TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivos, razões e incentivos para alcançar uma agricultura sustentável

Relatório de pesquisa: Motivos, razões e incentivos para alcançar uma agricultura sustentável. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.217 Palavras (13 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 13

Os motivos, as causas e os incentivos p/ a busca da sustentabilidade agrícola

*1.1As fragilidades da agricultura moderna: a agricultura convencional com o objetivo de maximizar a produção e o lucro, suas praticas ignoram a dinâmica ecológica dos agroecossistemas.

A tecnologia agrícola convencional esta embasada no preparo intensivo do solo, na utilização de adubos minerais de alta solubilidade, agrotóxicos p/ o controle de pragas, doenças e ervas e em cultivares de alta resposta a fertilizantes e agrotóxicos químicos sintéticos.

O desenvolvimento de cultivares, com as características cosméticas requeridas pelo mercado global e de alta resposta aos demais componentes do pacote tecnológico, tem levado a perda da base genética q representa o sustento alimentar de muitas populações, principalmente dos países + pobres.

A atuação destes fatores (aplicação de agrotóxicos calendarizadas) em forma isolada ou em conjunto, contribui p/ o aumento da magnitude dos problemas fitossanitários dentro do próprio sist. De produção. Alem disso muitos dos agrotóxicos de uso generalizado são classificados com alta ou extremamente tóxicos p/ a saúde humana, podendo provocar, a médio e longo prazos doenças. Alguns apresentam ainda problemas de alta persistência no ambiente.

Podemos resumir 1 serie de consequências negativas do modelo agroquímico de produção: compactação do solo; erosão; eliminação, inibição ou redução sensível da flora microbiana do solo; declínio de produtividade pela degradação do solo e perda de M.O.; poluição alimentar, da agua, do solo, do ar; surgimento de novas pragas e doenças; surgimento de resistências dos insetos e doenças aos agrotóxicos; mecanização inadequada; absorção desequilibrada de nutrientes; produção em grande escala, visando a exportação, com prejuizão ao consumo interno; contaminação de alimentos e trabalhadores rurais; utilização de insumos sintéticos; encarecimento violento do custo de procuçao; perda de autonomia do produtor rural; êxodo rural.

*1.2 Contaminação ambiental por resíduos químicos: 1 das justificativas + consistentes p/ a necessidade de se empregar modelos agrícolas baseados no uso de recursos naturais é a proteção da saúde do agricultor.

Alguns fungicidas, como o clorotalonil, podem provocar irritação nas mucosas intestinais.

O metamidofós, inseticida fosforado é capaz de produzir atrofia dos membros inferiores e ate paralisia temporária.

Em doses muito elevadas, os pesticidas clorados, como o endosulfan, podem afetar os sistemas neuromusculares central e periférico.

A arritmia cardíaca é 1 dos sintomas de doses elevadas de inseticidas fosforados, é o caso do clorpirifós.

*1.3 A consciência do consumidor: a consciência dos problemas advindos do uso dos agrotóxicos tem aumentado significativamente.

*1.4 A qualidade superior dos alimentos orgânicos: o q não se imaginava é q a maior preocupação da sociedade nos dias de hj fosse a qualidade dos alimentos in natura.

A essência dos alimentos esta na sua composição em proteínas, carboidratos, fibras, nutrientes e 2 aspectos importantes devem ser levados em consideração: 1- a meta é a produção de plantas saudáveis o q beneficia a qualidade e a quantidade dos nutrientes nelas contidos. 2- objetiva-se com o alimento orgânico a ausência de agentes químicos na sua composição, nocivos ao organismo.

2 importantes explicações necessitam ser feitas p/ se conhecer e definir adequadamente os alimentos orgânicos: * primeiro: não se pode confundir alimentos orgânicos com alimentos naturais. p/ se caracterizar 1 produto como orgânico significa durante td processo produtivo se empregou técnicas e métodos n agressivos ao meio ambiente. *segundo: alimentos orgânicos n se referem apenas alimentos sem agrotóxicos. Além de n conter esses agentes químicos, tb n se utiliza adubos químicos e diversos outros produtos q possam deixar resíduos nos alimentos ou degradar o solo, agua e outros componentes do meio ambiente.

100g de alimento orgânico in natura é + q 100g de alimento convencional.

Os alimentos orgânicos apresentam 1 composiçao muito + diversificada e rica em minerais, fitohormonios, aminoácidos e proteínas, proporcionando 1 nutriçao perfeita ao corpo humano. Apresentam maiores teores de carboidratos e matéria seca, significando q no consumo de 1 produto orgânico, o consumidor esta ingerindo 1 percentual a + de alimento real.

O q é certificação de produtos orgânicos: é o procedimento pelo qual 1 terceira parte, independente, assegura por escrito q 1 produto, processo ou serviço obedece a determinados requisitos, através da emissão de 1 certificado. Esse certificado representa 1 garantia d q o produto, processo ou serviço é diferenciado dos demais. No caso de produtos orgânicos, a certificação é 1 instrumento, geralmente apresentado sob a forma de 1 selo afixado ou impresso no rotulo ou na embalagem do produto, q garante q os produtos orgânicos rotulados foram produzidos de acordo com as normas e praticas da agricultura orgânica.

As agencias certificadoras precisam ser credenciadas por 1 orgao autorizado.

Porque certificar: surgiu da necessidade de os consumidores terem segurança quanto a qualidade dos produtos q adquirem, pelo filao de mercado q surgiu em vários países, impulsionado pelo crescimento da demanda por produtos cultivados com métodos da agricultura orgânica.

A diferenciação de produtos orgânicos ocorre com base em suas qualidades físicas, à forma como esses produtos foram produzidos. Estas características são embutidas nos produtos orgânicos n podem ser observadas com facilidade no momento da compra.

A certificação é, por tanto, 1 garantia d q produtos rotulados como orgânicos tenham de fato sido produzidos dentro dos padrões da agricultura orgânica. A emissão do selo ou do certificado ajuda a eliminar, ou pelo menos reduzir, a incerteza com relação a qualidade presente nos produtos, oferecendo aos consumidores informações objetivas, q são importantes no momento da compra.

Quem pode certificar: a certificação orgânica pode ser feita por agencias locais, internacionais ou por parcerias entre elas. Pode tb ser realizada por grupos de pequenos produtores, desde q existam mecanismos internos de controle q sigam os padrões da agricultura orgânica. Nesses casos é comum a comercialização da produção através de feiras de produtores e n há preocupação com exportação.

Precisa credenciar-se junto ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com