TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUTRIÇÃO MINERAL DAS PLANTAS

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS ARARAS- CCA

RELATÓRIO EXPERIMENTO 10 – NUTRIÇÃO MINERAL DAS PLANTAS

ARARAS, 2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        QUESTÕES        

3.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

As plantas, consideradas organismos autotróficos, retiram dos fatores inorgânicos a fonte da sua alimentação. A capacidade que possuem de viver em ambientes inorgânicoslhes confere a habilidade de utilizaremdeterminados compostos para isso, através da absorção de CO2 atmosférico, água e nutrientes provindos do solo para a realização dos processos bioquímicos essenciais para a realização da fotossíntese (KERBAUY, 2004).

Determinados elementos são definidos como essenciais para o desenvolvimento vegetal. Essa definição baseia-se no critério de que, quando na ausência deste, o ciclo de vida da planta não pode ser completado ou quando o elemento desempenha um papel fisiológico definido. Os elementos hidrogênio, carbono e oxigênio, segundo alguns autores, não são enquadrados em nutrientes minerais por serem obtidos da água e do dióxido de carbono (TAIZ & ZEIGER, 2004).

A classificação dos elementos minerais essenciais é feita, geralmente, em macro e micronutrientes. Tal classificação baseia-se nos valores das concentrações relativas no tecido da planta, sendo o primeiro requerido em grandes quantidades e o segundo, por sua vez, ser requerido em baixas quantidades (RAVEN,2014).

Porém essa classificação é difícil de ser empregada, pois as concentrações podem mudar de uma planta a outra, sendo difícil sustentar tal critério através do ponto de vista fisiológico. Alguns autores optam pela classificação dos elementos através da função fisiológica e bioquímica que estes desempenham. Essa divisão é feita em quatro grupos, sendo o primeiro composto por elementos essenciais. O segundo grupo é integrado por elementos que realizam reações de armazenamento de energia ou manutenção da integridade estrutural. O terceiro grupo é formado por elementos que estão presentes nos tecidos na forma iônica e por último, encontram-se os elementos que participam de reações redox (TAIZ & ZEIGER, 2004).

A deficiência mineral pode vir a ocasionar alguns sintomas nos vegetais. Esses sintomas de deficiência estão relacionados com os papeis que o elemento desempenha no funcionamento da planta. Tais elementos podem afetar a normalidade da planta quando são reciclados das folhas mais velhas para as mais jovens. Como, por exemplo, os elementos N, P, K e Mg possuem como característica a fácil mobilização de uma folha a outra. Outros elementos diferem nesse quesito, sendo considerados relativamente imóveis na planta, como o Ca, B e o Fe. Deste modo, os sintomas de deficiência de um elemento considerado móvel evidenciam-se primeiramente nas folhas mais velhas, enquanto que a deficiência apresentada pelos elementos classificados como imóveis manifestam-se nas folhas mais jovens da planta (KERBAUY, 2004).

Diante da dificuldade de se estabelecer quaissão os elementos essenciais ao crescimento de uma planta, desenvolveu-se a técnica de cultura em soluções nutritivas, onde as raízes das plantas são colocadas em uma solução nutritiva de sais minerais com a sua composição controlada. Entretanto, essa técnica possui algumas desvantagens, como por exemplo, a necessidade de arejamento constante, outra desvantagem esta relacionada à necessidade de substituição ou suplementação da solução com certa frequência devido a absorção dos nutrientes que ocorre em velocidades diferentes ocasionando no esgotamento de alguns elementos e na alteração do pH da solução (COSTA, 2014).

  1. QUESTÕES

  1. Porque os sintomas de deficiência de nitrogênio aparecem primeiro nas folhas mais velhas das plantas?

Os sintomas de deficiência de nitrogênio aparecem primeiramente nas folhas mais velhas das plantas porque o nitrogênio é considerado um elemento mineral móvel que consegue se deslocar das folhas mais velhas para as mais jovens.

  1. Porque os sintomas de deficiência de cálcio aparecem primeiro nas zonas meristemáticas?

Os sintomas de deficiência de cálcio aparecem primeiramente nas zonas meristemáticas porque o cálcio é um elemento mineral considerado imóvel nas plantas. Os elementos considerados imóveis evidenciam-se os seus sintomas em folhas jovens.

  1. Quais são as principais vantagens e desvantagens do estudo de plantas em solução nutritiva?  

As vantagens de se utilizar soluções nutritivas são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com