UMA NOVA CULTIVAR DE TRIGO A PARTIR DAS CULTIVARES PAMPEANO E BH1146

                                                       Luciano dos Santos Alegre    

                                                                                  2º Semestre Agronomia                                        

                                          Itaqui

                                                  2010

Sumário

Introdução..................................................................................................03

Metodologia...............................................................................................04

Cronograma...............................................................................................06

Orçamento.................................................................................................06

Considerações finais..................................................................................07

Bibliografia.................................................................................................08


1 – INTRODUÇÃO

        O trigo (Triticum spp.) é uma gramínea que é cultivada em todo mundo. Globalmente, é a segunda-maior cultura de cereais. É um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, na alimentação dos animais domésticos.

        A origem do trigo é bastante remota. O homem cultiva o Triticum vulgare, pelo menos, há seis mil anos, no início, triturando-o entre pedras rústicas, para aproveitar a farinha. Foram encontrados grãos de trigo nos jazigos de múmias do Egito, nas ruínas das habitações lacustres da Suíça e nos tijolos da pirâmide de Dashur, cuja construção data de mais de três mil anos a.C.

Temos por objetivo efetuar o cruzamento entre a cultivar já existente Pampeano (OR Sementes) e a linhagem mexicana BH 1146 (Embrapa Trigo) a fim de, unir em uma nova cultivar as características de boa resistência a maioria das doenças, alta produtividade, bom perfilhamento e bom empalhamento da espiga.

As cultivares que serão cruzadas são as seguintes:

Pampeano:

Cultivar de trigo lançada no ano de 2004 pela OR Sementes, de Passo Fundo/RS, que apresenta alta produtividade, ciclo precoce, altura de planta média, reação moderadamente resistente para crestamento, oídio, ferrugem da folha e giberela e, moderadamente suscetível a germinação da espiga.

Essa cultivar adaptou-se muito bem a todas as regiões produtoras do estado do Rio Grande do Sul, apresentado altas produtividades em variáveis sistemas de cultivo. Porém, o baixo poder de perfilhamento e o pouco empalhamento da espiga tornam-se fator limitante para a estabilidade da produtividade desta cultivar, especialmente dado ao fato de que no período que antecede a maturação fisiológica até a colheita os grãos ficam expostos às intempéries do ambiente podendo sofrer grandes perdas na qualidade final do produto, especialmente após a ocorrência de chuva nesse período.

Com isso, nos últimos anos, essa cultivar perdeu espaço na área plantada no estado e, assim, pretende-se com essa proposta de melhoramento, lançar uma nova cultivar com características semelhantes e/ou superior a já existente.

BH 1146:

Essa linhagem possui características de extrema rusticidade (resistência a doenças, alto grau de perfilhamento e ótimo empalhamento de espiga) e já é utilizada para obtenção de novas linhagens desde 1972. É de origem mexicana e faz parte do banco de germoplasma da Embrapa Trigo de Passo Fundo/RS, trazida através da parceria com o Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT), do México.

2 – METODOLOGIA

Para a obtenção de uma nova cultivar, que tenha as características desejáveis já mencionadas, será utilizada a técnica de seleção massal na condução de populações segregantes.

Este projeto será realizado no município de Itaqui/RS na área experimental da Unipampa que conta com espaço propício para composição de parcelas experimentais, que terão área de 4,5m2 (3m x 1,5m). O plantio das parcelas será efetuado com semeadora adequada para experimentos, sob sistema de plantio direto, em resteva de soja. A adubação utilizada será conforme interpretação de análise de solo com o Manual de Adubação e Calagem para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para produtividades máximas da cultura e, a densidade de semeadura e espaçamento conforme a recomendação técnica.    

Primeiramente, será efetuado o cruzamento entre as duas linhagens (Pampeano x BH 1146) através do método de emasculação e polinização. A emasculação é realizada antes do amadurecimento do pólen do trigo, evitando-se assim a autofecundação das plantas de trigo e consiste na retirada das anteras de cada flor do trigo, sendo que o ovário, parte feminina, é conservado. Para isso são utilizados vários instrumentos e materiais como, pinça, tesoura, lápis, envelopes de proteção da espiga e grampeador. A polinização é feita preferencialmente, do terceiro ao quinto dia após a emasculação, dependendo das condições climáticas (temperatura, chuva e luz). Normalmente, no inverno, espera-se cinco dias e no verão três dias.

Com isso obtém-se a primeira geração (F1) com características herdadas dos pais. Após, essa nova planta (F1) será novamente cultivada em parcela única onde serão selecionadas plantas que apresentam as características desejáveis e, resultarão em plantas F2. Essas, por sua vez, serão novamente cultivadas em parcela única onde será feita nova seleção de plantas conforme as características desejáveis que produzirão a geração F3. Essa prática deverá ser efetuada até que as características desejáveis tornam-se invariáveis, podendo ir até a geração F7. Na última geração, faz-se o plantio de cada linhagem separada e submete-as a ensaios de rendimento (conforme figura 3). Assim, se tem a nova cultivar que passa para ensaios preliminar de rede, em seguida em ensaios de valor de cultivo e uso a nível regional e, logo após, valor de cultivo e uso para região sul - brasileira. Se aprovada nos testes regionais e sul - brasileiros, passa para fase de registro e multiplicação para posterior distribuição aos produtores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com