TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NO CRESCIMENTO E ACÚMULO DE MACRONUTRIENTES DA SOJA

Por:   •  17/8/2022  •  Artigo  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

INTERFERÊNCIA DE Euphorbia heterophylla NO CRESCIMENTO E ACÚMULO DE MACRONUTRIENTES DA SOJA1

O nível de perturbação depende da densidade de ervas daninhas que infestam a soja. O experimento foi conduzido em Jaboticabal, SP, Brasil, de outubro de 2008 a dezembro de 2008, com vasos colocados em campo aberto. Durante este período, foram avaliados apenas a altura e o número de trevos na soja, e o acúmulo de matéria seca e macronutrientes em ambas as espécies.

O crescimento em altura da soja oscilou em função da densidade de plantas de E. heterophylla. De acordo com a equação ajustada, houve um pico de altura quando 1,34 planta de E. heterophylla foi mantida em convivência com uma planta de soja. Além disso, pode-se inferir que a interferência das plantas daninhas afetou negativamente o crescimento em altura das plantas de soja à medida que a densidade de E. heterophylla foi aumentada em mais de duas plantas. Alterações na qualidade e intensidade da luz incidente afetam o desenvolvimento das plantas cultivadas (Ballare & Casal, 2000),, pois as plantas daninhas refletem luz em determinado comprimento de onda que estimula o crescimento da cultura em altura, como forma de captar o máximo da radiação disponível e sombrear as plantas daninhas. (Radosevich et al., 1997).

A redução no número de folíolos das plantas de soja que cresceram em convivência com E. heterophylla, verificada por Adelusi et al. (2006), além disso, observou-se rápido acúmulo de matéria seca de E. heterophylla nas densidades mais baixas, porém, à medida que se foi aumentando a densidade da planta daninha, houve tendência de estabilização do acúmulo de matéria seca da espécie, principalmente devido à interferência intraespecífica. E. heterophylla acumula mais matéria seca, ocorre redução no acúmulo por parte da soja.

heterophylla mostrou ser uma planta daninha com alta capacidade de competição por macronutrientes em relação à soja, devido às grandes reduções nos acúmulos desses nutrientes observadas neste experimento. verificaram que, na fase de florescimento da soja, o requerimento nutricional de ambas as espécies aumenta, atingindo a maior taxa de acúmulo diário de macronutrientes, evidenciando que E. heterophylla pode trazer muitos prejuízos à soja em termos de competição por macronutrientes. (Taiz & Zeiger, 2002).

Apesar de a soja mantida em convivência com uma ou duas plantas de E. heterophylla ter apresentado maior crescimento em altura, em relação às demais densidades e à soja livre da planta daninha, o número de trifólios e o acúmulo de matéria seca e macronutrientes foram reduzidos, como discutido anteriormente. O estresse causado pelas plantas daninhas acarreta alterações morfofisiológicas nas plantas de soja, com posterior reflexo na sua produção (Lamengo et al., 2005).. Conclui-se que a soja mantida em convivência com E. heterophylla tem o crescimento e o acúmulo de macronutrientes reduzidos em razão da interferência imposta pela planta daninha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com