TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LAUDO TÉCNICO

Por:   •  7/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS ERECHIM

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

LAUDO TÉCNICO

ERECHIM

2016


INTRODUÇÃO

Desde muito tempo, o solo, as rochas e as condições hídricas, não eram de total importância para o homem. No entanto, com o passar dos anos, com cada vez mais tecnologia estudos e pesquisas, foi possível encontrar soluções para diversos tipos de adversidades.

O uso ponderado, economicamente viável e ambientalmente sustentável dos solos, exige um conhecimento precedente em relação as suas principais propriedades, limitações e utilidade de aplicação.

Possuindo como objetivo analisar a geologia, geomorfologia e recursos hídricos da cidade de Porto Xavier, para a elaboração de um laudo técnico, encontrou se por meio de pesquisas e analises, deformações no solo e a possível construção de uma ponte internacional. Para a analise ser feita, foi feito o uso de artigos e mapas da Fepam, Embrapa e CPRM, por exemplo, o que tornou a pesquisa mais rica em dados.

        

OBJETIVO

O estudo tem como objetivo principal fazer a analise de rochas, solos e condições hídricas, da cidade de Porto Xavier.

DESENVOLVIMENTO

Descrições

Porto Xavier localiza-se na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com a República Argentina. E fica cerca de 450 Km de Porto alegre.

O município que conta com as águas do rio Uruguai e que tem fronteira fluvial com a Argentina, sendo que o transporte de cargas e pessoas é feito através do Porto Internacional de Porto Xavier.

Geológico (solos do local)

Na região das Missões aonde se localiza a cidade de Porto Xavier, a maior predominância de solo é argiloso (latossolo). Este é um dos principais tipos de solos do Brasil. São ricos em ferro e alumínio e intensamente lixiviados.

Os  latossolos são passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens e reflorestamento. Normalmente, estão situados em relevo plano a suave-ondulado, com declividade que raramente ultrapassa 7%, o que facilita a mecanização (EMBRAPA).

Na cidade de Porto Xavier, a agricultura ainda é pequena, com apenas cultivo de grãos, como milho e soja, e algumas plantações de cana de açúcar. Um dos problemas enfrentados pela região são, a baixa fertilidade do solo, posto que trata se de litossolo.

Apesar de problemas como este, com técnicas, aplicações e estudos realizados no local, pode se reabilitar o solo. Sendo assim, melhor aproveitamento para a agricultura.

[pic 1]

[pic 2]

Fonte:http://www.cprm.gov.br/publique/media/geologia_basica/cartografia_regional/mapa_rio_grande_sul.pdf

         A formação geológica da cidade de Porto Xavier, segundo a representação do mapa indica a derrames basálticos granulares finos, melanocráticos, contendo horizontes vesiculares espessos preenchidos por quartzo (ametista), zeolitas, carbonatos, seladonita, Cu nativo e barita.

Geotécnica ( rochas do local)

O município de Porto Xavier, conta com a presença de solos basálticos menos desenvolvidos, o que contribui para a redução de fertilidade no local. O que é um problema para a região, posto que a lavoura precisa de diversos nutrientes.

As rochas basálticas são de formação eruptiva, consolidada a partir de do magma no exterior da crosta terrestre. Posteriormente, quando é transformada em solo, a rocha basáltica, bem como torna-se rica em nutrientes e muito fértil. Garantindo melhor aproveitamento deste solo para o plantio e cultivo de inúmeros insumos.

Uma das varias maneiras de se utilizar a rocha basáltica para o manejo com o solo, seria o pó de basalto. Este pó consiste na rocha basáltica ou vulcânica moída. Com a aplicação do pó de rocha, tem se variadas vantagens, como por exemplo a correção de diferentes deficiências do solo, lenta liberação de nutrientes e baixo risco de lixiviação, entre outras.

Recursos Hídricos

A cidade de Porto Xavier é provida por três grandes rios: Ijuí, Camaquã e Uruguai. Os mesmo são de extrema importância para a região, tanto para a agricultura quanto para a exportação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (465.6 Kb)   docx (743.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com